Constantine: Saiba tudo sobre o Hellblazer da DC

    Quem iria imaginar que um demonologista seria um dos personagens mais queridos da editora DC Comics? John Constantine é um homem atormentado pelo seu passado obscuro enquanto vaga pelo mundo como bruxo e ocultista.

    Criado por Alan Moore, John Totleben e Steve Bissette, o personagem estreou nas páginas da HQ The Saga of Swamp Thing #37, em junho de 1985.

    Tendo ganhado inúmeras histórias fascinantes e até mesmo algumas adaptações, chega a hora de conhecermos um pouco mais sobre a história de John, o Hellblazer.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Constantine: Conheça as melhores histórias do Hellblazer

    ORIGEM

    Constantine nasceu na cidade de Londres, Inglaterra. Ainda dentro da barriga da sua mãe, Mary Ann Quinn, ele estrangulou o seu irmão gêmeo e no momento do seu nascimento, sua mãe não resistiu e acabou morrendo durante o parto. Seu pai, Thomas Constantine, ficou super revoltado e nunca aceitou John como seu filho. E ele acabou sendo criado pela sua irmã mais velha, Cheryl.

    Ao longo de sua adolescência ele foi um jovem, digamos que, um pouco rebelde e até tocou em uma banda, banda essa que o levou ao seu encontro com ao demônio Nergal, e foi neste encontro que toda a vida de Constantine foi moldada.

    Em Newcastle, John Constantine e sua banda foram procurar serviço em um clube chamado Casanova, chegando lá o clube estava cheio de corpos e apenas uma garota viva, chamada Astra Logue. Astra relatou ao grupo os abusos que sofria pelo seu pai e nisso uma criatura surgiu, o demônio Nergal. John na época já sabia um pouco sobre magia e ocultismo e decidiu então enfrentar o demônio invocando outro demônio para combatê-lo, porém, o truque não deu muito certo e isso acabou levando Constantine para o Inferno, mas apesar disso, ele conseguiu escapar.

    PODERES E HABILIDADES

    John Constantine é o tipo de cara que prefere usar o cérebro ao invés da força física. Isso significa que o combate corpo a corpo é um dos seus pontos fracos. E em vez disso, ele utiliza sua inteligência para derrotar os seus inimigos. Além disso, ele tem um tipo de ligação paranormal com outra realidade que lhe dá muita sorte, algo que já foi muito útil em várias ocasiões.

    Mas o forte deste personagem é mesmo a utilização das artes mágicas que lhe garantem uma vantagem sobre quase todos os seus adversários. Algumas das habilidades utilizadas por ele são: Controle do fogo do Inferno, utilização de explosões de energia cósmica, rápida regeneração, manipulação da realidade, necromancia, projeção astral, teletransporte e muitas outras.

    EQUIPES

    John foi membro fundador da Liga da Justiça: Sombria. No grupo, ele interagia com personagens como Zatanna, Monstro do Pântano e Desafiador, em aventuras cheias de ocultismo e mistério. A equipe como todas as outras já contou com diversos membros entre eles Etrigan e até Senhor Destino; eventualmente, Constantine acabou participando de uma segunda formação da equipe, liderada pela Mulher-Maravilha.

    Outras equipes em que esteve presente incluem: Liga da Justiça, Lendas do Amanhã e até a Tropa Sinestro.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Conheça Zatanna Zatara uma das magas mais poderosas da DC

    Senhor Destino: Conheça Nelson Kent, o primeiro avatar de Nabu

    CURIOSIDADES

    John Constantine já teve câncer terminal no pulmão, que foi explorado logo nas primeiras edições da fase de Garth Ennis. Para se livrar da doença, o demonologista vende sua alma para os três primeiros caídos, que seriam os três demônios mais poderosos do Inferno, ficando atrás apenas de Lúcifer.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Lúcifer Morningstar, o diabo da DC Comics

    Desta forma, quando John está prestes a morrer, chegam o três Lordes do Inferno para pegar sua alma. Tendo em vista que só um poderia tê-la, eles se negam a ter a alma de Constantine temendo uma guerra entre os três, obrigando os demônios a retirar o tumor no pulmão do Hellblazer. Logo após a retirada do tumor para se aproveitar da raiva das criaturas infernais, o sacana demonologista mostra o dedo mediano como forma de provocação.

    OUTRAS MÍDIAS

    ANIMAÇÃO

    É unanimidade que a DC tem as melhores animações de super-heróis e John Constantine está em inumeras delas, incluindo as excelentes:

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Saiba ordem cronológica das animações do Warverso

    GAMES

    O Hellblazer também fez suas aparições em diversos games da DC, incluindo um game próprio; entre eles temos:

    • Constantine (2005);
    • Justice League: Earth’s Final Defense (2013);
    • Injustice 2 (2017);
    • LEGO DC Super-Villains (2018);
    • Entre outros.

    FILMES E TV

    Matt Ryan como John Constantine na série da NBC.

    A primeira adaptação de Constantine fora dos quadrinhos veio em um filme de mesmo nome lançado em 2005. O longa foi dirigido por Francis Lawrence e trouxe Keanu Reeves no papel principal, junto de Rachel Weisz, Tilda Swinton e Peter Stromare. Apesar das várias mudanças no anti-herói, o longa adapta bem o arco Hábitos Perigosos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – TBT #27 | Constantine (2005, Francis Lawrence)

    Na televisão, John Constantine prosperou de uma forma bem diferente do que os fãs imaginavam. Em 2014, o detetive ocultista ganhou uma série na NBC, chamada de Constantine, que trazia Matt Ryan no papel principal. Apesar do ator ter caído no gosto dos fãs, a série não conquistou a crítica e foi cancelada com apenas uma temporada.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Família Shazam! Conheça a família de heróis da DC

    A Família Shazam! é formada por membros da família adotiva de Billy Batson que compartilham dos poderes e aparência de Shazam!

    O Peso do Talento: Saiba tudo sobre o filme do Nicolas Cage

    O Peso do Talento estreia no dia 12 de maio nos cinemas do Brasil. Conheça mais sobre a produção que é uma carta de amor a Nicolas Cage.

    Elizabeth Olsen: Conheça a atriz e seus melhores trabalhos

    Elizabeth Olsen estreou como atriz aos 4 anos de idade e é muito mais que apenas a Feiticeira Escarlate do Universo Cinematográfico Marvel.

    Raio Negro: Quem é Blackagar Boltagon, o Rei dos Inumanos?

    O rei dos Inumanos, Raio Negro possui uma voz quase sônica e com o menor sussurro ele pode destruir cidades inteiras.