Início LIVROS Crítica CRÍTICA – Ed Wood: Contos & Delírios (2022, DarkSide Books)

CRÍTICA – Ed Wood: Contos & Delírios (2022, DarkSide Books)

0
CRÍTICA - Ed Wood: Contos & Delírios (2022, DarkSide Books)

Lançado em maio deste ano, Ed Wood: Contos & Delírios reúne 33 histórias escritas pelo cineasta ao longo da década de 1970. Considerado “o pior diretor de todos os tempos”, a história de Wood gerou uma legião de fãs e admiradores ao redor do mundo.

A edição da DarkSide Books traz ilustrações exclusivas de Laerte em uma edição belíssima de capa dura.

SINOPSE

Ed Wood entrou para a história ao se destacar entre os piores diretores de todos os tempos, e deu vida a filmes estranhos, excêntricos mas muito autênticos. Foi capaz de erguer sozinho um universo em preto e branco cercado de sombras dramáticas, erros técnicos, linhas de nylon, maquetes toscas, atuações amadoras, transbordando clichês e efeitos especiais dignos de uma feira de ciência da quinta série.

Alheio às críticas e aos insultos, a paixão de Wood transformou seus discos voadores, zumbis, vampiras e strippers no mais puro fascínio entre o público.

ANÁLISE

A liberdade artística de Ed Wood é algo que sempre me chamou atenção. Tendo sido escolhido como o pior diretor de todos os tempos, Wood ganhou notoriedade após a sua morte e criou uma legião de fãs que são obcecados por todos os seus filmes e contos. O próprio Tim Burton é um de seus fãs mais fervorosos, tendo se dedicado a adaptar a biografia de Wood para as telonas em 1994.

Confesso que a introdução do livro da DarkSide escrita por Paulo Biscaia Filho é fascinante. É possível sentir o amor e a adoração pelo trabalho do cineasta expostas naquelas poucas páginas antes de nos depararmos com contos de uma estranheza ímpar.

A introdução de Ed Wood: Contos & Delírios cria não só o tom para os próximos momentos de diversão que estão por vir como, também, traz fatos interessantíssimos que corroboram a versão peculiar e única que Wood tinha do mundo e do cinema. Se esse é seu primeiro contato com essas obras, garanto que a leitura fará você se sentir motivado a procurar saber ainda mais sobre a vida e obra do diretor.

Sobre a edição do livro em si, o material é de excelente qualidade – como todos os lançamentos da DarkSide. Com capa dura e mesclando as cores favoritas de Wood (preto e rosa), o livro possui um dinamismo em suas páginas, sempre alternando cores a cada nova folha de leitura.

Os 33 contos trazem temas diversos, mas sempre possuem algum elemento de terror ou suspense. São contos curtos, em média 8 páginas cada, mas conseguem manter o leitor entretido por várias horas. Todas as histórias possuem uma assinatura única e peculiar, e é difícil não se perguntar o quanto Wood poderia aproveitar materiais como esse nos dias atuais. Se na sua época era difícil conseguir o mínimo de financiamento para fazer um longa-metragem, nos dias de hoje ele teria a internet como sua grande aliada.

Alguns dos contos, como Todo o Sangue Espirra e Grite e Perca a Cabeça, serviriam facilmente como argumento base para o desenvolvimento de algum filme de terror psicológico – ou de um grande drama aos moldes de Pedro Almodóvar. Há muito material interessante nestes contos, mostrando que Wood era também um exímio escritor.

VEREDITO

Ed Wood: Contos & Delírios é uma ótima leitura para quem ama cinema, sendo uma exploração intrigante das diversas facetas do cineasta. Um livro muito divertido, de fácil leitura e cheio de peculiaridades.

5,0/5,0

Autor: Ed Wood Jr.

Editora: ‎DarkSide, 1ª edição (3 maio 2022)

Páginas: ‎288

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile