Noites Sombrias #75 | As final girls mais icônicas do cinema

    Os apreciadores de filmes de terror e suspense, especialmente aqueles que amam um bom slasher, têm sua memória repleta de exemplos de personagens, em grande parte mulheres que lutaram até o fim contra um assassino sanguinário, sobrevivendo para contar a história, seja escapando, seja derrotando o perpetrador com suas próprias mãos, lutando contra toda sorte de adversidades. Elas são as famosas final girls!

    O termo foi cunhado em 1987, pela acadêmica e professora estadunidense Carol Clover, que define essa sobrevivente com maestria da seguinte maneira:

    Ela é aquela que encontra os corpos mutilados de seus amigos e se dá conta da extensão do horror que está por vir e o perigo que ela própria corre; aquela que é perseguida, encurralada, ferida; aquela que vemos gritar, cambalear, cair, levantar e gritar novamente.”

    Conheça algumas final girls mais icônicas do cinema.

    Ellen Ripley (Sigourney Weaver)

    A Tenente Primeira Classe Ellen Louise Ripley foi uma conselheira civil do Corpo de Fuzileiros Navais Coloniais dos Estados Unidos e uma figura extremamente influente nos encontros da humanidade com a espécie Xenomorfo XX121.

    Ripley com interpretação de Sigourney Weaver tornou-se um marco no cinema. A personagem é frequentemente considerada uma das maiores protagonistas femininas de todos os tempos e uma das personagens mais icônicas que já apareceu no cinema. O papel também foi anunciado como desafiando os papéis de gênero em filmes, particularmente nos gêneros de ficção científica, ação e terror. E obviamente é uma das final girls mais lembradas.

    Weaver recebeu elogios da crítica por sua interpretação da personagem, e o papel continua sendo de longe o mais famoso até hoje. Por sua atuação em Alien: O Oitavo Passageiro (1979), a atriz foi indicada ao prêmio BAFTA de Melhor Estreante e ao Saturn Award de Melhor Atriz. Embora sua atuação no filme tenha sido aclamada, foi a franquia Alien que trouxe reconhecimento mundial a Sigourney Weaver, tornando-se a segunda atriz de terror da história (depois de Ellen Burstyn por O Exorcista) a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Ela também recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, e ganhou o Saturn Award de Melhor Atriz, o primeiro grande prêmio em sua carreira. 

    A personagem aparece em:

    • Alien: O Oitavo Passageiro (1979);
    • Alien 2 (1986);
    • Alien 3 (1992) e
    • Alien: O Regresso (1997).

    Laurie Strode (Jamie Lee Curtis)

    Laurie Strode é uma personagem da franquia Halloween, de John Carpenter e Debra Hill. Ela estreou no filme original de 1978 como uma estudante do Ensino Médio que se torna alvo do serial killer Michael Myers na noite de Halloween, que também se torna seu arqui-inimigo.

    A história de Laurie é complicada pelo fato de a série seguir várias continuidades conflitantes. Halloween H20: 20 Anos Depois (1998) e Halloween: Ressurreição (2002) ignoram os eventos de Halloween 45 e 6, dividindo a série em duas linhas de tempo separadas, ambas originárias do primeiro filme e sua sequência. 

    remake de 2007 estabelece sua própria linha do tempo desconectada. Já o filme de 2018 também começa diferente, sendo uma sequência direta do primeiro filme e ignorando completamente todos os outros desde então. 

    Embora a franquia criada por John Carpenter tenha como foco o vilão Michael Myers (Nick Castle), é inegável que Jamie Lee Curtis se tornou o principal rosto da franquia. Muitas fontes citam Laurie como um dos primeiros e mais influentes exemplos de final girl.

    A personagem aparece em:

    • Halloween (1978);
    • Halloween 2 (1981);
    • Halloween H20: 20 Anos Depois (1998);
    • Halloween: Ressurreição (2002);
    • Halloween (2007);
    • Halloween 2 (2009);
    • Halloween (2018);
    • Halloween Kills (2021) e
    • Halloween Ends (previsão de lançamento para outubro de 2022).

    Sidney Prescott (Neve Campbell)

    A franquia Pânico é uma das mais aclamadas do cinema de horror. Com a maioria dos filmes roteirizados por Kevin Williamson e todos dirigidos por Wes Craven, a franquia do assassino Ghostface brinca com os clichês do cinema de horror e subverte suas regras, quebrando as expectativas de quem assiste.

    É aqui que Sidney Prescott vivida por Neve Campbell é a principal protagonista da franquia e conquistou sua fama como final girl rebelde e igualmente subversiva.

    A personagem aparece em:

    • Pânico (1996);
    • Pânico 2 (1997);
    • Pânico 3 (2000);
    • Pânico 4 (2011) e
    • Pânico 5 (2022)

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Pânico (3ª temporada, 2019, VH1)

    Nancy Thompson (Heather Langenkamp)

    Quando você pensa em A Hora do Pesadelo, as chances são de que você pense naquele cara com o rosto queimado e lâminas na ponta dos dedos. Mas por que a heroína Nancy Thompson vivida por Heather Langenkamp, é tão icônica quanto o vilão Freddy Krueger vivido por Robert Englund? À primeira vista, Nancy pode parecer uma adolescente comum, bem como sua típica final girl: inocente, despretensiosa, a única que restou. Mas Nancy transcende esses esteriótipos do gênero de slasher dos anos 80, desenvolvendo-se ao longo do filme em uma personagem de pleno direito.

    Seu papel não é apenas reacionário ou passivo, gritando enquanto espera ser aterrorizada pelo vilão dos pesadelos. Ela aprende, constrói e planeja. Ela é uma das final girls a ter um papel ativo em garantir sua própria sobrevivência, buscando as informações de que precisa para tomar suas ações, avançando na trama por meio de suas escolhas e permanecendo resiliente diante da perda de quase todos que ama.

    A personagem aparece em:

    • A Hora do Pesadelo (1984) e
    • A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987).

    Carol Anne Freeling (Heather O’Rourke)

    Carol Anne Freeling é uma das protagonistas principais e a protagonista da trilogia Poltergeist. A personagem vivida pela saudosa atriz mirim Heather O’Rourke é uma clarividente e tem o poder de ver, ouvir e se comunicar com fantasmas através de um aparelho de TV, especialmente ela pode ver Kane (Julian Beck), fantasma visto no segundo e terceiro filme. 

    A personagem aparece em:

    • Poltergeist: O Fenômeno (1982);
    • Poltergeist 2: O Outro Lado (1986) e
    • Poltergeist 3: O Capítulo Final (1988).

    Alice (Milla Jovovich)

    Nem só de bons filmes são formadas as listas do Feededigno.

    Alice interpretada por Milla Jovovich é a principal protagonista da série de filmes Resident Evil. Ela é uma ex-agente de segurança da Umbrella Corporation que se tornou uma lutadora da resistência anti-Umbrella. Sob o nome falso de Alice Parks, ela guardava a entrada de The Hive ao lado de Spence Parks. Ela planejava expor a experimentação ilegal da corporação com o T-vírus, quando seu parceiro roubou o vírus e causou um surto dentro da instalação. 

    Um dos dois sobreviventes da Colmeia, ela foi capturada pela Umbrella e usada como cobaia no “Programa: Alice”, a personagem foi transformada pelo T-vírus, onde ganhou força, velocidade e agilidade sobre-humana, regeneração rápida e anti-envelhecimento. 

    Com sete filmes onde a Alice sempre sobrevive ao ataque de hordas de zumbis e vilões super poderosos alterados pelo T-vírus e outros experimentos, a personagem é a personificação da final girl perfeita, pelo menos na visão do diretor e marido de Milla Jovovich, Paul W. S. Anderson.

    A personagem aparece em:

    • Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002);
    • Resident Evil 2: Apocalipse (2004);
    • Resident Evil 3: A Extinção (2007);
    • Resident Evil 4: Recomeço (2010);
    • Resident Evil 5: Retribuição (2012) e
    • Resident Evil 6: O Capítulo Final (2016).

    Kirsty Cotton (Ashley Laurence)

    Kirsty Cotton é a protagonista central da franquia de filmes Hellraiser e a principal antagonista das entidades infernais conhecidas como Pinhead e os Cenobites. Fazer parte da lista de final girls onde a grande maioria luta contra serial killers e monstros é algo digno, mas lutar contra entidades do Inferno é outro nível e merece o devido reconhecimento.

    A personagem aparece em:

    • Hellraiser: Renascido do Inferno (1987);
    • Hellraiser 2: Renascido das Trevas (1988);
    • Hellraiser 3: Inferno na Terra (1992) e
    • Hellraiser: 4 A Herança Maldita (2002).

    Evelyn Abbott (Emily Blunt)

    Evelyn Abbott é a personagem principal no filme Um Lugar Silencioso e no filme sequência Um Lugar Silencioso: Parte II, ambos dirigidos por John Krasinski que também é marido da protagonista, Emily Blunt. Evelyn é casada com Lee Abbott (John Krasinski), e eles têm quatro filhos: Regan (Millicent Simmonds), Marcus (Noah Jupe), Beau (Cade Woodward) e um bebê. Os principais obstáculos de Evelyn são os desafios físicos da gravidez e a preparação para a dura realidade de criar um filho em um mundo onde a sobrevivência exige silêncio.

    Ao enfrentar alienígenas extremamente ágeis e ferozes, além de estar grávida e com três filhos, Evelyn é certamente uma das final girls com mais garra e determinação para sobreviver e proteger os seus.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Emily Blunt: Conheça a atriz e seus melhores filmes

    A personagem aparece em:

    Ángela Vidal (Manuela Velasco)

    Ángela Vidal vivida por Manuela Velasco é a principal protagonista da série de filmes REC e a antagonista oculta de [REC] 2: Possuídos (2009) e [REC] 4: Apocalipse (2014) quando ela é possuída pelo demônio que possuía Tristana Medeiros (Javier Botet).

    Apesar de ser a antagonista nos filmes subsequentes, no primeiro longa a personagem enfrenta o desconhecido de forma corajosa e a forma singular de filmagem do longa de Paco Plaza e Jaume Balagueró fazem com que o espectador esteja na linha de frente com essa final girl.

    A personagem aparece em:

    • REC (2007);
    • [REC] 2: Possuídos (2009) e
    • [REC] 4: Apocalipse (2014).

    Alice Hardy (Adrienne King)

    Alice L. Hardy era uma artista iniciante e uma das conselheiras contratadas no Acampamento Crystal Lake em 1979. Ela aparece como a protagonista principal do filme de terror slasher Sexta-feira 13 (1980) e mesmo enfrentando e sobrevivendo aos ataques do serial killer Jason Voorhees, a personagem vivida por Adrienne King é vítima do vilão no longa sequência.

    A personagem aparece em:

    • Sexta-Feira 13 (1980) e
    • Sexta-Feira 13 – Parte 2 (1981).

    LEIA TAMBÉM:

    Noites Sombrias #12 | Os 10 serial killers mais icônicos do cinema

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo é o mais novo suspense estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. O longa adapta uma história real.

    TBT #264 | ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ diverte, mas falha em entregar legado

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos muitos longas legados lançados nos anos 2000. O longa acompanha o amado Indy.

    CRÍTICA – ‘Bob Marley: One Love’ a voz do amor em tempos de guerra

    Bob Marley: One Love lança os espectadores por história emocionante, com músicas sobre amor, perseverança e biografia respeitosa.

    10 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir na Netflix

    A Netflix recebeu 18 indicações ao Oscar; veja a lista completa dos filmes da gigante do streaming que concorrem na maior premiação do cinema.