Star Wars: Conheça Cal Kestis, Jedi de Fallen Order

    Cal Kestis foi apresentado pela primeira vez durante os acontecimentos do game Star Wars Jedi: Fallen Order. O game lançado em 2019, trouxe uma história profunda, que agora faz parte do cânone e desenvolveu a história do Jedi que sobreviveu a Ordem 66 e se escondeu.

    Ainda que a presença de Obi-Wan Kenobi possa ir além de um holocron no próximo game, a história da série Obi-Wan Kenobi pode dar espaço para que o agora Cavaleiro Jedi de Fallen Order e faça sua estreia no universo live-action de Star Wars, e qual o melhor lugar se não em Obi-Wan Kenobi?

    Com Star Wars: Jedi Fallen Order tendo início cerca de 14 BBY (Antes da Batalha de Yavin), e 5 anos após a Ordem 66, Cal Kestis cortou sua conexão com a Força para se esconder dos que agora caçavam os de seu tipo. A série Obi-Wan Kenobi é ambientada cerca de 9 BBY e 10 anos após o expurgo Jedi.

    Cal Kestis

    Com essa diferença de tempo, é possível entender a razão de Obi-Wan não estar presente ao longo dos acontecimentos do game, bem como é possível acreditar que o jovem Cal que testemunhamos ao longo do game não estará presente na série, mas sim uma versão mais velha de si mesma, como foi visto no teaser de Star Wars Jedi: Survivor.

    Com a possibilidade de Cal Kestis estar presente na série Obi-Wan Kenobi, após o anúncio de Star Wars Jedi: Survivor – que não sabemos ao certo quantos anos depois de Fallen Order ele se passará, trazemos aqui a história do Jedi que tem tudo para se tornar importante para o cânone.

    EX-PADAWAN PERDIDO

    Cal Kestis

    Durante as Guerras Clônicas, Kestis, assim como muitos Padawans atuavam como parte do Exército da República, enquanto treinavam como Padawan sobre o comando de Generais. Após uma missão bem sucedida em Bracca, Kestis e o Mestre Jedi Jaro Tapal se preparavam para deixar o planeta quando Palpatine deu início a Ordem 66, declarando que todos os Jedi eram inimigos do Estado.

    A partir daí, o exército de clones da República passou a caçar os Jedi. Enquanto tentavam escapar da primeira onda de ataques, Kestis e seu Mestre conseguiram chegar até cápsulas de fuga, onde foram encurralados. O Mestre Jaro Tapal não conseguiu sobreviver aos tiros que levara, mas a forte emoção, fez com que Kestis tivesse um surto e paralisou seus inimigos com a Força, dando tempo o suficiente para que Kestis conseguisse levar o corpo quase sem vida de seu mestre para dentro de uma das cápsulas.

    Pouco antes de morrer, no interior da cápsula, Tapal implorou que seu pupilo continuasse leal aos Caminhos do Jedi, e que ele confiasse apenas na Força. Kestis então pegou para si o sabre de seu mestre, e a partir daí, ficou traumatizado.

    INQUISIDORES E FUGA DE BRACCA

    Cal Kestis

    Quando percebeu que sua única escapatória seria se esconder, Kestis conseguiu trabalho no Desmanche Intergalático de Bracca. Ao longo dos 5 anos que passou no planeta, o Império Galáctico se consolidava na galáxia e seu controle era impiedoso. Kestis foi descoberto quando precisou usar a Força para salva seu amigo de uma queda. O uso da Força foi sentido pelos Inquisidores que foram até o planeta e forçaram com que Cal se revelasse.

    Após um longo confronto, Kestis foi salvo por Cere Junda e Greez Dritus. Após sua fuga, o então Padawan decidiu reestabelecer sua conexão com a Força e completar seu treinamento Jedi. Enquanto realizava seu treinamento, Kestis descobriu que um holocron Jedi com a localização de crianças sensíveis à Força estava em Bogano.

    O treinamento de Kestis agora era ainda mais importante, pois o holocron estava escondido dentro de um cofre que poderia ser aberto apenas com as habilidades de um Jedi.

    BOGANO, ZEFFO, DATHOMIR E KASHYYYK

    Cal Kestis

    Ao dar início em seu treinamento em Bogano, Kestis encontrou o droide BD-1, que o auxiliou em sua jornada. Ao chegar na entrada do cofre, BD-1 projetou a imagem do Mestre Jedi Eno Cordova, que revelou como Kestis conseguiria abrir o cofre apenas depois de encontrar a tumba dos três magos Zeffo e assim, reconstruir a Ordem.

    Ainda em Bogano, em uma gravação de Cordova, BD-1 revela que os Zeffo possuíam interesse no planeta Dathomir.

    A Tumba de Zeffo foi a primeira das três, que mais tarde seriam encontradas por Kestis em Dathomir e Ilum.

    As aventuras de Cal envolvem auxiliar um conflito civil em Kashyyyk – ajudando os Wookies no combate contra o Império -, testes em Dathomir – bem como convencer as Irmãs da Noite que quem exterminou seu povo foi na verdade o Império e não os Jedi -, enfrentar as Inquisidoras e até mesmo Darth Vader.

    CAL KESTIS CAVALEIRO JEDI E HOLOCRON RECUPERADO

    Cal Kestis

    Cal se reconcilia com seu passado e ao completar seu treinamento é nomeado Cavaleiro Jedi pela antiga Jedi Cere Junda. Quando Cal finalmente chega ao cofre para recuperar o holocron, ele é tomado por uma visão de um possível futuro que o mostra rodeado de crianças que o chamam de Mestre, e logo após é emboscado pelo Império. A visão o mostrava sendo torturado e se tornando um Inquisidor. Quando acordou da visão, o holocron havia sumido.

    O encontro de Cal Kestis com Vader é algo bem mais assustador do que deveria ser. Não apenas ameaça que Vader impõe sobre os outros, mas por esse confronto se dar em Nur, na Fortaleza Inquisidora.

    Ao partir para Nur para recuperar o Holocron, Kestis enfrenta não apeans Vader, mas também a Segunda Irmã, que se coloca como uma ameaça à missão de Kestis desde o início do game.

    Após quase ser morto por Vader e conseguir escapar com o holocron, Kestis acorda a bordo da Mantis. Ao perceber que quase morrera, e ver que o holocron havia sido recuperado, quando lembrou da visão que teve anteriormente, Kestis optou por destruir o holocron e manter as crianças seguras do Império.

    PODERES

    Assim como todo Jedi, as habilidades de Kestis giram em torno do combate com sabre e suas habilidades ligadas à Força.

    Sabre de luz: Quando Kestis embarcou na cápsula de fuga com seu mestre, Jaro Tapal, Tapal deu a seu padawan seu sabre danificado. Kestis guardou o sabre de seu mestre que o foi bem útil até chegar em Dathomir, quando ele foi destruído. Usando as peças do sabre recém-quebrado, e o sabre de Ceres Junda, Kestis construiu um sabre de luz com duas lâminas que poderia se separar e se tornar dois sabres distintos.

    Kestis se tornou um exímio lutador combate Jar’Kai que é o combate com dois sabres de luz. Suas habilidades avançaram ao ponto dele ser capaz de usar três formas distintas do sabre em combate, utilizando as mais diversas configurações de seu sabre para tirar o equilíbrio de seus inimigos.

    Força: Após quase morrer durante os acontecimentos da Ordem 66, a conexão de Cal com a Força ficou comprometida. Mas mesmo depois de todo o tempo, ele manteve suas habilidades ligadas à Força, bem como suas habilidades físicas. Mas no começo de nossas aventuras, Cal era capaz de realizar apenas técnicas básicas ligadas à Força, como a Estase da Força e até mesmo levitar alguns objetos. Bem como uma técnica imensamente rara que apenas alguns Jedi conseguem desenvolver, que é um tipo de psicometria, que o permitia ver e sentir a história de objetos e pessoas através da Força se ele os tocasse.

    Ao se recuperar completamente sua conexão com a Força, suas habilidades telecineticas só cresceram.

    Com o anúncio de Star Wars Jedi: Survivor, esperamos que uma versão mais velha de Cal Kestis apareça na série Obi-Wan Kenobi.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Sonic Origins (2022, Sega)

    Sonic Origins é a mais nova coletânea da Sega. A coletânea conta com os jogos clássicos da franquia com novos modos de jogo.

    Dragon Ball: Os 10 melhores episódios para assistir no Globoplay

    Após mais de 10 anos sem a TV Globinho, Dragon Ball chegou ao Globoplay. Confira a lista com os 10 melhores episódios.

    Veja o Clube Hellfire jogando D&D de verdade

    Eddie reina como o Mestre do Clube Hellfire em Stranger Things; mas o ator Joe Quinn, nunca havia jogado RPG antes... bom, até agora!

    HBO Max: Títulos para comemorar 1 ano do serviço

    A HBO Max está em festa! No dia 29 de junho, a plataforma de streaming completa um ano de seu lançamento na América Latina!