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CRÍTICA – Somerville (2023, Jumpship)

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CRÍTICA - Somerville (2023, Jumpship)

Jogos indies sempre são interessantes por terem uma identidade peculiar, uma abordagem única ou às vezes até mais experimental que distancia-se do grupo de grandes títulos que, em sua maioria, apegam-se a tendência ou revivem um passado glorioso.

E nesta linha do único e peculiar surge o estúdio Jumpship fundado por Chris Olsen em parceria com Dino Patti em meados de 2017, sendo que o segundo foi co-fundador da Playdead que ganhou notoriedade por jogos como Inside e agora chegou com Somerville; um jogo de puzzle e aventura com gráficos que mesclam entre o 2D e 3D, conhecido como o 2.5D.

O título foi lançado em 15 de novembro de 2022 para Xbox One, Xbox Series X | SPC; e em 31 de agosto chegou para PlayStation 4 e PlayStation 5 assim disponibilizado para todas as plataformas disponíveis. Durante seu lançamento nas plataforma Microsoft também foi disponibilizado como um jogo do Xbox Game Pass.

SINOPSE

À beira de uma catástrofe, você deve fazer tudo que puder para se reunir com sua família novamente. Somerville é uma aventura de ficção científica baseada nas consequências de um grande conflito.

Mergulhe em uma experiência narrativa cuidadosamente criada em uma vívida paisagem rural. Navegue pelas terras perigosas à sua frente para desvendar os mistérios dos visitantes da Terra.

ANÁLISE

Somerville é um jogo que não utiliza-se de palavras mas consegue contar uma excelente história, utilizando-se de mecânicas simples para que possa chegar a esta complexidade.

O tempo de jogo infelizmente é muito curto podendo ser finalizado entre 3 ou 4 horas de acordo com o que se leva para realizar todos os puzzles que estão disponíveis ao longo da narrativa. Entretanto o que se pode entender jogando o título é que ao pensar sobre ele como um todo o seu foco é uma narrativa direta, linear para que a experiência seja imersiva a ponto de não se dar conta de quanto tempo de jogo se foi.

Para um jogador comum pode-se imaginar que é um ponto negativo principalmente em uma tendência do universo de games a trazer jogos que buscam prender o gamer por horas e horas para uma infinidade de atividades.

Tratando-se de sua mecânicas, o título da recém chegada Jumpship não é complexo de se aprender a ponto de não necessitar um tutorial, mas caso o jogador sinta-se sem direção é só prestar atenção ao cachorro que indica o que possa ser feito. Com pouquíssimos comandos, basicamente a movimentação e a misteriosa luz que conecta-se ao protagonista que permite eliminar alguns obstáculos do caminho.

Os puzzles não são tão desafiadores a ponto de não chamar a atenção do jogador, mas tem um nível adequado de dificuldade para um jogo que é direcionado o seu foco para narrativa. Mas é necessária uma boa atenção a todo o espaço de cena para compreender o que o quebra-cabeça propõe e o que utilizar para chegar a próxima etapa da história.

O jogo é graficamente exuberante desde o visual dos seus personagens quanto os diferentes cenários que passamos ao longo de toda a jornada. A escolha da estética gráfica em 2.5D torna o contexto narrativo de Somerville muito mais lúdico e imersivo assim como a não utilização de diálogos para os personagens remetendo ao estilo escolhido para os jogos da Playdead do mesmo criador.

Somerville como experiência é excelente e a sua faceta lúdica permite ao jogador refletir sobre o que possa estar acontecendo e o que este personagem está pensando em relação ao desaparecimento de sua família. Existe um contexto que é dado visualmente entendendo que a família precisa sobreviver a uma invasão extraterrestre e o pai se perde da esposa e filho, mas permite uma liberdade para interpretar o que o pai desta família e seu cachorro vivem em sua jornada.

VEREDITO

Somerville é um jogo de puzzles que é uma grande pedida para um jogador casual ou que é pouco exigente com jogabilidade, priorizando uma excelente história.

4,5 / 5,0

Assista ao trailer:

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