Warverso: Todos os filmes da Liga da Justiça em ordem cronológica

    Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips está entre nós, encerrando sete anos de animações de um universo compartilhado da DC Comics nas telinhas. Ao todo foram 16 filmes que apresentaram os Novos 52 ao grande público, além de alguns arcos importantes dos quadrinhos como A Corte das Corujas, A Morte do Superman, O Retorno do Superman e Jovens Titãs: Contrato de Judas

    Todavia, qual é a ordem certa para ver tantos filmes? FEEDEDIGNO ME AJUDAAAAAAAA! Calma gente, estamos aqui para deixar a linha cronológica certinha, diferente do Barry Allen, por exemplo…

    Confira a ordem de todos os filmes da Liga da Justiça no Warverso!

    LIGA DA JUSTIÇA: PONTO DE IGNIÇÃO

    Na primeira animação do “Warverso” lançada em 2013, Flash viaja no tempo para consertar algo que aconteceu no passado, contudo acaba criando uma realidade paralela, onde a Liga da Justiça não existe, o Superman está desaparecido e a Mulher-Maravilha e o Aquaman estão em guerra.

    Dirigido por Jay Oliva e roteirizado por Jim Krieg, a animação é adaptação direta do arco de história em quadrinhos Flashpoint, de Geoff Johns e Andy Kubert.

    Curiosidade: Ron Perlman e Dana Delany voltam a reprisar seus papéis, na dublagem do Exterminador e da Lois Lane, respectivamente.

    LIGA DA JUSTIÇA: GUERRA

    Segundo filme da franquia que reiniciou a Liga e apresentou os Novos 52, Liga da Justiça: Guerra, longa de 2014, uniu Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Shazam! e Ciborgue na luta contra os parademônios e seu líder supremo: Darkseid.

    A formação da equipe é um pouco diferente da original, pois insere o Ciborgue e Shazam! no lugar de Aquaman e Caçador de Marte, membros originais, sendo bastante fiel aos Novos 52.

    O filme foi dirigido por Jay Oliva.

    O FILHO DO BATMAN

    Aqui temos o primeiro filme solo de um personagem. Protagonizado por Batman, O Filho do Batman apresenta Damian Wayne, filho do protagonista com Talia Al Ghul, filha de Ra’s Al Ghul, líder da Liga das Sombras e inimigo do Homem-Morcego. 

    Violento e com princípios bem antagônicos ao seu pai, Damian precisa receber lições de seu pai para se tornar o mais novo justiceiro de Gotham e assumir o manto de Robin, uma vez que Dick Grayson tomou um caminho diferente.

    O filme é dirigido por Ethan Spaulding e foi lançado em 2014.

    LIGA DA JUSTIÇA: TRONO DE ATLÂNTIDA

    Terceiro filme da Liga da Justiça no Warverso, Liga da Justiça: Trono de Atlântida apresenta Arthur Curry, um jovem pescador que tem poderes meta-humanos e descobre que é herdeiro do trono de Atlântida, pois sua mãe era a rainha da cidade mística. 

    O filme mostra a origem de Aquaman, que foi base para James Wan no filme homônimo, tendo o Mestre dos Oceanos, o príncipe Orm, como principal vilão.

    Jay Oliva e Ethan Spaulding fizeram uma dobradinha na direção no longa de 2015.

    BATMAN VS ROBIN

    Batman vs Robin é o segundo filme solo de um personagem no Warverso. Damian e Bruce estão tentando se acertar, ao mesmo tempo em que um misterioso vilão aparece em Gotham, tentando trazer o novo Robin para o seu lado. 

    O longa foi o primeiro a adaptar um dos arcos mais famosos do Cavaleiro das Trevas nesse universo: A Noite das Corujas e A Corte das Corujas, histórias que fizeram um grande sucesso nos quadrinhos, escritas por Scott Snyder e ilustradas por Greg Capullo.

    O filme tem a direção de Jay Oliva e foi lançado em 2015.

    BATMAN: SANGUE RUIM

    Após o sumiço do Homem-Morcego, Robin e Asa Noturna precisam descobrir o paradeiro do seu mentor, pois os criminosos de Gotham City não podem descobrir que a cidade está desprotegida.

    Batman: Sangue Ruim apresenta alguns novos personagens como a Batwoman (Kate Kane) e Batwing (Luke Fox) na sua trama.

    O longa mostra a influência de Batman e como ele tem aliados importantes na luta contra o crime em Gotham City por exemplo.

    Dirigido novamente por Jay Oliva, o filme foi lançado em 2016.

    LIGA DA JUSTIÇA VS JOVENS TITÃS

    Unindo dois dos principais supergrupos da DC Comics num crossover, Liga da Justiça vs Jovens Titãs apresenta Trigon, um dos vilões mais poderosos da editora.

