Início FILMES Crítica TBT #208 | O Grinch (2000, Ron Howard)

TBT #208 | O Grinch (2000, Ron Howard)

0
TBT #208 | O Grinch (2000, Ron Howard)

O TBT desta semana entra no clima de Natal e relembra um dos melhores filmes para assistir nesta época do ano. O Grinch lançado em 2000 com direção de Ron Howard e roteiro de Jeffrey Price é uma adaptação do livro infantil de Dr. Seuss, lançado em 1957.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Os 12 melhores filmes para assistir no Natal, segundo a equipe Feededigno

No elenco estão nomes como Jim Carrey, Taylor Momsen, Jeffrey Tambor e Christine Baranski

SINOPSE

Um Grinch (Jim Carrey) que odeia o Natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas e, furtivamente, roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal.

ANÁLISE

Chega dezembro e os filmes natalinos pipocam aos montes nos streamings e salas de cinema, contudo, é sempre bom revisar aqueles que marcaram nossa infância nesta data tão especial. E um desses filmes é O Grinch, o longa que foi lançado mais de 20 anos atrás e ainda encanta por sua narrativa divertida, direção de arte esplêndida e principalmente, pelo espírito natalino. 

Ainda que na história falte ao personagem principal qualquer apreço pelo Natal é interessante embarcar nessa jornada e perceber como o Grinch vai sendo contagiado pela celebração. Vale lembrar que o longa é uma adaptação de um livro infantil pequeno e que ainda é feito em rimas, mas é fato que toda a essência que Dr. Seuss criou em sua obra foi transportada para a tela. 

Isso também se deve pela ótima direção de Ron Howard que conseguiu emular muito bem os personagens de Quemlândia, um universo extremamente diferente e adorável. Além disso, o trabalho de produção feito na vila ficcional da vida a narrativa do filme; o mesmo acontece com a caverna do Grinch que ganha aspectos próprios de contrapartida às luzes e enfeites natalinos das casas de Quem.   

Mas, o filme inteiro gira em torno da figura de Grinch. Interpretado maravilhosamente por Jim Carrey que não poupa caras, bocas e gestos exagerados para tornar o personagem o mais caricato possível e assim, também o mais único. Grinch odeia o Natal por justamente ter sido negado a ele todas as belezas da data e nem a inocente menina Cindy Lou Who (Taylor Momsen) parece ser capaz de tocar seu coração infeliz. 

Além disso, a vila inteira também não se lembrava mais do verdadeiro significado do Natal e estavam sendo supérfluos com a data. Por isso, ao roubar todos os presentes dos Quem, tanto a comunidade, como o próprio Grinch perceberem qual é o verdadeiro significado do Natal: a união e harmonia. 

É uma mensagem muito válida quando refletimos sobre o ano que se passou, o Natal é um momento mágico que traz renovação e novas possibilidades. O Grinch trata muito bem dessas questões, sem deixar de lado os momentos cômicos e divertidos do longa.

VEREDITO

O Grinch é um filme ideal para se apreciar na época de Natal, com um texto simples, mas bastante cativante para crianças e adultos. É importante ressaltar que o filme recebeu o Oscar de Melhor Maquiagem pelo trabalho impecável feito em Jim Carrey para se transformar no ser peludo e verde.

E mais uma coisa, a dublagem brasileira com Guilherme Briggs fazendo o personagem principal é simplesmente sensacional, vale a pena dar uma chance!

5,0 / 5,0

Assista ao trailer legendado:

Conheças outras produções dirigidas por Ron Howard:

CRÍTICA – Era Uma Vez Um Sonho (2020, Ron Howard)

TBT #134 | A Mosca (1986, David Cronenberg)

TBT #173 | Willow: Na Terra da Magia (1988, Ron Howard)

CRÍTICA – Treze Vidas: O Resgate (2022, Ron Howard)

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile