Stephen King: 5 livros para começar a ler o Mestre do Terror

    Recentemente fiz uma lista aqui no Feededigno com 10 filmes para conhecer o universo de Stephen King para celebrar os 75 anos do Mestre do Terror. O autor já tem 65 obras publicadas em sua carreira (sendo Conto de Fadas a mais recente, publicada agora em setembro), e dezenas delas foram adaptadas para o cinema.

    Agora, trago esta lista com 5 livros para você conhecer o mundo dessa mente tão brilhante do terror e suspense.

    Lembrando que essa lista é pessoal e não estranhe caso não tenha algum clássico do autor na lista, pois evitei incluir livros que fossem colossais, focando em trazer livros menores e que podem ser uma porta de entrada para conhecer outros clássicos do mestre Stephen King.

    Também priorizei indicar livros fáceis de encontrar. O momento é bom para começar a ler Stephen King, pois a editora Suma vem realizando um excelente trabalho editorial e de publicação, principalmente em obras que estavam fora de catálogo.

    Confira a seguir minhas indicações e saiba por onde começar a ler Stephen King hoje mesmo!

    O Iluminado (1977)

    Lançado em 1977, O Iluminado é um dos melhores livros para começar a ler Stephen King, o Mestre do Horror
    Créditos: Divulgação / Editora Suma

    O Iluminado é um clássico absoluto do mestre e sempre está presente na lista de melhores livros de Stephen King. De fato o livro é muito bom e acaba sendo uma excelente porta de entrada. No entanto, será inevitável não fazer comparações com o filme do diretor Stanley Kubrick.

    Ambas as obras são excelentes em suas propostas, mas o livro acaba desenvolvendo bem melhor o passado de Jack Torrance, seu alcoolismo e seu relacionamento com a família antes de ir para o hotel Overlook, visto que no filme fica bastante em aberto seu passado.

    Sinopse de O Iluminado: Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.

    Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

    Páginas: 464

    A Maldição (1984)

    Publicado em 1984, o livro A Maldição é uma ótima escolha para começar a conhecer o universo literário criado pelo Mestre do Terror
    Créditos: Divulgação / Editora Suma

    Sem sombra de dúvidas esse livro está no meu Top 3 de melhores livros de Stephen King. O enredo de A Maldição é muito angustiante e te deixará aflito até o seu clímax. A maneira que toda a história vai se desenvolvendo é simplesmente aterrorizante. Ainda mais com seu final que é simplesmente assombroso. Lembro que quando li esse livro fiquei dias pensando no final, e acredito que será impactante para você.

    Sinopse de A Maldição: Em A Maldição, Stephen King conta a história de um homem que se vê obrigado a lutar para não desaparecer do mundo. Tudo começou no dia em que, sedento por vingança, um cigano olhou para ele e disse duas palavras: “mais magro”. E então os ponteiros da balança foram descendo cada dia mais…

    Páginas: 288

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA: Noites Sombrias #7 | 5 melhores filmes das obras de Stephen King

    À Espera de um Milagre (1996)

    À Espera de um Milagre é uma obra de Stephen King que foi brilhantemente adaptada para o cinema e vale ser lida
    Créditos: Divulgação / Editora Suma

    Provavelmente você já viu o filme, que é sem sombra de dúvidas uma excelente adaptação, e assim como a adaptação para o cinema, o livro também é maravilhoso.

    Na obra de Stephen King, temos um final diferente para um determinado personagem, o que é brilhante, e que ainda assim segue sendo um dos melhores trabalhos que o autor já realizou, tanto pelo seu enredo sobrenatural, como pelos icônicos personagens.

    Sinopse de À Espera de um Milagre: À espera de um milagre traz a história do condenado John Coffrey e sua relação com o guarda penitenciário Paul Edgecombe. Edgecombe já viu muitas coisas bizarras durante a carreira, mas John Coffrey – um gigante com mente de criança – é uma das figuras mais estranhas que já conheceu.

    Acusado de estuprar e matar brutalmente duas garotas, seria o homem a encarnação do mal? Ou algo completamente diferente? O guarda está prestes a descobrir verdades terríveis e assombrosas que desafiarão todas as suas crenças. Originalmente publicado em seis partes, com o título de O Corredor da Morte, o romance é agora lançado em volume único como À Espera de um Milagre.

    Páginas: 400

    Sobre a Escrita (2000)

    Lançado em 2000, Sobre a Escrita é um livro de não-ficção em que Stephen King fala sobre o ato de escrever, traz dicas para melhorar o ofício e compartilha suas influências
    Créditos: Divulgação / Editora Suma

    Esse livro não é uma ficção, mas sim uma autobiografia feita pelo próprio Mestre do Terror. Sobre a Escrita é excelente para quem quer saber mais como a mente de Stephen King trabalha. Além disso, na obra o autor apresenta diversas dicas para escrever melhor e suas influências desde a infância.

    Sinopse de Sobre a Escrita: Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a Escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de Stephen King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.

    Páginas: 256

    Depois (2021)

    Lançado em 2021, o livro Depois tem uma premissa similar a do filme O Sexto Sentido (1999) e merece ser lido
    Créditos: Divulgação / Editora Suma

    Depois é um livro recente e que já entrou na minha lista de favoritos. Sei que já vimos um garoto que vê gente morta no excelente filme O Sexto Sentido (1999), mas aqui Stephen King mostra mais uma vez o seu talento em contar uma incrível história e não torna clichê a trama de um garoto que vê gente morta.

    Todo o enredo que move a narrativa é repleto de suspense e com pitadas de humor ácido. Além disso, temos um final que vai explodir sua cabeça.

    Sinopse de Depois: James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir.

    Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda.

    É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.

    Páginas: 192

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Foto em destaque neste artigo: Arte sobre foto de Stephen King por Francois Mori (AP) e imagem de divulgação da edição de 2012 do livro O Iluminado, publicado pela editora Suma

    Artigos relacionados

    Madame Teia: HQs para entender a história da personagem

    Conheça a trajetória da poderosa telepata Madame Teia e as tramas marcantes que a colocaram no centro de eventos cruciais no universo Marvel.

    Loki: As melhores HQs do Deus Trapaceiro

    Loki está presente nos quadrinhos desde o início dos anos 1960, ou seja, ele apareceu em uma tonelada de HQs. Conheça algumas imperdíveis!

    Noites Sombrias #123 | Jogos de terror para aproveitar o Halloween

    Na cultura pop o Halloween é celebrado através do universo do terror seja com uma boa maratona de filmes do gênero ou bons jogos!

    As melhores franquias dos games

    Diversos gêneros de games estão incluídos aqui, seja RPG, plataforma, tiro em primeira pessoa ou jogo de aventura.