Início GAMES Crítica CRÍTICA – EA Sports FC 24 (2023, Eletronic Arts)

CRÍTICA – EA Sports FC 24 (2023, Eletronic Arts)

0
EA Sports FC 24

A franquia FIFA sempre divide opiniões desde sua ascensão ao sucesso nos corações dos fãs de um bom jogo de futebol e, neste ano, chegou mais uma edição do jogo de esporte desenvolvido pela Eletronic Arts buscando realizar um novo capitulo em sua história. Lançado oficialmente em 29 de setembro de 2023 EA Sports FC 24 chegou para Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S/ X, Xbox One e Microsoft Windows, tendo um acesso antecipado liberado no dia 22 para quem adquiriu a edição ultimate do jogo.

Apesar de estar sendo lançado para as plataformas de antiga geração, muitas novidades do titulo foram deixadas exclusivas para o Next Gen, como a Hypermotion V com a promessa de grandes mudanças para esta nova era da franquia.

Diferente de outros anos a capa oficial do novo título da Eletronic Arts trouxe um conjunto de grandes estrelas do futebol do passado como Zidane, Pirlo, Beckham, Riquelme, Alex Scott, Mia Hamm, Pelé e Ronaldinho Gaúcho e estrelas do presente representadas por Marta, Vinicius Junior, Son Heung-Min, Alexia Putellas e Halland.

As ligas disponíveis no novo título da EA são da Europa, sendo da Inglaterra (Premiere League, EFL Championship, EFL League One, EFL League Two), Alemanha (Bundesliga, Bundesliga 2, Bundesliga 3), Espanha (La Liga EA Sports, La Liga Hipermotion), Italia ( Serie A Tim, Serie BKT), França ( Ligue 1 Uber Eats, Ligue 2), Portugal ( Liga Portugal Betclic), Belgica (Juliper Pro League), Escócia (Cinch Premiership), Irlanda (SSE Airtricity League), Suiça (Credit Suisse Super League), Suécia (Allsvenskan), Turquia (Süper Lig), Polônia (PKO Ekstraklasa), Dinamarca (3F Superliga), Áustria (Admiral Bundesliga), Noruega (Eliteserien), Romenia (Superliga) com os torneios Champions League, Europa League e Conference League.

O continente asiático é representado pela Arábia Saudita (Roshn Saudi League), Coréia do Sul (K League 1), China (Chinese Super League), Índia (Indian Super League) com a oceania representada pela Australia ( A-League). A América do Sul é representada pela Liga Professional da Argentina com os torneios Copa Conmebol Libertadores e Sul- Americana e a do Norte pela Major League Soccer.

A novidade são a aquisição das ligas femininas sendo algumas já inclusas durante o Fifa 23 Women’s Super League (Inglaterra), Liga F (Espanha), D1 Arkema (França), Google Pixel Frauen-Bundesliga (Alemanha), National Women’s Soccer League (Estados Unidos) e o torneio Women’s Champions League.

SINOPSE

O EA SPORTS FC 24 traz para você o Jogo de Todo Mundo, a experiência mais autêntica de futebol de todos os tempos com o HyperMotionV*, PlayStyles otimizada pela Opta e um Frostbite™ Engine aprimorado, que reinventa como mais de 19.000 atletas realistas se movimentam, jogam e aparecem em todas as partidas.

ANÁLISE

EA Sports FC 24 chega com uma grande promessa a cumprir, principalmente em torno de melhorias de jogabilidade mas consegue cumprir em boa parte com melhorias de mecânicas, seus modos de jogo e cinemáticas para iniciar a sua nova fase no game do esporte mais praticado do mundo.

Em relação a como se joga não existe mudanças tão evidentes mas perceptíveis como em passes, chutes, controle do jogador, mecânicas de contato em divididas e a própria velocidade do jogo que aumenta e, em boa parte este alto dinamismo, torna uma partida exageradamente veloz e de pouquíssimos passes.

O chute ainda em alguns momentos não tem cinemáticas tão realistas mas, principalmente em controles manuais, realizar um arremate ao gol se tornou mais desafiador sendo necessário mais atenção ao direciona-lo.

Driblar neste jogo é mais interessante mesmo que ainda exista a possibilidade de ficar aplicando uma infinidade de acrobacias a exaustão para que se ultrapasse o adversário. Mas o diferencial esta nos dribles utilizando comandos de controle de bola, podendo protege-la se necessário ou sair de mais de um adversário simultaneamente.

A customização da experiência de jogo é uma novidade agradável pois é permitido personalizar ao máximo o que pode-se fazer em uma partida podendo, por exemplo, optar por uma assistência maior para passes e cruzamentos mas ainda manter chutes, dribles e defesa como controles manuais. Além do ajuste de sensibilidade a pressão de botão e vibrações do controle.

No caso para o Playstation 5 onde foi realizada a análise a sensibilidade mostra-se melhorada em relação ao seu antecessor sendo mais evidente melhorias no áudio do controle e pressão dos gatilhos.

O Hypermotion V fica perceptível ao ver a movimentação tática dos jogadores em campo, pressionando ou recuando mudanças de direção para marcação ou aproximação para trocas de passes e nos escanteios. Ainda é importante ficar atento quando no seu time houver um jogador que tenha um ícone de Playstyles, recurso que é valioso e acrescenta melhorias individuais como no caso do estilo Pé de Vento de Vinicius Junior.

A movimentação da IA esta melhorada inclusive ao nível da realização de dribles que surpreendem, aumentando significativamente o desafio de jogar contra IA, algo que era muito necessário principalmente pensando nos jogadores casuais e que preferem modos offline. Infelizmente goleiros ainda é um problema que precisa de melhorias no jogo, mesmo tendo movimentações novas ainda são fáceis de serem batidos.

Neste aspecto as melhores novidades no jogo ficam por conta do modo carreira. trazendo uma experiência muito interessante principalmente quando se inicia uma jornada com técnico. Funções que no título anterior que eram praticamente ignoradas como gerenciamento de questões físicas tiveram melhoria, sendo mais intuitivas direcionando o player a escolher o foco dos treinamentos.

Gerenciar um time neste modo é mais interessante por conta da escolha de táticas e contratação de auxiliares para que o time treine de acordo com a filosofia estratégica do treinador. Estas escolhas trazem melhorias para o desenvolvimento de jogadores podendo acelerar seu crescimento, estabiliza-lo para jogadores mais experientes sendo algo que inclui as categorias de base exigindo a necessidade de um planejamento.

As escolhas e contratações não tiveram melhorias evidentes, mas optar por uma configuração de modo carreira mais inflexível passa a refletir não apenas em trazer jogadores de times rivais, mas em realizar contratos que não estejam dentro da realidade do clube. Em resumo jogadores com altos salários em clubes de menor expressão pode causar o encerramento do seu vínculo com o time, sendo vital ficar atento nas suas habilidades de manager.

VEREDITO

EA Sports FC 24 melhora em algumas coisas mesmo que essencialmente outras ainda são mantidas mas, ainda comparando a outros jogos do gênero, consegue ser a opção mais interessante quando trata-se de um jogo de futebol.

3,8 / 5,0

Confira o trailer do jogo:

Agradecemos à Eletronic Arts pelo envio antecipado do game. EA Sports FC 24 será lançado no dia 29 de setembro.

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

Sair da versão mobile