Início QUADRINHOS Crítica CRÍTICA – Sandland (2022, Panini Comics) 

CRÍTICA – Sandland (2022, Panini Comics) 

0
CRÍTICA - Sandland (2022, Panini Comics) 

Sandland é criado pelo mangaká Akira Toriyama e publicado originalmente em 2000 pela Shueisha. A obra já havia sido publicada no Brasil pela editora Conrad, mas veio a ser republicada em 2022 pela editora Panini Comics. O mangá é um one-shot e conta com 217 páginas.

SINOPSE

Vamos em busca da Fonte Fantasma! Num mundo desértico onde tanto humanos quanto demônios sofrem com a falta d’água, O Príncipe dos Demônios, Beelzebub e o ex-militar Shiba, formam uma aliança poderosa e partem em uma aventura em busca de água. O que espera por eles na vastidão do deserto escaldante?

ANÁLISE

Sandland é um mangá do mestre Akira Toriyama, que ele realizou por 6 anos logo após o fim de Dragon Ball. Na obra acompanhamos a jornada de Beelzebub em busca de trazer água para o mundo Sandland.

A aventura é muito empolgante e engraçada, e o enredo que conduz a história é bem simples: digamos que seja o mesmo enredo do filme Mad Max: Estrada da Fúria (2015), mas que traz o estilo artístico único e divertido do Toriyama da Era de Ouro de Dragon Ball.

Os personagens são carismáticos e repletos de humor, que te tiram gargalhadas genuínas diante de situações tão absurdas que se encontram. É inegável que Akira Toriyama sempre foi brilhante em contar histórias que equilibram muito bem ação e comédia. Algo que é muito difícil de ser realizado, não é à toa que o mesmo é chamado de mestre.

Outro ponto de destaque é o humor negro que o célebre mangaká tem com o personagem principal, Beelzebub, que é um demônio que tem o coração puro. Em algumas situações o próprio protagonista fica rejeitando esse lado bom que há dentro dele. Essa característica do personagem ser puro é idêntica ao Goku no início de sua jornada.

Além de ser um mangá de aventura, Sandland faz uma crítica contundente à escassez de água que infelizmente existe em diversos pontos do mundo; juntamente aos governos totalitários e capitalistas diante da falta de água. O mundo de Sandland é terrível diante das situações que os humanos vivem; e ainda sendo salvos ironicamente por um demônio. O que
acaba mostrando que os demônios deste mundo são os humanos que o habitam.

Outro destaque vai para o desenho dos veículos e máquinas: são fantásticos! repleto de detalhes que dão um charme único e que apenas o Akira Toriyama sabe realizar. Toda arte do mangá é sensacional e o incrível mangá expõe todo o potencial de Toriyama; que vai além de Dragon Ball e que conduz uma agradável aventura no mundo desértico.

VEREDITO

Sandland é uma roadtrip divertidíssima que traz Akira Toriyama a suas origens como mangaká, mas que não perde a essência dos mundos fantásticos criados por ele. Vale destacar que a obra tem um filme com previsão de estreia no dia 18 de agosto no Japão, e um jogo produzido pela Bandai, mas ainda sem uma data de lançamento.

5,0 / 5,0

Editora: Panini Comics

Autor: Akira Toriyama

Páginas: 217

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile