Jogos Vorazes: As maiores diferenças entre o filme e o livro

    Com um novo livro sendo lançado em um novo filme em desenvolvimento da franquia Jogos Vorazes, é hora de retornar à franquia criada por Suzanne Collins. Com uma história ambientada em um mundo distópico, acompanhamos a história de Katniss Everdeen e Peeta Melark. Vividos respectivamente por Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson, os personagens habitam um dos mais pobres distritos de Panem, o Distrito 12.

    Quando somos lançados na história, acompanhamos que a jornada dos dois será muito mais complicada do que aparenta, e mesmo que temerosa, a trama nos lançará em um mundo de violência e destruição mútua, em que apenas um pode sobreviver.

    Lançado originalmente em 2008, o livro de Suzanne Collins foi um sucesso de venda, o que rapidamente garantiu uma adaptação para os cinemas. Mas como diferentes mídias necessitam de diferentes linguagens, nem tudo foi adaptado ao pé da letra no filme, que foi lançado em 2012.

    Confira aqui, as principais diferenças entre o livro e o filme de Jogos Vorazes:

    O PIN DO TORDO NÃO É COMPRADO

    Jogos Vorazes

    No livro, Katniss ganha o pin da filha do prefeito do Distrito 12, Madge, pouco antes de partir para a Capital. Isso surpreende Katniss positivamente, pois ela pensava que Madge nunca tinha gostado dela. Mais tarde, é explicado que o tordo é uma referência a um antigo plano da Capital que se voltou contra eles. Tordos geneticamente alterados que eram utilizados como um programa de espionagem, que mais tarde, o público em geral se tornou ciente e usou contra o governo. O tordo mais tarde se tornou o símbolo de resistência dos distritos em vista do controle da Capital.

    Já no filme, Katniss compra o pin em uma loja, o que faz com que não exista qualquer explicação do tordo ser um símbolo tão importante.

    HAYMITCH FAZ UMA CENA NA CERIMÔNIA DE COLHEITA

    A primeira aparição de Haymitch no livro, faz com que os leitores entendam o personagem como um homem alcóolatra que cai do palco de tão bêbado durante a Colheita. Esta cena não está presente no filme.

    A aparição desta cena seria importante para estabelecer o personagem em um primeiro momento como uma figura completamente oposta ao que ele é, um sobrevivente de um dos Jogos Vorazes.

    CONSELHOS DE HAYMITCH

    Jogos Vorazes

    No livro, Katniss e Peeta pedem conselhos à Haymitch no caminho à Capital, e tudo que ele responde é:

    Aqui está um conselho, continuem vivos.”

    E logo depois, ele dá uma gargalhada. No filme, o conselho de Haymitch é até icônico:

    Abrace a possibilidade da sua própria morte.”

    Enquanto a versão do livro nos apresenta a possibilidade de Haymitch se “desculpar” após sua gafe na Colheita, a versão do filme estabelece que tanto Peeta quanto Katniss estão em perigo.

    A AVOX DE CABELO VERMELHO

    No livro, durante um jantar no Centro de Treinamento, Katniss reconhece uma das pessoas que a serve, uma jovem ruiva utilizando uma roupa vermelha. Ela conta a Effie que diz conhecer a jovem e esta rapidamente pergunta raivosamente:

    Não seja ridícula, Katniss. Como você conhece uma Avox?

    O livro revela que Katniss a conhece de fato mais pra frente. Quando esta conta a Peeta que uma vez, quando ela e Gale caçavam no Distrito 12, elas viram uma garota e um garoto “correndo como se suas vidas dependessem disso” pela floresta. Quando os viu, Katniss e Gale tinham certeza de uma coisa, eles não eram do Distrito 12, eles eram da Capital. Mas logo depois, uma nave apareceu no céu, matando o garoto e capturando a jovem.

    Um diálogo de Katniss e Gale revelam um pouco mais do que mais tarde eles passam a conhecer como a rebelião. Avox são pessoas que foram punidas por se rebelarem contra a Capital. Um traidor ou um desertor. A maioria dos Avoxes foram caçados e capturados pelos Pacificadores de seus respectivos distritos.

    Nos filmes, os Avoxes não são citados até Em Chamas.

    MÃOS DADAS NA PROCISSÃO

    Jogos Vorazes

    No livro, é Cinna quem manda Katniss e Peeta darem as mãos quando entram na Capital durante a procissão. Já no filme, essa cena é ideia de Peeta. Isso muda a perspectiva da cena, mostrando que Cinna no livro se importa em manter os dois vivos, mas no filme, mostra que o sentimento de Peeta por Katniss se dá mesmo nestes momentos, os mais tensos.

    KATNISS FICA SURDA

    No livro quando Katniss explode a pilha de comida na Cornucopia, a força da explosão a derruba, como acontece no filme. Ainda que a vejamos ligeiramente machucada na cena, no livro, seus ferimentos são mais sérios do que mostrados.

    Eu fiquei surda por causa da explosão? A ideia me amedronta. Eu dependo tanto dos meus ouvidos quanto dos meus olhos como uma caçadora, talvez até mais.”

    No livro, uma linha de diálogo esclarece seu acidente e seu ferimento se estende até o final da história do livro.

    O DISTRITO 11 ENVIA UM PARAQUEDAS À KATNISS APÓS A MORTE DE RUE

    No livro, essa sequência gira em torno de um desenvolvimento emocional de Katniss e Peeta. O paraquedas que Katniss recebe do Distrito 11 possui um pão em formato de lua, que a personagem percebe vir do Distrito de Rue. No filme, após a morte da jovem do Distrito 11, seu povo se revolta contra os pacificadores do Distrito.

    Essa trama é importante no livro, pois mesmo que Katniss entenda que o povo do Distrito 11 passe por dificuldades, eles tiraram o pouco dinheiro que tinham para lhe enviar um paraquedas, em sinal de apoio.

    BESTANTES SÃO MEIO ANIMAIS, MEIO COMPETIDORES

    Jogos Vorazes

    Ao final do filme, as criaturas lançadas em direção aos sobreviventes. O que poucos sabem, é que nos livros essas criaturas são importantes e são chamadas de bestantes. Essas criaturas bizarras são criadas a partir dos mortos dos Jogos Vorazes.

    Em uma sequência de perseguição, Katniss vê nos olhos dos bestantes os olhos dos competidores mortos.

    PEETA PERDE A PERNA

    Uma das maiores diferenças do livro para o game, vem do acidente de Peeta. Ainda que no filme ele só tenha um enorme machucado na perna, no livro, esse machucado é o que leva sua perna a ser amputada.

    Como essa sequência acontece de maneira bem parecida no livro, a perda da perna acaba sendo a única diferença. O que faz com que o livro exacerbe ainda mais as perdas por parte dos competidores. Tomando uma parte de Peeta que nunca mais poderá ser recuperada.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #257 | O Incrível Hulk (2008, Louis Leterrier)

    O filme O Incrível Hulk foi o 2º lançamento da Fase 1 do que viria a ser o Universo Cinematográfico Marvel.

    CRÍTICA – Ninguém Vai te Salvar (2023, Brian Duffield)

    Ninguém vai te Salvar conta a história de Brynn, uma jovem isolada que precisa lidar com uma invasão alienígena.

    TBT #256 | Wasabi (2001, Gérard Krawczyk)

    Wasabi é um longa do diretor Gérard Krawczyk. Estrelado por Jean Reno e Ryoko Hirosue. No longa acompanhamos a história de Rubert.

    CRÍTICA – Digimon Adventure 02: The Beginning (2023, Toei Company)

    Digimon Adventures 02: The Beginning nos lança por uma história inédita. Enquanto questiona elementos do mundo humano e digimon, conhecemos novos aspectos do mundo.