Início FILMES Crítica TBT #258 | O Ultimato Bourne (2007, Paul Greengrass)

TBT #258 | O Ultimato Bourne (2007, Paul Greengrass)

0
Ultimato

Enquanto as memórias de Marie insistem em retornar à mente do nosso ainda desmemoriado protagonista, somos encaminhados para a continuação de sua história. Graças às antigas memórias que parecem insistir em chegar a superfície da mente do incansável Jason Bourne, ele dará um Ultimato naqueles que insistem em caçá-lo. O terceiro filme da franquia original lança luz sobre mais da história de Bourne, enquanto o envereda por uma história de vingança em que novos detalhes parecem surgir, aprofundando os espectadores ainda mais em suas histórias.

Lançado em 2007 e estrelado pelo incrível Matt Damon, Ultimato Bourne foi um dos muitos filmes que acabaram por moldar outras franquias de ação como as conhecemos hoje.

SINOPSE

Jason Bourne é uma arma humana criada e perseguida pela CIA. Após sua última aparição, ele decidiu sumir definitivamente e esquecer sua antiga vida de matador. Entretanto, uma matéria em um jornal de Londres especulando sua existência, faz com que ele se torne um alvo outra vez. O projeto Treadstone, que deu origem a Bourne, já não existe mais, porém serviu de base para um novo projeto: o Blackbriar, desenvolvido pelo Departamento de Defesa. O Blackbriar desenvolve uma nova geração de matadores treinados, o governo acredita que Bourne é uma ameaça e deve ser eliminado imediatamente. Ao mesmo tempo, Bourne vê neles a oportunidade de descobrir quem realmente é e o que fizeram com ele enquanto o Treadstone esteja ativo. Agora, Bourne conta com a ajuda de Nicky Parsons e Pamela Landy para isso.

ANÁLISE

Um traço marcante da franquia Bourne sempre foram suas perseguições incessantes e caminhos narrativos que culminam em: Bourne confrontar aqueles que o caçam. Por meio de uma narrativa muito bem conduzida, somos levados à períodos ainda mais antigos aos que somos ambientados em Identidade e Supremacia por meio das memórias de Jason Bourne.

O tom sóbrio e brutal do longa, nos envereda pela história de um homem que é caçado como um animal por diversos países apenas para esconder os segredos perversos de uma nação oculta, que insiste em tentar ocultá-los a todo custo.

Ao longo dos 111 minutos de Ultimato Bourne, somos levados por um mundo terrível, em que a brutalidade parece tomar todos aqueles que agora, parecem tentar levar uma vida normal, mesmo quando atravessados pelo horror baseado nas ações de agências “secretas” ou de “inteligência” por todo mundo.

Servindo como uma grande crítica a como o ocidente vê o Oriente, como mero playground, a série de filmes mostra de maneira romantizada até onde um governo é capaz de ir quando seus líderes são inescrupulosos, ou são capazes de qualquer coisa para atingir seus objetivos.

VEREDITO

Nesta trilogia, Matt Damon mostra que além de um ótimo ator, é um brilhante ator de ação, que tornou a brutalidade de Jason Bourne conhecida e temida por muito de seus inimigos – e até mesmo por aqueles que o criaram. O terceiro filme tem como papel mostrar que Bourne é o alicerce de muitos produtos da cultura pop que viriam a ser criados no futuro, desde O Legado Bourne, até Jason Bourne e Threadstone.

A franquia Bourne é rica de detalhes, histórias e pode ser assistida no Prime Video. A franquia é um deleite para os fãs de ação.

5,0 / 5,0

Confira o trailer do filme:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile