Em Escola de Rock (The School of Rock, título original) temos Dewey Finn (Jack Black) que foi expulso da sua banda de rock – e muito provavelmente de uma longa lista de grupos de rock -, e ele também está prestes a ser expulso de seu apartamento que divide com seu melhor amigo Ned Schneebly (Mike White). Na tentativa de ganhar dinheiro, ele aceita um emprego de professor substituto – destinado ao seu colega de apartamento – e o que começa como uma desculpa para negligência se transforma em uma vida emocionante.
Resumidamente, Escola de Rock foi o filme perfeito para Jack Black que vinha de O Amor é Cego e A Era do Gelo (ambos de 2002), e o resultado é um sucesso de mais de uma década que em 2015, teve um musical encenado na Broadway e em 2016, uma série de TV no canal Nickelodeon.
O roteirista Mike White (que também interpreta o colega de quarto de Black) escreveu o filme especificamente para Jack Black. Para quem acompanha o ator, sabe que Black adora música e Dewey Finn, pode ser uma versão diluída da personalidade divertida e anárquica do ator, que somada com as piadas sarcásticas e multiplicado por uma paixão óbvia pelo assunto e elevada as potências de uma trilha sonora estelar: Escola de Rock é inegavelmente um excelente filme para assistir com suas crianças e dizer: “Um show de rock pode mudar o mundo“.
Podemos dizer que os roteiristas Richard Linklater e Mike White são espertos o suficiente para saber que Escola de Rock é um cruzamento entre, digamos, Sociedade dos Poetas Mortos e Mudança de Hábito (estrelados por Robin Williams e Whoopi Goldberg, respectivamente), e eles abraçam essa fórmula.
Mas como em toda boa banda o que vale é o coletivo; e o filme não teria importância se as crianças também não estivessem bem. Felizmente, eles se formam com honras. Não são apenas genuinamente bons músicos, mas, como atores, eles mostram capazes e não são ofuscados pela atuação de Black. Tanto que Miranda Cosgrove, que dá vida a personagem Summer, é conhecida por sua série de TV iCarly.
Escola de Rock é tão satisfatório quanto um acorde de poder esmagador de uma guitarra elétrica. O filme conta com uma trilha sonora emocionante, algumas crianças incrivelmente talentosas e performances cômicas perfeitas. Uma ótima pedida para um TBT e está disponível na Netflix.
Confira o trailer oficial:
Em 2014 rolou um encontro do elenco para comemorar os 10 anos da produção, confira:
E você, já curtiu Escola de Rock? Deixe sua avaliação, seus comentários e lembre-se de conferir todas as nossas indicações do TBT do Feededigno.