Início FILMES Crítica TBT #232 – A Promessa (2001, Sean Penn)

TBT #232 – A Promessa (2001, Sean Penn)

0
A Promessa

A Promessa conta a história do policial Jerry Black, que após se aposentar sem resolver um dos casos mais importantes de sua carreira, deixa o mesmo entremear sua vida a partir dalí, mudando-a para sempre.

Estrelado por Jack Nicholson, Robin Wright, Benicio del Toro, Helen Mirren e grande elenco, somos lançados por uma trama em que um culpado parece ter sido descoberto, mas não é o que Jerry acredita.

SINOPSE

No dia de sua aposentadoria, o detetive Jerry Black aceita um presente: um bilhete de avião para o México. No entanto, o corpo de uma menina de oito anos de idade é descoberto nas montanhas e Jerry se oferece para participar da investigação. Um jovem policial ambicioso arranca uma confissão de um suspeito e tudo parece resolvido, mas não para Jerry.

ANÁLISE

Ainda que devesse seguir o que é um dos momentos mais tranquilos da vida de um policial que é sua aposentadoria, o longa dirigido por Sean Penn lança o personagem de Jack Nicholson por uma espiral. E quando tudo parece estar bem, o caso mais importante de sua carreira parece ressurgir, lançando-o novamente em sua fixação.

Mesmo durante sua aposentadoria, Jerry viaja pelos Estados Unidos investigando os indícios que parecem apontar que seu último caso, na verdade é o trabalho de um serial killer.

Guiados por uma linha narrativa muito tênue, demoramos a entender o que é real e o que não é. E esse é o palco em que Jack Nicholson brilha. Ao dar indícios de que aquilo tudo pode continuar acontecendo e novas vítimas podem vir a surgir, sua fixação aumenta, assim como sua revolta.

Não sendo um longa tão palatável, A Promessa se mostra denso em suas mais diversas camadas, e seus incríveis personagens. Seja pela rápida aparição de Benicio del Toro, ou pela potente atuação de Robin Wright, o longa só ganha mais camadas, causando um imediatismo a essa trama.

VEREDITO

A Promessa é complicado, triste, denso, mas funciona por vezes como um respiro. O longa é só mais um incrível filme da brilhante carreira de Jack Nicholson. Sendo assim, a beleza daquele mundo está no cotidiano, nas relações que nascem mesmo diante das maiores adversidades.

4,5 / 5,0

Confira o trailer do filme:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile