Início FILMES Crítica TBT #213 | O Ilusionista (2006, Neil Burger)

TBT #213 | O Ilusionista (2006, Neil Burger)

0
TBT #213 | O Ilusionista (2006, Neil Burger)

O Ilusionista tem para esse que vos escreve um lugar cativo entre os melhores filmes sobre “magia” e enganação. O longa estrelado por Edward Norton, Jessica Biel, Rufus Sewell e Paul Giamatti nos leva por uma história poderosa, sobre amor, vingança e poder.

Lançado no mesmo ano de O Grande Truque, os dois filmes disputaram naquele ano as indicações de Melhor Fotografia no Oscar, e inda que contassem com apenas um fio condutor em comum, ambos se mostram como únicos em suas propostas.

SINOPSE

Um mágico chamado Eisenheim (Edward Norton) compete com o Príncipe Leopoldo (Rufus Sewell), herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, pelo amor da nobre Sophie (Jessica Biel), a jovem que Eisenheim amou na juventude. Ele utiliza seus grandes poderes para pressionar o príncipe, já que Sophie está prestes a se tornar a noiva real. No entanto, um inspetor de polícia chamado Walter Uhl (Paul Giamatti) tenta avisar Eisenheim que ele está entrando em um jogo muito perigoso.

ANÁLISE

O longa é baseado no conto Eisenheim, the Ilusionist de Steven Milhauser e conta a história do mágico Eisenheim. A trama tem início com uma cena chocante, de um dos atos do prestidigitador, que surge no longa, a princípio como – muitos acreditam ser – um mero cativador de multidões. Mas tudo muda quando em uma das noites de apresentação, o príncipe do trono Austro-Húngaro vai até uma de suas apresentações com Sophie a seu lado, quando Eisenheim a reconhece com seu amor de infância, o rumo de sua história em Viena muda.

Após uma rápida introdução ao passado dos personagens, entendemos as motivações do plebeu Eisenheim – filho de um marceneiro -, de retornar triunfante, como um homem livre à cidade que no passado o fez sentir menor do que ele realmente era. Por outro lado, seu amor de infância, Sophie – estinada à monarquia e a realeza – repleta de riquezas parecia ser refém de sua própria vida.

Além de uma brilhante ambientação, testemunhamos como a história do longa se desenrola de maneira tão encantadora, levando nossos personagens à uma trama repleta de intrigas, planos e tentativas de revelar as verdadeiras faces da monarquia.

VEREDITO

O Ilusionista nos apresenta os mais belos aspectos humanos, mas também os mais terríveis. Enquanto vemos uma história concisa, as habilidades de Eisenheim encantam seus espectadores nos palcos Austríacos e a todos nós. O trabalho de Jessical Biel, Edward Norton e do sempre odiável Rufus Sewell em todos seus papéis mostram o quão talentoso e brilhante eles são.

5,0 / 5,0

Confira o trailer do filme:

O Ilusionista está disponível na Netflix.

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile