10 fatos sobre Obi-Wan Kenobi que você não sabia

    Obi-Wan Kenobi tem um dos arcos mais interessantes de Star Wars. Tendo sido um dos pilares do longa original em Uma Nova Esperança (1977). No longa, Obi-Wan teve uma pequena participação, que foi o suficiente para plantar na mente dos fãs o que o personagem poderia ser, principalmente nas prequels. Tendo sido vivido por Alec Guinness e Obi-Wan Kenobi em suas versões live-action, o personagem já apareceu de diversas formas, seja como padawan, cavaleiro Jedi e até mesmo um Mestre. O personagem desempenhou um importante papel em A Ameaça Fantasma como um Cavaleiro Jedi, em Ataque dos Clones, ganhou o status de mestre, mas só depois, viria a se tornar o que vemos ele ser em Uma Nova Esperança.

    Tendo um papel importante também na criação de Darth Vader, o Jedi treinou Anakin Skywalker e serviu como uma referência para o personagem. Ao longo dos anos, Obi-Wan se tornou um dos personagens mais amados da franquia. E Ewan McGregor teve também um importante papel nisso.

    POSTS RELACIONADA

    Star Wars: Conheça Cal Kestis, Jedi de Fallen Order

    Star Wars: Quem são os Inquisidores?

    Star Wars: Todas as 30 habilidades dos Jedi e Sith no cânone

    Star Wars: Conheça todos os personagens da raça do Yoda

    Star Wars: 5 Jedi poderosos de Legends que Anakin pode derrotar e 5 que ele não pode

    Para comemorar o Star Wars Day, confira aqui alguns fatos sobre o personagem:

    10. Personalidade desafiadora na juventude

    Obi-Wan

    Quando a maioria dos fãs de Star Wars lembram de Obi-Wan o imaginam como o Cavaleiro Jedi que seguia as regras como os antigos manuscritos diziam que um Jedi deveria ser. Mas na realidade, Obi-Wan nem sempre foi assim, em sua juventude, ainda como um padawan, ele costumava desafiar a autoridade de seu Mestre Qui-Gon Jinn, como Anakin viria a fazer com ele no futuro.

    O jovem Obi-Wan tinha um senso de humor ácido e era bem sarcástico. É difícil imaginar uma versão de Obi-Wan assim vivida por Alec Guinness. Mas a versão de Ewan McGregor com certeza chegou a demonstrar alguns aspectos desta personalidade.

    Durante sua iniciação como um Jedi, quando ainda era treinado pelo Mestre Yoda, o mestre dizia sentir como o jovem era desafiador. A maneira de Qui-Gon Jinn ver o mundo dos Jedi era um tanto quanto radical, e todos os Jedi da Ordem o viam desta maneira, então não é surpresa que Gui-Gon tenha escolhido ser o mentor de Obi-Wan, pois havia uma identificação ali. Como sabemos, Obi-Wan eventualmente aprendeu a controlar suas emoções e passou a ser um dos Jedi mais respeitados de toda a galáxia.

    9. Um piloto brilhante

    Obi-Wan

    A trilogia prequel mostrou que Obi-Wan não era tão fã de voar, proporcionando assim, brincadeiras entre ele e Anakin. Ao contrário do que Anakin costumava dizer de seu Mestre Jedi, Obi-Wan era um habilidoso piloto e se dava muito bem com máquinas em geral. Na verdade, ainda na infância, Obi-Wan costumava gostar de montar modelos e sonhar com o dia em que se tornaria um piloto e poderia viajar pela galáxia.

    Obi-Wan tornou seu sonho em realidade quando se tornou um piloto como um Cavaleiro Jedi, durante as Guerras Clônicas. Suas habilidades como piloto com as máquinas podem ter sido ainda melhores do que muitos lembram, mas ele nunca chegou ao nível de seu padawan, Anakin. Ainda assim, Obi-Wan era um ótimo piloto, pois durante a Batalha de Coruscant, ele ascendeu à posição de Líder Vermelho.

    8. Ele quase não foi escolhido como Padawan

    Mesmo sendo reverenciado como um dos maiores Cavaleiros Jedi de sua era, ele quase não se tornou um iniciado na Ordem, pois nenhum Cavaleiro Jedi o queria como Padawan. Apesar de seu claro potencial na Ordem, seu comportamento errático fez com que muitos Jedi ficassem com um pé atrás em escolher o jovem como seu padawan. Durante uma sessão de sparring no Templo Jedi, Qui-Gon Jinn percebeu o quão resiliente e feroz o jovem era.

    Neste momento, Jinn, que era visto como um Jedi desafiador, ficou impressionado pela determinação do jovem, mas ainda assim, sentiu que seria muito perigoso tomá-lo como seu padawan.

    O Mestre não mudou de ideia em assumir o treinamento do Padawan até se ver preso no planeta Bandoomer, quando ele viu o potencial que uma parceria com Kenobi teria. Forçados a trabalhar juntos a fim de sobreviver, os dois descobriram que funcionavam como equipe.

    7. Mestre em Soresu

    Obi-Wan

    Apesar de seu estilo de luta incorporar vários outros, não há como negar que Kenobi é mais conhecido por ser um mestre na terceira forma tradicional de combate de sabre de luz. Soresu foi desenvolvido para compensar a falta da capacidade defensiva da segunda forma. Essencialmente, um praticamente de Soresu deve buscar sempre se tornar uma força defensiva impenetrável.

    Após a queda de seu mestre pelas mãos de Darth Maul, Obi-Wan começou a duvidar sua escolha de seguir o estilo ofensivo Ataru de Gui-Gon. Sua resposta foi começar um profundo estudo dos caminhos do Soresu.

    Talvez o maior exemplo da habilidade de Kenobi do Soresu, seja seu duelo com seu jovem aprendiz, Anakin em Mustafar. Sabendo que ele precisaria superar os ataques de Vader que utilizava o Djem So, Kenobi optou por batalhar de maneira defensiva, se movendo estrategicamente em batalha para um local mais favorável. O resultado foi a cena clássica do longa.

    6. Um mestre linguista

    Quando assistimos Star Wars: Uma Nova Esperança, muitos chegam a pensar que Obi-Wan fala inglês. Mas na verdade, o personagem não utiliza nenhum idioma conhecido na Terra. No longa, ele conversa por vezes utilizando o que é conhecido no universo de Star Wars como Básico Galáctico, que é o idioma mais comum falado naquele universo.

    Apesar de Galáctico Básico ser uma das línguas mais faladas, este está longe de ser o melhor exemplo de demonstrar toda a capacidade linguística de Obi-Wan. Graças a sua experiência como um general na República durante as Guerras Clônicas, Kenobi visitou diversos planetas e interagiu com indivíduos de incontáveis espécies.

    5. Possuía habilidades da Força únicas

    A Força trabalha de maneiras misteriosas e se manifesta nas pessoas de várias maneiras diferentes, dando a elas diferentes poderes e habilidades que são por vezes usadas por Jedi e Sith. As habilidades da Força mais comuns são o empurrão e as habilidades telecinéticas que permitem que o usuário manipule objetos ao redor deles. Obi-Wan possui diversas habilidades que melhoraram sua capacidade física, sendo a mais famosa delas o truque da mente Jedi.

    Utilizando o poder da Força para manipular os que possuíam uma mente mais fraca, não foi a única habilidade usada por Obi-Wan em Tatooine. Na verdade, uma das primeiras habilidades que vemos dele em Uma Nova Esperança é a habilidade chamada de Chamado Animal. Uma das habilidades oficiais de Obi-Wan o permitem imitar o som de um animal, neste caso, o Dragão Krayt.

    Vale lembrar que na trilogia prequel, Obi-Wan também foi visto domando animais usando a Força.

    4. A relação de Obi-Wan com Satine

    Obi-Wan

    Uma das suas mais notáveis missões de Jedi foi proteger a Duquesa de Mandalore, Satine Kryze. Obi-Wan e seu mestre Qui-Gon Jinn foram enviados para proteger a Duquesa de insurgentes que foram enviados para matá-la. Obi-Wan e Satine se aproximaram ao longo dos anos e começaram a desenvolver sentimentos um pelo outro.

    Quando Darth Maul foi para Mandalore, ele sabia que a forma perfeita de se vingar de Obi-Wan era através de Satine. Maul assassinou a Duquesa na frente de Obi-Wan que rapidamente correu para o lado dela. Enquanto ela morria nos braços de Obi-Wan, ela confessou seu amor pelo Mestre Jedi dizendo que ela sempre o amou.

    3. Alec Guinness é o único ator indicado ao Oscar ligado à Star Wars

    Obi-Wan

    Ao longo de toda a franquia Star Wars, apenas um ator já foi indicado ao Oscar. Essa honra pertence ao Obi-Wan Kenobi original, Sir Alec Guinness.

    Apesar de Star Wars ser sempre indicado por suas trilhas sonoras e aspectos visuais e técnicos, a performance de Guinness como Obi-Wan rendeu ao ator uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante. Essa marca se mantém até os dias de hoje, pois nenhum outro ator foi indicado ao Oscar por sua participação em Star Wars.

    2. Obi-Wan quase deixou a Ordem Jedi com Anakin

    Um dos arcos mais icônicos dos quadrinhos contavam os primeiros anos da parceria entre Obi-Wan e Anakin, antes mesmo do embate entre os dois em Mustafar. Ao longo do arco de 5 edições, acompanhamos um jovem Anakin começando a questionar seu papel na Ordem Jedi. Depois de conversar com o Chanceler Palpatine, Anakin se sente inconfortável com o fato de todo seu futuro ter sido decidido pelos outros quando ele ainda tinha 9 anos. Quando ele pensava em deixar a Ordem Jedi, Obi-Wan, determinado a manter a promessa ao seu antigo mestre, decidiu que deixaria a Ordem junto de seu padawan a fim de continuar seu treinamento.

    Apesar de não levar a caminho nenhum, o arco serviu para mostrar não apenas a lealdade de Obi-Wan com Anakin, mas muito mais. Sua dedicação com seu falecido mestre, que se mantinha mais forte do que nunca.

    1. Planeta Natal

    Quando ainda criança, Obi-Wan foi identificado como um sensitivo da Força e foi levado de seu planeta natal de Stewjon, um planeta remoto coberto por quilômetros e mais quilômetros de grama. Seus pais entregaram seu filho à Ordem na esperança de que ele tivesse uma vida melhor do que eles poderiam dar. Kenobi não possuía qualquer memória de sua família, e via os Jedi como a única família que ele conhecia pois ele foi criado no templo por Jedi poderosos como Yoda e Qui-Gonn.

    O planeta de Stewjon foi criado por George Lucas durante uma entrevista na Star Wars Celebration de 2010. Quando perguntado sobre o planeta natal de Obi-Wan, ele afirmou que esta havia sido uma das primeiras coisas que ele havia escrito no roteiro original de Star Wars e revelou o nome.

    O Star Wars Day acontece todo dia 4 de maio, ou May the 4th como uma referência à icônica frase “May the Force be with you”. Você sabia todos os fatos sobre o Obi-Wan? Tem alguma curiosidade que não foi revelada aqui? Conta pra gente na postagem do Instagram!


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Sandman: Conheça Destino, Delírio e Destruição

    A segunda temporada de Sandman apresentará ao grande público os três Perpétuos ausentes da trama até agora, Destino, Delírio e Destruição.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.