A primeira aparição do personagem foi na HQ Motion Picture Funnies Weekly #1 – Here is the Sub-Mariner! publicada em abril de 1939.
Namor foi criado em 1939 pelo escritor e desenhista Bill Everett para Funnies Inc. sendo o primeiro herói da Timely Comics, a Marvel, com uma história bastante controversa.
A Casa das Ideias surfou na onda de grandes nomes como Batman e Superman e deu origem ao atlante que travou uma luta contra os seres humanos que poluem os mares. Ele é filho do humano Leonard McKenzie e da atlante Fen, fazendo parte da família real de Atlântida. Por mais que ele seja um ser híbrido, o anti-herói é considerado um mutante dentro Universo Marvel.
Em 1941, Namor recebeu um retcon, virando um herói que enfrentava nazistas, lutando em dado momento ao lado do Capitão América. O sucesso com parcerias foi tão grande que ele foi inserido em diversas equipes ao longos dos anos, se tornando um coadjuvante de luxo em muitas histórias.
O Príncipe Atlante tem diversas habilidades especiais, pois é uma mistura de anfíbio com humano e tem genes mutantes. Ele consegue voar, tem força sobre-humana, respira debaixo d’água, visão apurada, além de ser extremamente inteligente.
Namor fez parte de inúmeros grupos, sendo um dos personagens mais versáteis da Marvel. Seu primeiro supergrupo foi Os Invasores, no qual a formação contava com Capitão América, Tocha-Humana, Bucky, Ciclone, Centelha e Miss América.ao se mover.
Nas telonas, o atlante será o antagonista de Pantera Negra 2, adaptando um arco importante no qual ele invade Wakanda, travando uma guerra com T’Challa. Tenoch Huerta irá interpretar o Príncipe dos Mares da Marvel.