Início GAMES Crítica CRÍTICA: ‘Star Wars Outlaws’ é mundo aberto rico em detalhes e surpresas!

CRÍTICA: ‘Star Wars Outlaws’ é mundo aberto rico em detalhes e surpresas!

0
Star Wars Outlaws

Star Wars Outlaws era meio que um mistério quando foi anunciado em 2021. O game foi revelado de fato durante a Xbox Showcase em 2023. O game foi publicado pela Ubisoft e desenvolvido pela Massive Entertainment, subsidiária da Ubisoft. O game gira em torno da história de Kay Vess, uma personagem que luta para sobreviver em meio ao luxuoso planeta Cantonica, que abriga a cidade cassino de Canto Bight.

Crescida como uma golpista, Kay começa a aplicar golpes e roubar do Império e de quem tem demais para sobreviver. Quando seu caminho se cruza com os de um grupo misterioso em meio a um trabalho, ela é capturada por Sliro e seu Zerek Besh, um recém-criado grupo criminoso inescrupuloso que está tentando pegar uma fatia do que o Império possui.

Star Wars Outlaws é um game de mundo aberto em que controlamos um speeder para navegar por planetas desérticos, pantanosos e outros quase que completamente congelados apenas para reunir um grupo para completar a missão que falhou no passado.

Com uma história que será descoberta por meio de flashbacks ao longo do game, Kay precisa encontrar seu lugar no mundo a fim de se distanciar de uma vez por todas da terrível pobreza que sempre a cercou, podendo parar enfim de aplicar pequenos golpes e por fim, sossegar ao lado de seu parceiro de aventuras, o Meqaar, Nix.

SINOPSE

Como uma das mais procuradas da galáxia, roube bens valiosos, infiltre-se em locais secretos e engane inimigos. Cada escolha que você faz influencia e transforma a sua reputação.

ANÁLISE

Ao longo de pouco mais de 20 horas de gameplay, ouso dizer que estou a muitas horas longe do final deste. Star Wars Outlaws nos leva por incríveis e ricos planetas, com uma enorme biodiversidade de fauna e flora. E sim, mesmo no limite dos mapas há um enorme esmero e colocar ali coisas que ninguém ou quase ninguém perceberia. Mas a Massive Entertainment foi lá e colocou uma plantinha, ou algum animal.

Por se tratar de um game de mundo aberto, talvez essa tenha sido uma das minhas maiores dificuldades de avançar na história: diversidade muito grande de missões e segredos que podem ser encontrados explorando o mundo. Mas não entenda isso como algo negativo, muito pelo contrário. A diversidade das missões nos dão uma noção de profundidade de mundo enorme, o que é incrível.

Seja por avançar em meio a um conflito crescente entre os quatro mais poderosos sindicatos do crime, precisamos avançar cautelosamente a fim de não colocar Kay e Nix em perigo. Com parceiros inesperados em jornadas diversas e emocionantes, precisamos avançar sem olhar para trás, destruindo forças Imperiais, e qualquer inimigo que se coloque em nossa frente.

GAMEPLAY E QUALIDADE GRÁFICA

Por se tratar de um game de mundo aberto, vemos aqui diversas possibilidades. Em meio aos mais diversos planetas, encontramos fortalezas dos quatro sindicatos do crime e do Império, avançaremos por Cantonica, Toshara, Kijimi, Tatooine e Akiva. Pelos mais diversos ambientes destes mundos, Kay e Nix usarão suas habilidades de infiltração e combate para avançar.

Sendo assim, a gameplay se faz eficaz em tudo que se propõe. Mesmo fazendo uso de “dois personagens” ao longo de todo o game, Nix funciona quase que uma extensão de Kay. E os dois juntos, possuem não apenas habilidades de combate como também de infiltração. Podendo ser utilizados de maneira conjunta, quando Nix não está presente na gameplay, sua falta é sentida e Kay precisa avançar como pode.

As especificações de PC me trouxeram uma gameplay rica e proporcionaram uma diversão sem igual no universo de Star Wars. Tendo Star Wars Jedi: Fallen Order sendo bem sucedido, seu sucessor acabou por falhar em quase tudo que se propôs. Aqui, Star Wars Outlaws trouxe uma diversão inesperada em um universo conhecido.

Colocando os gráficos do game em “Alto,” tive uma experiência profunda. Sem travamentos, o game variou entre 40-61 FPS em 1080p. Meu PC possui a configuração:

  • RTX 3060 12GB;
  • AMD Ryzen 5 5600GT;
  • 16 GB Ram (dual-channel);
  • SSD de 1tb.

