Noites Sombrias #115 | 5 filmes de terror que viraram livros

    É bastante comum que livros sirvam de inspiração para roteiros de filmes terror e um exemplo notável é o renomado autor Stephen King, cujas obras têm sido adaptadas com sucesso ou fracasso, como é o caso de O Iluminado e o recente Chamas da Vingança, baseada no livro A Incendiária.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 10 filmes para conhecer o universo de Stephen King

    No entanto, não estamos acostumados a ver o inverso acontecer, ou seja, filmes conceituados se transformarem em livros, mas essa situação ocorre mais frequentemente do que se imagina. Portanto, aqui está uma lista com alguns filmes de terror famosos que foram adaptados para o formato literário.

    FILME: O Grito

    LIVRO: Ju-on

    o grito

    O filme revolucionou o modo de fazer terror oriental, com fantasmas que reviram na direção das suas vítimas e barulhos vocalizados de forma insistente. Essa história de uma maldição que fica nas residências onde ocorreram crimes trágicos na forma de fantasmas rancorosos e perseguidores conseguiu ser um grande sucesso do diretor Takashi Shimizu nos anos 2000, a ponto de chamar a atenção da indústria americana tendo o seu remake em 2004 produzido por Sam Raimi.

    O que nos interessa, entretanto, está na adaptação literária, Ju-on, que ficou a cargo de Kei Ohishi e que conta a história dos dois primeiros filmes japoneses, sendo restritos ao roteiro da trama.

    FILME: O Homem de Palha

    LIVRO: The Wicker Man

    Noites Sombrias #115 | 5 filmes de terror que viraram livros

    Dirigido por Robin Hardy em 1973 e sendo considerado um clássico cult até os dias atuais, aqui embarcamos numa trama investigativa acompanhando o Sargento Howie (Edward Woodward), que, investigando o desaparecimento de uma jovem garota, acaba parando numa ilha escocesa muito misteriosa, sede de um culto pagão muito estranho e perigoso.

    Já no universo literário, esse icônico filme de terror foi baseado no livro O Ritual, de David Pinner, escrito em 1967 (sem tradução no Brasil), e em 1979 esse roteiro se tornou um livro escrito por Anthony Shaffer. Não é nenhuma surpresa dizer que a trama também inspirou filmes como Midsommar (2019) e livros como As Possuídas pelo Diabo, do autor Thomas Tryon.

    FILME: A Bolha Assassina

    LIVRO: The Blob

    Noites Sombrias #115 | 5 filmes de terror que viraram livros

    Em 1958, o público dos cinemas saiu aterrorizado ao ver a história de um enorme meteoro que cai na terra, liberando na sua queda uma substância gosmenta e misteriosa. Quando jovens curiosos se aproximam do objeto espacial, essa gosma cria vida e começa a se alimentar de tudo e todos que estão em seu caminho. Talvez você se lembre apenas do remake de 1988 dirigido por Chuck Russell, e foi dele que surgiu o roteiro adaptado para um livro escrito e publicado por David Bischoff em 1989.

    FILME: A Hora do Pesadelo

    LIVRO: A Nightmare On Elm Street #1

    Quando percebemos que nem dormindo há escapatória, além de um filme de terror, temos a manifestação de um próprio pesadelo. Wes Craven dirigiu em 1984 A Hora do Pesadelo e conseguiu ter tanto sucesso quanto os seus antecessores no subgênero slasher, e ainda teve o brilhantismo de se reinventar.

    Campeão nas bilheterias, em quadrinhos, bonecos e até fantasias, não foi com grande espanto que foi possível encontrar uma novelização escrita em 1987 por David Bishop. Aqui, logo no primeiro livro temos a manchete de que os três primeiros filmes foram compilados e ainda sobrou espaço para uma história extra.

    FILME: Halloween

    LIVRO: Halloween

    Em 1978, um dos feriados americanos mais populares se tornaria alvo da mente única do diretor John Carpenter para se tornar o pano de fundo de uma das maiores franquias do cinema de horror. Jamie Lee Curtis passaria a ser uma das maiores representantes entre as final girls do subgênero slasher interpretando a eterna Laurie Strode, e sua fuga do maníaco mascarado se tornou tão rentável que perdura até os dias atuais.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Noites Sombrias #75 | As final girls mais icônicas do cinema

    Um ano após o sucesso do primeiro filme, o autor Richards Curtis, sob o pseudônimo de Curtis Richards, ficou a cargo da adaptação do roteiro com muita liberdade de inserção na trama do maníaco. No prólogo da sua obra, o autor retorna ao nascimento da raça celta na Irlanda para contar a história sangrenta de uma maldição advinda de uma história de amor não correspondida. Essa maldição, por sua vez, viaja anos e quilômetros para entrar no corpo de Michael Myers, criando assim a maldade desse assassino em série.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Star Wars: The Acolyte | 5 motivos para assistir a série do Disney+

    100 anos antes de A Ameaça Fantasma, Star Wars: The Acolyte se passa na era da Alta República e mostra quando os Jedis estavam no auge.

    Filmes subestimados que valem a pena assistir

    Infelizmente, alguns filmes acabam não recebendo a atenção e o reconhecimento que merecem e esses filmes acabam sendo subestimados.

    As melhores séries de médicos que você precisa assistir

    Desde que a TV se tornou popular, as séries de médicos sempre foram classificadas entre os tipos de programas favoritos dos espectadores.

    O que é o Festival de Cannes? Saiba mais sobre o evento anual de cinema e confira 4 recomendações de filmes

    Criado em 1946, o Festival de Cannes é um dos eventos de cinema mais prestigiados do mundo e acontece na cidade de Cannes, na França.