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Noites Sombrias #118 | CRÍTICA – O Exorcista do Papa (2023, Julius Avery)

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O Exorcista do Papa

Um filme de exorcismo sempre é um frio a mais na espinha quando sua história utiliza o elemento do imaginário que dialoga diretamente com a crença humana no oculto. E muitos filmes lançados este ano tocaram neste tema e, dentre eles a película O Exorcista do Papa que chegou recentemente ao catálogo do streaming HBO Max.

Sua estreia no cinema ocorreu em 6 de abril e no dia 4 de agosto foi disponibilizado no catálogo de streaming da Warner. O filme é produzido pela Screen Gems, sua direção é realizada por Julius Avery conhecido por filmes como Samaritano (2022) e Operação Overlord, roteirizado por Evan Spiliotopoulos e Michael Petroni com um elenco encabeçado por Russel Crowe famoso por diversas produções como Gladiador (2000), O Homem de Aço (2013) e Dois Caras Legais.

O filme é baseado nos arquivos e livros escritos pelo padre exorcista do Vaticano Gabriele Amorth realizando o trabalho entre 1986 e 2016 quando faleceu até os 91 anos de idade. Durante seu trabalho no sacerdócio realizou mais de 100.000 exorcismo e foi autor dos livros Memórias de um Exorcista e The Devil is Afraid of Me além de ter sido o presidente e fundador da Associação Internacional de Exorcistas no início da década de 90.

A produção foi recebida sobre controvérsia pela reação da associação internacional dos exorcistas, assim como outros membros da igreja católica que discutiram o quanto dos relatos do padre Amorth foram utilizados e o quanto a produção abraçou a ficção para adaptar os acontecimentos ao cinema.

SINOPSE

Inspirado nos arquivos reais do padre Gabriele Amorth, Chefe Exorcista do Vaticano. O padre realizou mais de 100.000 exorcismos em sua vida e faleceu em 2016 aos 91 anos.

Amorth escreveu duas memórias – An Exorcist Tells His Story e An Exorcist: More Stories – e detalhou suas experiências lutando contra Satanás e demônios que agarraram e possuíram as pessoas com seu mal. O filme, sendo o retrato do personagem da vida real, acompanha Amorth (Russell Crowe) enquanto ele investiga a terrível possessão de um menino e acaba descobrindo uma conspiração secular que o Vaticano tentou desesperadamente proteger e manter no esquecimento.

ANÁLISE

O filme é inspirado em um dos casos do padre Amorth na década de 80, iniciando a história com o exorcista em ação em uma cena muito interessante e chama atenção como busca ser direto para abordar uma das questões centrais de seu roteiro que relaciona-se diretamente para a crença da existência ou não do sobrenatural.

Neste aspecto o roteiro é interessante e tem excelentes diálogos em torno deste tema que, mesmo na nossa realidade, é uma discussão que ocorre e existe uma diversidade enorme de opiniões.

Infelizmente quando o roteiro começa a trilhar um caminho mais abstrato é aonde se iniciam os problemas, pois abre-se para outras narrativas que tentam conectar-se a questão central mas no fim o exorcismo e a família em perigo se torna uma questão minoritária diante dos seus desdobramentos.

Além deste aspecto que pode ser considerada uma escolha inadequada a utilização de alívios cômicos em momentos que poderia aprofundar-se no tom de tensão e o mistério ao qual estava se propondo.

As atuações em geral são boas e Russel Crowe naturalmente se destaca, assim como Peter Feighoney como Henry, o garoto possuído em questão. A química entre o protagonista e o padre Esquibel (Daniel Zovatto) é interessante mesmo que os momentos de descontração são inoportunos.

O desfecho é anti-climático mesmo com uma cena muito bem dirigida e com efeitos interessantes, algo que geralmente não é tão comum em um filme do tema exorcismo cuja as escolhas sempre são em torno de efeitos mais práticos. Apesar de encerrar a questão central do filme deixa-se um espaço em aberto para uma provável sequência ou contar outras histórias.

VEREDITO

Apesar de ser interessante como um filme de terror o Exorcista do Papa flerta com a tentativa de ser uma adaptação biográfica, mas abraça completamente a ficção. Assim não alcançando a proposta do filme de ser uma narrativa com tensão e bons sustos como geralmente ocorre em uma produção do gênero.

3,5 / 5,0

Confira o trailer:

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