REVIEW: O ‘EPOMAKER Shadow-X’ é o melhor teclado mecânico 70% do mercado

    O Epomaker Shadow-X é uma das mais gratas surpresas de 2024. O teclado hot swappable – ou seja, é possível trocar não apenas as keycaps como do teclado, como os switches – da Epomaker, é 70% e um dos mais interessantes que testei até aqui. Tendo sido a Epomaker um dos mais divertidos parceiros, fiz uso do teclado em atividades cotidianas, corriqueiras e o utilizei para jogar – e aqui ele se destaca. Ao longo do tempo de teste, o utilizei em diversas situações, seja redigindo este texto, muitos outros ao longo das semanas e também jogando Overwatch, Valorant e até mesmo o divertido Fornite.

    Agradeço à Epomaker nesta ocasião o envio do teclado para que pudéssemos testá-lo. Reforço aqui que este texto é imparcial e garante apenas um retorno da experiência.

    Alguns dos aspectos mais técnicos deste teclado serão abordados ao longo deste review, mas já adianto que ele pode vir em 5 diferentes switches de acordo com o gosto do usuário:

    • Epomaker Flamingo Switch;
    • Gateron Pro Yellow Switch;
    • Epomaker Budgerigar Switch;
    • Epomaker Bluebird Switch;
    • Epomaker Wisteria Switch.

    ANÁLISE

    Shadow-X

    Adianto que o Switch que veio pra mim foi o Wisteria, os switches lilases que tem força de atuação de 45gf, é do tipo linear e os switches já vez lubrificados de fábrica, o que torna a experiência de utilizá-los já completa. Com uma tela de 1,06′ e controle de regulagem para o led RGB que retroilumina o teclado. Com até 16.8 Milhões de combinações, os leds do teclado pode ser regulados por meio do botão menu e possuem cerca de 8 modos de programação e 4 níveis de brilho.

    Shadow-X

    Com um knob metálico, o teclado contém 3 modos de conexão, dentre estes, 3 configurações bluetooth distintas – que podem ser utilizadas em diferentes dispositivos -, conexão cabeada e um modo de conexão 2.4Ghz pelo dongle. Com uma alimentação via cabo USB-C, e pode durar até 30 horas dependendo de como você utiliza sua iluminação. O modo standby do teclado entra em ação após 2 minutos sem utilizá-lo, o que auxilia na conservação da energia, mas recomendo desligá-lo sempre que você desligar o computador.

    Não apenas por ser um teclado mecânico, mas por atuar como uma parte importante de seu setup, ouso dizer que o Shadow-X é a escolha perfeita para seu setup. Nas cores Black Silver, White Blue, White Green e White Purple, você pode colocar no teclado as cores que quiser.

    O teclado 70% possui alguns pontos positivos e outros nem tanto. Um fato interessante do teclado vem dele ser compacto, outro nem tanto, vem do fato dele não possuir um padrão ABNT. O que torna seu uso por vezes truncado. Com o software próprio da Epomaker que te permite programar não apenas a tela LCD como também criar atalhos e afins, você pode transformar o Shadow-X no que quiser.

    VEREDITO

    Ao longo do período de teste me surpreendi tão positivamente, que mergulhei de cabeça no mundo da Epomaker! Tentando tirar sempre o melhor do teclado, pude mergulhar de cabeça em games fps, de ação e até mesmo aventura utilizando ele. Se você gosta de teclados com switches mais silenciosos, recomendo não pegar o switch Wisteria. Até aqui, o uso do teclado se mostrou eficaz em tudo que me propus a fazer utilizando-o.

    O Shadow-X é robusto, e com sua placa PCB, ele tem suporte a switches de 3/5 pinos, o que abrange bastante a variedade de switches que este suporta. Sendo plug-n-play, o teclado não possui muito mistério de conexão. É necessário apenas conectá-lo para utilizar e ser feliz.

    Algo que achei engraçado ao receber o teclado, foi a tecla ‘Menu’ que chegou com um problema de impressão, em que lia-se ‘Meun’ ao invés de menu. Que edição de colecionador especial, hein! Tenho certeza que poucos possuem uma dessa.z

    Com uma experiência de digitação suave, graças aos switches pré-lubrificados, estabilizador e montagem do teclado, o som emitido por suas teclas é de até 16dB, o que é gratificante e baixo o suficiente para não incomodar. No geral, a experiência que o Shadow-X traz é robusta. Experiência essa que tive apenas com teclados de mais de R$ 1.000,00. Não sendo um teclado de entrada, tampouco um teclado high end, este traz o melhor dos dois mundos em sua arquitetura robusta e poderosa.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    O teclado mecânico Epomaker Shadow-X pode ser comprado na Aliexpress ou no site oficial da Epomaker.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    REVIEW: ‘EasySMX X10’ Revoluciona com Botões Mecânicos e Tecnologia Hall Effect

    O X10 da EasySMX é o mais novo controle mecânico da marca. O controle possui halleffect e é um dos maiores saltos evolutivos da marca.

    REVIEW: ‘Funlab Luminous’ se destaca por seu visual e mostra a que veio

    Nos últimos meses, a Funlab nos enviou um novo controle, o Luminous. O joy-pad da Funlab além de bonito se comporta bem ao longo...

    REVIEW | O ‘Funlab Firefly Pro’ nos leva por jornadas incríveis e apaixonantes

    O Funlab Firefly Pro nos leva por um caminho incrível. Enquanto nos encanta por seu visual singular, nos diverte e brilha.

    REVIEW – Leadjoy M1C+ (2023, Leadjoy)

    A Leadjoy nos surpreendeu com o controle para celular M1C+. O controle proporciona um maior conforto para jogabilidade e maior imersão.