Início SÉRIE Crítica CRÍTICA – jeen-yuhs: Uma Trilogia Kanye (1ª temporada, 2022, Netflix)

CRÍTICA – jeen-yuhs: Uma Trilogia Kanye (1ª temporada, 2022, Netflix)

0
jeen-yuhs: Uma Trilogia Kanye é uma série documental da Netflix com três episódios que abordam a carreira de Kanye West de modo intimista

Dividida em três episódios, jeen-yuhs: Uma Trilogia Kanye é uma série documental da Netflix que conta a trajetória do rapper Kanye West de uma forma bastante íntima. Dirigida por Clarence Simmons, o primeiro capítulo da produção chegou ao streaming em 16 de fevereiro de 2022, com os outros dois sendo lançados nas duas semanas seguintes.

SINOPSE DE JEEN-YUHS: UMA TRILOGIA KANYE

Um astro em ascensão e um cineasta. Duas vidas que se cruzam nesta série documental intensa e intimista que mostra a carreira de Kanye West, filmada durante duas décadas.

ANÁLISE

É inegável que Kanye West, ou Ye, trouxe um novo marco para a indústria do hip-hop de forma brilhante e genial. Em jeen-yuhs: Uma Trilogia Kanye, acompanhamos a ascensão desse artista tão icônico e polêmico que, no início da carreira, era apenas produtor em Chicago, mas com o sonho de se tornar rapper.

Contudo, o caminho que Kanye enfrenta para alcançar seu sonho é árduo e difícil, pois os veteranos do rap não o levavam a sério e tinham uma visão de que ele era “apenas” um produtor.  Ao longo do documentário acompanhamos seu processo criativo e o lançamento do seu primeiro álbum, The College Dropout (2004), aclamado pela crítica.

O documentário apresenta momentos inéditos e polêmicos da carreira do rapper em uma linha narrativa bastante interessante, pois os registros iniciais são antes de Kanye ser reconhecido mundialmente por sua trajetória no hip-hop. Ye já apresentava confiança e arrogância de que seria famoso no mundo da música de qualquer forma. Ao longo dos episódios vemos pessoas bastante intrigadas com o fato dele estar registrando tudo sem ainda ser famoso na indústria.

O desenvolvimento das três partes de jeen-yuhs: Uma Trilogia Kanye é ótimo, mas a produção acaba focando apenas nos álbuns do início da carreira do astro. Isso infelizmente é triste, pois não temos um destaque especial para os excelentes Graduation (2007) e My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010). Seria bastante gratificante ver o processo criativo desses dois álbuns.

No entanto, o documentário traça bem quem é Kanye West de uma forma nunca antes vista, destacando a grande influência de sua falecida mãe, Donda West, em sua carreira. Também há espaço para o período em que apoiou o ex-presidente Donald Trump e a inesperada candidatura do astro à presidência dos Estados Unidos, em 2020, assim como aborda o seu diagnóstico de transtorno bipolar.

Por fim, apesar das inúmeras polêmicas que o rapper já esteve envolvido, é inegável que Kanye seja considerado o típico gênio louco e que tudo o que acaba tocando se torna ouro, seja no mundo da música, ou no ramo da moda. 

VEREDITO

jeen-yuhs: Uma Trilogia Kanye é um ótimo documentário que explora bem a trajetória de Kanye West no mundo do hip-hop e que vale a pena ser conferido, mas que infelizmente pode decepcionar os fãs do trabalho artístico do rapper por não ter uma abordagem mais focada em sua discografia.

4,0 / 5,0

Assista ao trailer de jeen-yuhs: Uma Trilogia Kanye

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile