Início FILMES Crítica TBT #266 | ‘Protegendo o Inimigo’ mostra o que o gênero de...

TBT #266 | ‘Protegendo o Inimigo’ mostra o que o gênero de espionagem tem de melhor

0
Protegendo o Inimigo

Protegendo o Inimigo é um longa de 2012, estrelado por Ryan Reynolds e Denzel Washington. No filme, somos lançados na história de Tobin Frost, um ex-agente da CIA que é procurado como um traidor. Que após chegar na Cidade do Cabo, onde tenta negociar segredos de estado, ele passa a ser caçado pelas ruas.

Como um curioso e peculiar suspense de espionagem, somos lançados na história de gato e rato, deste mundo em que tudo parece colocar a vida de Frost e seu protetor, Matt (Ryan Reynolds) em constante perigo.

Diferente de filmes como O Protetor, Chamas da Vingança, gosto de Denzel nos papéis que parecem desafiá-lo, tornando-o quase sempre irreconhecíveis, como neste. Seja em Um Limite Entre Nós, Dia de Treinamento e outros, vemos a profundidade e algumas das maiores qualidades de Washington.

SINOPSE

Tobin Frost é um ex-agente da CIA procurado pela Agência por traição. Ele é perseguido por mercenários ao negociar um dispositivo eletrônico na Cidade do Cabo e sua única alternativa é pedir proteção ao agente Weston.

ANÁLISE

Quando recebe um ‘inquilino’ no esconderijo da CIA ao qual é designado – até então deserto desde o início de sua missão -, a vida de Matt Weston muda para sempre. A chegada de Tobin Frost traz consigo ondas de destruição que colocam a vida dos dois em constante perigo. Reforçando desde o início que Frost é capaz de toda e qualquer coisa para fugir, nem mesmo seu protetor está seguro.

Em uma história de investigação, de gato e rato, a trama nos envereda por um mundo repleto de personagens de índole duvidosa. Mesmo protegendo Frost a todo o tempo, Matt corre o risco de ser traído na primeira oportunidade.

Ao longo de sequências de ação absurdas, bem construídas e desenvolvidas, vemos referências a algumas das mais bem sucedidas franquias de ação como a franquia Bourne, 007 e muitas outras. Enquanto buscamos entender as minúcias das relações presentes nesta história, vemos o quão a vontade Denzel parece se sentir neste papel.

Não apenas por ser um daqueles personagens que exibe diversas facetas, mas pelo simples fato do ator adorar viver vilões, como revelou em entrevista na época do lançamento do filme. Na época, Reynolds se mostrou como um dos mais promissores atores de ação. Que no futuro, seria reescalado como o Mercenário desbocado, Deadpool.

Ver que mesmo possuindo uma veia cômica aflorada, Reynolds é capaz de mostrar profundidade na atuação, agora, no papel de um espião que é ativado e precisa cumprir a missão à qual foi designado.

VEREDITO

As atuações de Washington e Reynolds dão um tom profundo que a trama exige, causando aos espectadores por vezes um estranhamento. Com um design de produção cuidadoso, esta história apresenta à quem assiste, diversos níveis de profundidade. Seja nas atuações, ou em como estes personagens encararão o mundo, vemos que as dificuldades que tentam pará-los talvez sejam mais familiares a eles do que qualquer outra coisa.

5,0 / 5,0

Protegendo o Inimigo está disponível no Prime Video. Confira o trailer do filme:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile