CRÍTICA – Ascensão (2019, Suma)

    Ascensão originalmente foi publicado em 30 de outubro de 2018 e veio a ser publicado no Brasil pela editora Suma em 2019. A obra possui 144 páginas e ao longo dos capítulos temos as lindas ilustrações de Mark Edward Geyer. Além disso, o livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Awards de Melhor Horror em 2018.

    SINOPSE

    Scott Carey tem muito em que pensar – o projeto enorme que pegou no trabalho; o casal lésbico que mora na casa ao lado e o cachorro delas, que insiste em fazer as necessidades no seu quintal; e a súbita e inexplicável perda de peso das últimas semanas. Apesar de não querer ser estudado e examinado, Scott decide compartilhar a questão com seu velho amigo, o Dr. Bob Ellis. Afinal, apesar dos números decrescentes na balança, sua aparência continua a mesma – além disso, seu peso não varia quando está nu ou usando roupas pesadas, quando está de mãos vazias ou carrega algo no colo. Não importa o que
    ele faça ou coma, Scott está cada vez mais leve – embora não mais magro -, e conforme seu peso se aproxima de zero, ele sabe que logo nada vai prendê-lo ao chão. Scott não quer se preocupar com o que vem pela frente; ele ainda tem tempo para resolver todas as suas questões antes do Dia Zero, e por que não começar pelas mais difíceis?

    ANÁLISE

    Em Ascensão, Stephen King trabalha um tema que já havia escrito em A Maldição do Cigano (1984), o emagrecimento misterioso de um personagem. No entanto, apesar de o tema sobrenatural ser uma temática recorrente em sua bibliografia, aqui o autor aproveita a oportunidade para criticar sem rodeios e de maneira feroz a era da extrema direita durante o governo Donald Trump. Com isso, o enredo se desenvolve na pequena cidade de Castle Rock. Para quem não conhece, a cidade é bem recorrente nas obras do autor.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Stephen King: 5 livros para começar a ler o Mestre do Terror

    Aqui, acompanhamos Scotty Carey que passa a perder peso misteriosamente. Apesar disso, essa perda de peso tem um detalhe interessante: o mesmo não perde a massa de gordura do seu corpo e aparenta não ter perdido nenhum peso. Desse modo, o acompanhamos em sua jornada misteriosa até chegar ao peso zero.

    Porém, até esse dia chegar, Scotty terá que lidar com vizinhos preconceituosos que não estão satisfeitos com a presença de novas moradoras lésbicas que abriram um restaurante na cidade e sofrem ataques dos moradores de Castle Rock. Diante dessa situação, Scotty fará o possível para que as mesmas tenham a devida aceitação e consigam aprovação dos demais moradores e assim busquem superar seus preconceitos diante das diversidades do casal.

    Nesta obra, Stephen King conduz uma história genuína e simples, mas que deixa uma mensagem positiva diante do mundo preconceituoso no qual vivemos. Além disso, o enredo retrata os tempos negros que vivemos diante da extrema direita que governou os Estados Unidos e Brasil.

    Todo esse paralelo com a realidade é assombroso, pois King mostra que os nossos maiores medos podem estar no preconceito das pessoas que não aceitam as diferenças.

    Em relação à parte técnica, a escrita de Stephen King é simplesmente incrível, o fato de Ascenção conduzir questões tão atuais em apenas 144 páginas é brilhante. O que mostra que o mestre segue contando excelentes histórias independentes do tamanho da obra.

    No entanto, o enredo é conduzido de maneira tão rápida que vai ser impossível não ficar com gostinho de quero mais. Eu sendo um leitor voraz dos livros do Mestre do Terror, achei Ascenção um livro ótimo; entretanto, seus personagens não são tão marcantes quanto de outras obras de Sthephen King; mas que ainda assim, conseguem prender o leitor logo nas primeiras páginas até o seu final.

    O livro é uma excelente porta de entrada para novos leitores que acham que King fica apenas em sua zona de conforto: o terror. Ascenção é bem conduzido, com questões atuais no qual as minorias sofreram nos últimos quatro anos.

    VEREDITO

    Ascensão é um ótimo livro que traz temáticas atuais em mundo que é bastante sombrio a nossa realidade. Principalmente com os preconceitos que as minorias vivem constantemente sofrendo.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Autor: Stephen King
    Editora: Suma
    Páginas: 144


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Noites Sombrias #115 | 5 filmes de terror que viraram livros

    Não estamos acostumados a ver filmes de terror se transformarem em livros, mas essa situação ocorre mais frequentemente do que se imagina!

    Jogos Vorazes: As maiores diferenças entre o filme e o livro

    Com um novo livro sendo lançado em um novo filme em desenvolvimento da franquia Jogos Vorazes, é hora de retornar à franquia criada por...

    Coraline: As maiores diferenças entre a história original e o filme

    Coraline ganhou o coração de muitos fãs após ganhar uma adaptação em stop-motion. Veja as maiores diferenças entre o material fonte e o livro.

    CRÍTICA – Heat 2 (2022, HarperCollins)

    Heat 2 é a continuação direta do filme dirigido por Michael Mann. O livro continua a partir do conflito entre os personagens de Al Pacino e Robert De Niro.