Com crashes ocasionais que um vindouro patch do dia 1 pode resolver, o game se comporta bem e não possui problemas de carregamento de textura, e seus loadings ocultos dão ao game um charme único. Portanto, viajar de um planeta até o outro por meio da velocidade da luz, ou atravessar as nuvens ao adentrarmos cada uma das suas atmosferas nos fazem sentir tão imersos quanto possível.

No game, senti uma sensação única do mundo real. O frio na barriga característico de cair de um lugar alto. Toda vez a sensação de frio na barriga se repetia ao saltar com um speeder de um lugar muito alto.

SINDICATOS DO CRIME, HABILIDADES E TRAILBLAZER

Os sindicatos do crime presentes no game adicionam algumas características muito específicas de gameplay. Para ser mais específico, o Sistema de Reputação. Esse se sistema se assemelha ao de carma, mas com algumas diferenças. O sistema de Reputação está diretamente ligado a como os personagens das facções do game nos virão. Os Pyke, os Hutt, a Aurora Escarlate e o Clã Ashiga nos encararão de maneira diferente de acordo com a forma como estivermos nos relacionando com ele.

O nosso nível de reputação está ligado à nossa progressão nas missões de cada uma das gangues. Isso sem falar no Império. O Império é sempre odioso tentará te matar a qualquer custo.

Assim como em games em que perseguição possuem uma importante mecânica, em Outlaws não é diferente. O Império pode te colocar em uma lista de procurados em enviará Death Troopers na sua direção para te exterminar. Tudo isso baseado no medidor de perseguição.

Além da nossa progressão como personagem e as melhorias de blaster, speeders e da Trailblazer, nossa equipe ganhará habilidades relativas às relações que formamos no meio do caminho. Para ser mais específico, cada personagem que cruza o nosso caminho poderá nos ensinar diferentes habilidades. Sejam elas de infiltração, combate e habilidades para Nix tornarão nosso progresso ainda mais fluído. Mas não apenas isso. Aqui, avançaremos por um mundo repleto de perigos em que toda a ajuda é bem-vinda.

Nix é um fator de extrema importância aqui. Como citado anteriormente, o simpático Merqaal funciona como uma extensão de Kay. Os dois atuam juntos nas mais diversas ocasiões, sejam elas combates, infiltrações e missões de exploração. Com itens equipáveis que garantem vantagens para os dois personagens, explorar é sempre recomendável. E também, quem sabe, dividir uma refeição.

A Trailblazer, nossa nave, funciona como um hub para Kay, Nix e ND-5. Mesmo com diversos personagens que distribuam missões por todo o mapa – inclusive negociadores que te dão missões de todas as facções -, é recomendável que você ouça conversas, segredos e analise o máximo de pistas possíveis espalhadas pelo mapa.

Sendo assim, a Trailblazer é nossa fiel companheira e nos levará por onde quer que avancemos. Seja em direção ao perigo, ou a um lugar seguro.

VEREDITO

Star Wars Outlaws é uma das mais divertidas aventuras da franquia no mundo do game. Sendo tão divertida e promissora quanto Fallen Order foi, o game brilha em termos técnicos e se destaca quando o assunto é a experiência narrativa. Com um enredo conciso acompanhamos a história de Kay enquanto vemos espaço para uma continuação.

Sendo tão respeitosa quanto possível com o material fonte de George Lucas, o game faz uso de uma janela de tempo utilizada à exaustão por personagens super poderosos. Mas Kay é como qualquer um de nós. Uma pessoa sem poderes que só quer sobreviver além do punho de ferro que aperta o pescoço de todos pela galáxia. Divertido, cativante e por vezes, de tirar o fôlego, vemos no game algum dos mais poderosos e divertidos avanços tecnológicos do mundo do game.

Sendo um jogo de tirar o fôlego, é possível ver aqui elementos de outras propriedades intelectuais da Ubisoft como Assassin’s Creed. No quesito exploração e riqueza de mundo, Outlaws se faz tão poderoso como grandes títulos AAA, e merece ser tratado como tal.

Cativante, pé no chão – ou nas estrelas – e com o coração no lugar, Star Wars Outlaws nos leva onde nenhum outro game já levou, nos dando a sensação de estar realmente imersos na franquia Star Wars como nunca antes. Com perigos novos e outros já conhecidos, você vai querer estar bem com todos os sindicatos, pois nunca sabe de quem você vai precisar quando a hora chegar.

5,0 / 5,0

Star Wars Outlaws será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X no dia 30 de agosto.

Confira o trailer do jogo:

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

Sair da versão mobile