Início LIVROS Artigo Noites Sombrias #115 | 5 filmes de terror que viraram livros

Noites Sombrias #115 | 5 filmes de terror que viraram livros

0
Noites Sombrias #115 | 5 filmes de terror que viraram livros

É bastante comum que livros sirvam de inspiração para roteiros de filmes terror e um exemplo notável é o renomado autor Stephen King, cujas obras têm sido adaptadas com sucesso ou fracasso, como é o caso de O Iluminado e o recente Chamas da Vingança, baseada no livro A Incendiária.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 10 filmes para conhecer o universo de Stephen King

No entanto, não estamos acostumados a ver o inverso acontecer, ou seja, filmes conceituados se transformarem em livros, mas essa situação ocorre mais frequentemente do que se imagina. Portanto, aqui está uma lista com alguns filmes de terror famosos que foram adaptados para o formato literário.

FILME: O Grito

LIVRO: Ju-on

O filme revolucionou o modo de fazer terror oriental, com fantasmas que reviram na direção das suas vítimas e barulhos vocalizados de forma insistente. Essa história de uma maldição que fica nas residências onde ocorreram crimes trágicos na forma de fantasmas rancorosos e perseguidores conseguiu ser um grande sucesso do diretor Takashi Shimizu nos anos 2000, a ponto de chamar a atenção da indústria americana tendo o seu remake em 2004 produzido por Sam Raimi.

O que nos interessa, entretanto, está na adaptação literária, Ju-on, que ficou a cargo de Kei Ohishi e que conta a história dos dois primeiros filmes japoneses, sendo restritos ao roteiro da trama.

FILME: O Homem de Palha

LIVRO: The Wicker Man

Dirigido por Robin Hardy em 1973 e sendo considerado um clássico cult até os dias atuais, aqui embarcamos numa trama investigativa acompanhando o Sargento Howie (Edward Woodward), que, investigando o desaparecimento de uma jovem garota, acaba parando numa ilha escocesa muito misteriosa, sede de um culto pagão muito estranho e perigoso.

Já no universo literário, esse icônico filme de terror foi baseado no livro O Ritual, de David Pinner, escrito em 1967 (sem tradução no Brasil), e em 1979 esse roteiro se tornou um livro escrito por Anthony Shaffer. Não é nenhuma surpresa dizer que a trama também inspirou filmes como Midsommar (2019) e livros como As Possuídas pelo Diabo, do autor Thomas Tryon.

FILME: A Bolha Assassina

LIVRO: The Blob

Em 1958, o público dos cinemas saiu aterrorizado ao ver a história de um enorme meteoro que cai na terra, liberando na sua queda uma substância gosmenta e misteriosa. Quando jovens curiosos se aproximam do objeto espacial, essa gosma cria vida e começa a se alimentar de tudo e todos que estão em seu caminho. Talvez você se lembre apenas do remake de 1988 dirigido por Chuck Russell, e foi dele que surgiu o roteiro adaptado para um livro escrito e publicado por David Bischoff em 1989.

FILME: A Hora do Pesadelo

LIVRO: A Nightmare On Elm Street #1

Quando percebemos que nem dormindo há escapatória, além de um filme de terror, temos a manifestação de um próprio pesadelo. Wes Craven dirigiu em 1984 A Hora do Pesadelo e conseguiu ter tanto sucesso quanto os seus antecessores no subgênero slasher, e ainda teve o brilhantismo de se reinventar.

Campeão nas bilheterias, em quadrinhos, bonecos e até fantasias, não foi com grande espanto que foi possível encontrar uma novelização escrita em 1987 por David Bishop. Aqui, logo no primeiro livro temos a manchete de que os três primeiros filmes foram compilados e ainda sobrou espaço para uma história extra.

FILME: Halloween

LIVRO: Halloween

Em 1978, um dos feriados americanos mais populares se tornaria alvo da mente única do diretor John Carpenter para se tornar o pano de fundo de uma das maiores franquias do cinema de horror. Jamie Lee Curtis passaria a ser uma das maiores representantes entre as final girls do subgênero slasher interpretando a eterna Laurie Strode, e sua fuga do maníaco mascarado se tornou tão rentável que perdura até os dias atuais.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Noites Sombrias #75 | As final girls mais icônicas do cinema

Um ano após o sucesso do primeiro filme, o autor Richards Curtis, sob o pseudônimo de Curtis Richards, ficou a cargo da adaptação do roteiro com muita liberdade de inserção na trama do maníaco. No prólogo da sua obra, o autor retorna ao nascimento da raça celta na Irlanda para contar a história sangrenta de uma maldição advinda de uma história de amor não correspondida. Essa maldição, por sua vez, viaja anos e quilômetros para entrar no corpo de Michael Myers, criando assim a maldade desse assassino em série.


Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile