10 filmes para conhecer o universo de Stephen King

    Sem sombra de dúvidas em algum momento de sua vida você já teve contato com alguma obra de Stephen King adaptada para o cinema, mesmo sem saber que era uma adaptação do autor.

    Ao longo de sua prolífica carreira, o autor já teve 64 livros publicados e com diversas de suas obras sendo adaptadas por aclamados diretores.

    Para celebrar neste 21 de setembro os 75 anos do Mestre do Horror, fiz esta lista de 10 filmes para quem ainda não conhece a obra do fantástico Stephen King. Lembrando que essa lista foi feita sobre gosto pessoal de quem lhes escreve.

    Ao longo da lista, indico em qual plataforma de streaming o filme está disponível atualmente. Dependendo de quando você estiver lendo este texto, pode ser que os filmes não estejam mais disponíveis nos respectivos catálogos.

    1) O Iluminado (1980)

    TBT #164 | O Iluminado (1980, Stanley Kubrick)

    Sinopse: Jack Torrance (Jack Nicholson) se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy (Shelley Duvall) e o filho Danny (Danny Lloyd), que é atormentando por premonições.

    Jack não consegue escrever, e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

    Direção: Stanley Kubrick

    Esse filme é um grande divisor de águas entre os fãs, pois o lendário diretor Stanley Kubrick fez diversas alterações, principalmente no final do filme que é completamente diferente do livro. Apesar disso, ambas as mídias para mim são notáveis por sua abordagem.

    O livro foi publicado originalmente em 1977, e no Brasil atualmente encontra-se disponível na coleção Biblioteca Stephen King da editora Suma.

    O Iluminado (The Shining) está disponível na HBO Max.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #164 | O Iluminado (1980, Stanley Kubrick)

    2) Louca Obsessão (1992)

    Dirigido por Rob Reiner, Louca Obsessão (Misery) foi lançado em 1992 e adapta obra de Stephen King

    Sinopse: O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie Wilkes (Kathy Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele.

    Direção: Rob Reiner

    Esse filme é assustadoramente excelente e irá lhe causar muita angústia. Além disso, a atriz Kathy Bates recebeu o Oscar de Melhor Atriz em 1990 por sua incrível atuação na pele de Anne Wilkes.

    Louca Obsessão (Misery) está disponível no Prime Video.

    3) O Nevoeiro (2007)

    O Nevoeiro (The Mist) foi dirigido por Frank Darabont e lançado em 2007

    Sinopse: Depois que uma tempestade causa danos em sua casa no Maine, David Drayton (Thomas Jane) e seu jovem filho vão à cidade para conseguir alimentos e suprimentos. Logo depois, uma espessa neblina atinge a cidade, deixando várias pessoas presas na mercearia. Criaturas mortais aterrorizam a cidade, mas dentro do mercado um fanático exige que alguém se sacrifique.

    Direção: Frank Darabont

    Frank Darabont contribuiu de maneira formidável em suas três adaptações do mestre Stephen King, mas em O Nevoeiro (The Mist) o diretor choca com um final surpreendente.

    O Nevoeiro está disponível no Prime Video e na HBO Max.

    4) À Espera de um Milagre (1999)

    Sinopse: Um carcereiro tem um relacionamento incomum e comovente com um preso que está no corredor na morte: Coffey (Michael Clarke Duncan), um negro enorme, condenado por ter matado brutalmente duas gêmeas de nove anos. Ele tem tamanho e força para matar qualquer um, mas seu comportamento é completamente oposto à sua aparência.

    Além de ser simples, ingênuo e ter pavor do escuro, ele possui um dom sobrenatural. Com o passar do tempo, o carcereiro aprende que, às vezes, os milagres acontecem nos lugares mais inesperados.

    Direção: Frank Darabont

    Esse filme é maravilhoso em todos os aspectos e deu o Oscar de Melhor Ator ao saudoso Michael Clark Duncan.

    À Espera de um Milagre (The Green Mile) está disponível somente para aluguel no Prime Video e no YouTube.

    5) Um Sonho de Liberdade (1994)

    Um Sonho de Liberdade é um clássico estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman, outra obra de Stephen King adaptada pelo diretor Frank Darabont

    Sinopse: Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado a duas prisões perpétuas consecutivas pelas mortes de sua esposa e de seu amante. Porém, só Andy sabe que ele não cometeu os crimes. No presídio, durante 19 anos, ele faz amizade com Red (Morgan Freeman), sofre as brutalidades da vida na cadeia, se adapta, ajuda os carcereiros, etc.

    Direção: Frank Darabont

    Aqui temos mais um excelente trabalho de Stephen King adaptado por Frank Darabont. O filme foi indicado a sete Oscar, mas infelizmente não ganhou nenhum. Uma tremenda injustiça.

    Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) está disponível na HBO Max e na Netflix.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA: Noites Sombrias #7 | 5 melhores filmes das obras de Stephen King

    6) It: A Coisa (2017)

    O clássico palhaço Pennywise teve o primeiro capítulo dirigido por Andy Muschietti lançado em 2017

    Sinopse: Um grupo de crianças se une para investigar o misterioso desaparecimento de vários jovens em sua cidade. Eles descobrem que o culpado é Pennywise (Bill Skarsgård), um palhaço cruel que se alimenta de seus medos e cuja violência teve origem há vários séculos.

    Direção: Andy Muschietti

    O diretor fez uma excelente adaptação nesta primeira parte de It, o que infelizmente não aconteceu em It – Capítulo 2 (2019), que ficou muito abaixo da média.

    It: A Coisa está disponível na HBO Max e no Globoplay.

    7) Christine, o Carro Assassino (1983)

    Christine, o Carro Assassino foi lançado em 1983 dirigido por outro mestre do horror, o diretor John Carpenter

    Sinopse: Arnie Cunningham (Keith Gordon) compra um Plymouth Fury 1958, que ele chama de Christine. Ele então desenvolve uma obsessão doentia pelo carro, para o desespero de seu amigo atleta, Dennis Guilder (John Stockwell).

    Depois do valentão Buddy Repperton (William Ostrander) desfigurar Christine, o carro se restaura perfeitamente e começa a matar Buddy e seus amigos. Determinado a acabar com as mortes, Dennis e a namorada de Arnie, Leigh Cabot (Alexandra Paul), decidem destruir Christine.

    Direção: John Carpenter

    John Carpenter é também um mestre do horror com diversos clássicos no currículo, entre eles Halloween: A Noite do Terror (1978). Em suma, Christine certamente está entre os melhores trabalhos do diretor.

    Christine, o Carro Assassino está disponível para aluguel no YouTube.

    8) Carrie, a Estranha (1976)

    Dirigido por Brian De Palma, Carrie, a Estranha é um clássico do cinema adaptado do romance de Stephen King

    Sinopse: Nesta adaptação do romance de Stephen King, a quieta e sensível adolescente Carrie White (Sissy Spacek) enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso na casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais.

    Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross (William Katt), Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento.

    Direção: Brian De Palma

    Sei que poderia ter colocado o remake de 2002 ou 2013 na lista, mas a primeira adaptação dirigida por Brian De Palma continua até hoje assustadora.

    Carrie, a Estranha está disponível no Prime Video.

    9) A Maldição (1996)

    Dirigido por Tom Holland em 1996, A Maldição conta a história de um advogado obeso que é amaldiçoado e começa a perder peso de maneira alarmante e vive incidentes macabros

    Sinopse: Um advogado obeso atropela acidentalmente um cigano, mas consegue esconder o incidente usando sua influência. No entanto, o pai do atropelado o amaldiçoa, e ele começa a perder peso de maneira alarmante, além de outros incidentes macabros.

    Direção: Tom Holland

    Essa adaptação ficou bem abaixo do livro, mas apesar da adaptação ser medíocre, o filme segue sendo uma boa opção para uma falta de sono.

    A Maldição (Thinner) está disponível para aluguel no Prime Video.

    10) Cujo (1983)

    Dirigido por Lewis Teague, Cujo foi lançado em 1983 e adapta uma macabra obra de Stephen King envolvendo um cachorro São Bernardo

    Sinopse: Cujo, um doce cachorro São Bernardo, é picado por um morcego-vampiro e fica raivoso. A partir de então, ele espalha o terror em uma pequena cidade dos Estados Unidos e faz reféns uma mulher e seu filho, aprisionados dentro de um carro quebrado, sob um calor escaldante, durante horas intermináveis.

    Direção: Lewis Teague

    Em Cujo, temos uma ótima adaptação, mas que fica aquém por causa dos efeitos especiais da época, mas que mesmo assim segue sendo um ótimo filme.

    Cujo está disponível para aluguel no Prime Video.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Stephen King: As 10 melhores adaptações para TV

    Menção honrosa a outra obra de Stephen King

    Dirigido por Paul Michael Glaser, O Sobrevivente conta com Arnold Schwarzenegger no papel principal

    Uma menção honrosa para o filme O Sobrevivente (1987), que tem presença do icônico Arnold Schwarzenegger. Talvez nem todo mundo saiba, mas esse filme é adaptação de uma obra homônima de Stephen King de quando ele trabalhava sob o pseudônimo Richard Bachman.

    Sinopse: No ano de 2019 a América é um estado totalitário, onde o programa de televisão favorito é o The Running Man, uma competição em que os prisioneiros devem correr para a liberdade e evitar uma morte brutal. Como bode expiatório por parte do governo, o preso Ben Richards (Arnold Schwarzenegger) tem a oportunidade de se ver livre, apenas participando no programa mortal.

    O problema é que o anfitrião Damon Killian (Richard Dawson) não tem a menor intenção de deixá-lo escapar.

    Direção: Paul Michael Glaser

    Infelizmente O Sobrevivente não está disponível em nenhuma plataforma atualmente.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Crédito da foto de Stephen King na capa: Francois Mori / AP

    Artigos relacionados

    Deadpool e Wolverine: Confira o primeiro trailer oficial do longa!

    Deadpool e Wolverine chegará aos cinemas em julho! Confira o trailer oficial com detalhes de enredo e o que pode vir por aí!

    TBT #273 | ‘Vida Bandida’ é uma comédia repleta de diversão e simpatia

    Vida Bandida acompanha a história de um grupo de ladrões de banco. Estrelado por Bruce Willis e Cate Blanchett.

    A saga olímpica no cinema: Uma jornada de superação e emoção

    Entre dramas, comédias e até mesmo criminais, a melhor maneira de se preparar para as Olimpíadas é conhecendo as melhores histórias da competição.

    Superman: Possíveis vilões do novo filme do Homem de Aço

    Superman ganhará um novo filme. Apesar de quase todo o elenco do filme ter sido anunciado, os vilões ainda são mantidos em segredo.