Início FILMES Crítica TBT #240 | Varg Veum: Flores Amargas (2007, Ulrik Imtiaz Rolfsen)

TBT #240 | Varg Veum: Flores Amargas (2007, Ulrik Imtiaz Rolfsen)

0
Flores Amargas

O cinema norueguês não é falado com tanta frequência na cultura pop, mas possui uma diversidade de títulos muito boa, com sua própria característica e identidade e no gênero thriller policial uma série de filmes iniciada durante a primeira década dos anos 2000. A série de filmes Varg Veum é baseada nos livros de Gunnar Staalesen iniciando a primeira história em 1977, com Bukken til havresekken e o mais recente Utenfor er hundene de 2018. Totalizando 22 volumes ao longo de quatro décadas de lançamento. Flores Amargas é o primeiro da primeira série de filmes lançados.

Em relação aos demais filmes, 12 foram lançados, entre 2007 e 2012 adaptando boa parte dos livros sendo o primeiro Varg Veum: Bitre blomster (Flores Amargas) lançado em setembro de 2007.

ANÁLISE

O filme é uma adaptação do livro homônimo lançado em 1991 sendo dirigido por Ulrik Imtiaz Rolfsen, conhecido em seu circuito nacional de cinema tanto por seu trabalho com filmes quanto documentários e seu ultimo trabalho foi a série In The Dark de 2017. O roteiro foi realizado por Thomas Modelstad e Gunnar Staalesen além do responsável pela trilha sonora foi Jan Ing “Ginge” Berentsen.

Sendo estrelado por Trond Espen Seim como o detetive Varg Veum o elenco é composto por Kathrine Fagerland, Bjørn Floberg e Endre Hellestveit e seu lançamento ocorreu em 28 de setembro e, de forma geral, recebeu críticas mistas sendo considerado em média um bom filme e uma bilheteria de 4.8 milhões.

A história envolve o mistério do desaparecimento da filha de uma famosa pessoa influente na política que, discretamente, contrata o investigador Varg Veum para encontra-la. Entretanto a medida que segue as pistas encontra uma empresa internacional que tem a sua própria rede de corrupção, negócios e assassinato.

O estilo de detetive que Veum é na história segue os clichês de muitos outros que conhecemos na cultura pop, sendo um protagonista que segue os aspectos morais e de personalidade muito comuns de um detetive particular tratando-se deste tipo de narrativa. Entretanto não significa que deixa de ter qualidade e consegue despertar a curiosidade do espectador que vai conseguir prender-se a este mistério que tem uma duração relativamente curta, levando em consideração como filmes atualmente tem um padrão de tempo.

Ainda a respeito do brilhante investigador, o que torna-o tão cativante é a atuação de Espen como Veum dando a sua perspectiva em relação a sua parte literária. Sendo isso devido a sua qualidade como ator e como compreende a funcionalidade de seu personagem dentro do desdobramento dos acontecimentos, como um personagem que cruza alguns limites para solucionar o caso e trazer a luz o que realmente esta por trás dos eventos que levam ao seu chamado.

A história tem suas reviravoltas até podendo ser consideradas previsíveis e segue em diversos aspectos o material original. Mas o que torna este filme tão interessante é a qualidade como consegue contar uma boa história, com momentos de ação muito bons, diálogos bem elaborados para dar uma profundidade ao mistério proposto em sua narrativa.

VEREDITO

A direção é muito boa e utiliza a cidade de Bergen como excelente plano de fundo para a ambientação. Assim contribuindo também para uma excelente fotografia, além de destes elementos muito bem aliados a uma trilha sonora que sabe transmitir o tom que a cena pede.

A conclusão do filme de certa forma surpreende pois cria-se uma expectativa para que determinado fato aconteça, mas não é o tipo de final que torna-se decepcionante depois de acompanhar toda a jornada narrativa do filme, algo que acredito tenha sido uma das razões que justificam a adaptação ter tornado-se uma franquia e alcançado tantas sequências.

O que vale a busca, pois é um filme difícil de se encontrar, para assistir Varg Veum é uma combinação de motivos que vai além de apenas mais uma opção de filme para o gênero de thriller e mistério. Mas uma perspectiva diferente de um estilo cinematográfico, atuações consistentes e uma direção que mostra não só a história mas a ambientação, com um fotografia excelente e uma trilha sonora interessante.

4,0 / 5,0

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile