Início LISTAS Noites Sombrias #12 | Os 10 serial killers mais icônicos do cinema

Noites Sombrias #12 | Os 10 serial killers mais icônicos do cinema

Serial killers

Filmes de terror tem muito sangue e mortes incontáveis pelas mãos de diversos serial killers. O gênero slasher foi consolidado nos anos 80 e desde então está no imaginário de todos os amantes de terror. Muito disso acontece por conta dos icônicos antagonistas apresentados em diversas obras e hoje, citaremos os principais. Confira!

A lista abaixo contém spoilers, ou seja, leia por sua conta em risco!

NORMAN BATES

serial killers

Iniciando a lista, temos Norman Bates, de Psicose. Seu charme e seu jeito sonso enganam todos os espectadores que imaginam que a mãe de Bates está por trás de todos os assassinatos no motel da família.

Entretanto, ao final sabemos que Norman se vestia como a sua mãe, ceifando as vítimas com sua faca extremamente afiada.

JACK TORRENCE

Agora um nome polêmico aqui: Jack Torrence, de O Iluminado. Mas Ben-Hur, ele matou apenas uma pessoa no filme, como ele poderia ser um serial killer? A resposta é a seguinte: quem pensa em matar, praticamente já matou! 

Torrence já era um pouco perturbado e o Hotel Overlook apenas completou o trabalho de deixá-lo louco a ponto de querer assassinar sua família. Jack conseguiu matar apenas uma pessoa, uma vez que Danny conseguiu vencê-lo, mas a menção está feita aqui.

CHUCKY

serial killers

O boneco assassino mais cruel não poderia faltar nesta lista, pois seu incontável número de corpos empilhados é grande.

Um homem faz um ritual e acaba entrando no corpo de um boneco. O seu principal objetivo é conseguir um novo receptáculo, o pobre Andy, um garotinho inocente que é atormentado pelo boneco ruivo mais conhecido do universo.

Por mais galhofa que seja, Chucky deixou um marco na lista de serial killers mais icônicos do cinema, pois suas mortes são inventivas por conta da vantagem de seus adversários. O primeiro filme é divertido e mais coerente do que todos os outros feitos depois, principalmente que o fraco remake de 2019.

JIGSAW

Do you wanna play a game?

Jigsaw é um dos mais sádicos serial killers da lista, uma vez que ele não mata diretamente suas vítimas, e sim, a faz jogar por sua vida com armadilhas letais.

O vilão é icônico, pois ele possui um totem: um boneco horrendo que fica em cima de um triciclo e o representa para apavorar seus reféns. A grande reviravolta do primeiro filme só mostra a genialidade de Jigsaw, o que o torna ainda mais perigoso que muitos outros antagonistas.

LEATHERFACE

Aqui temos um dos mais cruéis serial killers de todos os tempos, uma vez que além de matar suas vítimas, ele arranca a pele de seus rostos e as usa.

Leatherface é um dos membros de uma família sádica do Texas. Sua arma é uma motosserra e ainda não conseguimos entender como a tradução de Texas Chainsaw virou O Massacre da serra Elétrica, que precisa de uma tomada para funcionar.

O assassino é extremamente violento e trata humanos como pedaços de carne de açougue. Em alguns filmes e até no Mortal Kombat, Leatherface assombra todos com o barulho de sua motosserra enferrujada que arranca cabeças e membros de muita gente.

MICHAEL MYERS

Aqui está o assassino que ataca no Halloween com sua máscara marcante do cinema. Michael Myers é um dos serial killers mais mortais dos filmes de terror, visto que aterroriza a pobre Laurie Strode que só queria ter uma juventude transviada.

Após matar sua irmã mais velha quando era criança, Michael continuou aumentando seu rastro de sangue por muitos e muitos anos.

Laurie Strode foi a grande pedra no sapato de Michael e ele e sua nêmeses já tiveram diversos enfrentamentos. O próximo embate já está marcado para este ano com o longa Halloween Kills. Quem sabe, enfim, teremos um vencedor?

GHOSTFACE

serial killers

Qual é o seu filme de terror favorito?

Ghostface ficou marcado nos anos 90 depois de várias tentativas frustradas de assassinar Sidney em Pânico. O traje preto, uma homenagem para o Ceifador, mais sua máscara horripilante e uma faca são marcantes até hoje em festas de Dia das Bruxas.

Apesar do tom sarcástico da obra, Pânico trouxe excelentes artifícios de um bom filme slasher, uma vez que tem ideias interessantes.

Embora o traje tenha sido usado por muitos, o Ghostface se tornou um personagem icônico no imaginário dos fãs de terror galhofa, vale a lembrança aqui na nossa lista de serial killers.

FREDDY KRUEGER

E se seu pior inimigo pudesse te atacar em seus sonhos, enquanto você dorme? Freddy Krueger faz isso e muito mais.

Apresentado nos anos 80 em A Hora do Pesadelo, o jardineiro pedófilo acaba sendo morto pelos pais das crianças. Após ser queimado vivo, ele promete voltar e matar todas as crianças no futuro onde seus pais não podem estar: nos seus sonhos.

Com métodos criativos, muito gore e humor, Freddy Krueger consegue estar em nossos corações, mesmo que seja um vilão cruel. A atuação impecável de Robert Englund marcou o cinema.

JASON VOORHEES

Não podemos falar de serial killers sem citar um dos maiores de todos os tempos: Jason Voorhees.

Com sua máscara de hóquei e um facão que corta até aço, o assassino já foi para diversas cidades e até para o ESPAÇO! Inclusive já fez parte de um horroroso crossover com Freddy Krueger em Freddy vs Jason

Jason era um garoto de aparência esquisita. Ele sofria bullying e, por descuido dos instrutores da colônia de férias, o jovem Jason acaba morrendo afogado.

Entretanto, ele acaba voltando das trevas para se vingar, matando todos os jovens que vem pela frente querendo apenas muita curtição e azaração.

O serial killer é famoso por matar os jovens no meio do coito, ou seja, ele é o maior inimigo da diversão! Com certeza merece muito o lugar aqui, pois mata as pessoas e o entretenimento alheio.

HANNIBAL LECTER

Telecine

Por fim, mas não menos importante, o canibal mais cruel e violento da história do cinema: o psiquiatra Hannibal Lecter.

Anthony Hopkins conseguiu dar vida a um dos maiores serial killers de todos os tempos. Com métodos nada ortodoxos, uma vez que já fez até uma de suas vítimas comer o próprio cérebro, Hannibal é um gênio do crime e um mestre em torturar e matar pessoas.

Em Silêncio dos Inocentes, Hopkins foi tão assustador que Jodie Foster morria de medo dele no set. Sua atuação foi tão incrível que o ator recebeu o Oscar de Melhor Ator por conta desse papel, algo marcante para o gênero de terror que é tão esnobado pela academia.

Hannibal é cruel e ardiloso, pois tem muita inteligência e ódio em seu coração. O mais incrível de tudo é que mesmo com todas as atrocidades cometidas por ele, temos um carinho imenso pelo personagem, algo notável demais dadas as circunstâncias.

E para vocês? Faltou algum assassino na nossa lista de serial killers? Discordam de um nome da lista? Comentem!

Artigo anteriorCRÍTICA – Carnívora (2015, AVEC Editora)
Próximo artigoNouvelle Vague: Conheça um dos maiores movimentos cinematográficos
Relações-públicas, gremista, nerd, escorpiano e palestrinha. Parece futebolista, pois só vive descendo a lenha. DC é melhor que Marvel, todavia, amamos as duas.