    Superman, Flash, Mulher-Maravilha, Ciborgue e Batman se unem a Mutano, Besouro Azul, Estelar, Ravena e Robin, uma vez que agora Damian Wayne faz parte dos Titãs, para enfrentar a ameaça, proporcionando batalhas épicas.

    O filme foi dirigido por Sam Liu e foi lançado em 2016.

    LIGA DA JUSTIÇA SOMBRIA

    Após alguns fatos estranhos ocorrendo em Gotham e Metrópolis, Batman vai atrás de John Constantine para buscar ajuda.

    Reunindo Zatanna, Desafiador e Etrigan, o mago mais canalha de Londres junta o grupo místico mais poderoso da DC: a Liga da Justiça Sombria.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Zatanna Zatara, uma das magas mais poderosa da DC

    Curiosidade: do filme é a dublagem de Matt Ryan, uma vez que o ator interpreta Constantine nas séries da CW na televisão.

    O filme foi dirigido por Jay Oliva e foi lançado em 2017.

    JOVENS TITÃS: CONTRATO DE JUDAS

    Segunda adaptação de um dos arcos mais importantes da editora, Jovens Titãs: Contrato de Judas que conta a história de Terra, nova membro do grupo de heróis.

    Ao serem perseguidos pelo seu principal arqui-inimigo, Exterminador, os Jovens Titãs desconfiam de que haja um traidor na equipe, pois muitas coincidências surgem, gerando imprevistos nas missões.

    Os Jovens Titãs: Contrato de Judas foi publicado em 1984 nos quadrinhos, sendo uma história criada por Marv Wolfman e George Perez

    O filme foi a segunda adaptação do arco nas telas, visto que a animação do Jovens Titãs de 2003 também apresentou a história.

    O longa foi lançado em 2017 e foi dirigido por Sam Liu.

    ESQUADRÃO SUICIDA: ACERTO DE CONTAS

    Dirigido por Sam Liu em 2018, Esquadrão Suicida: Acerto de Contas mostra o grupo de vilões criado por Amanda Waller para uma missão que envolve o roubo de um artefato místico de nada mais, nada menos que o Senhor Destino, um dos feiticeiros mais poderosos da DC

    Liderados pelo Pistoleiro; Arlequina, Tigre de Prata, Capitão Bumerangue e Cobra terão que enfrentar um grupo que tem o mesmo objetivo, além de estarem literalmente com a cabeça a prêmio.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Arlequina, a Palhaça Princesa do Crime

    A MORTE DO SUPERMAN

    Terceira grande adaptação de uma das melhores e mais trágicas histórias da DC Comics, A Morte do Superman é o décimo primeiro filme da franquia War

    Após a chegada de Apocalipse na Terra, a Liga da Justiça deve enfrentar o monstro formado com DNA kryptoniano. Depois do alienígena derrotar praticamente todos os super-heróis, Superman é o último sinal de esperança da humanidade, pois une imenso poder ao heroísmo na essência.

    Criado por Dan Jurgens, A Morte do Superman foi um dos arcos mais chocantes dos quadrinhos em 1992, pois a morte de um dos personagens mais icônicos de todos os tempos fez tremer até a concorrência.

    O filme de 2018 é a terceira adaptação das telas, sendo a primeira realizada em 2007 e depois feita nas telonas em 2016 em Batman vs Superman. Nos games o arco foi adaptado em 1994 pela Blizzard.

    O filme foi dirigido por Sam Liu, Jake Castorena e James Tucker em 2018.

    CONSTANTINE: CIDADE DE DEMÔNIOS

    Dirigido por Doug Murphy em 2018, Constantine: Cidade dos Demônios é a primeira animação solo do personagem. 

    Chas, melhor amigo de John o contata para salvar sua filha Trish que está em coma devido por questões de magia negra. O mago então volta à Londres e enfrenta os erros do seu passado.

    O filme começou como uma websérie do serviço de streaming CW Seed, todavia, após seis episódios, o estúdio decidiu transformar o produto em filme.

    A foi escolha bastante acertada, pois Constantine: Cidade dos Demônios é a melhor adaptação do Hellblazer.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça as melhores histórias do Hellblazer

    REINADO DOS SUPER-HOMENS

    Depois da derradeira morte do Homem de Aço, novos Supermen surgem em Metrópolis, tentando substituir o líder da Liga da Justiça

    No longa somos apresentados aos personagens Erradicador, Superboy, Aço e Superciborgue, quatro novas versões do Azulão.

    O arco é uma continuação quase direta também nas HQ’s, uma vez que em 1993, um ano depois do clássico de Dan Jurgens, Louise Simonson, Dan Jurgens, Karl Kesel, Roger Stern e Gerard Jones fizeram a terceira parte da história, precedida pela história  O Mundo sem o Superman de 1993.

    A animação foi dirigida por Sam Liu e foi lançada em 2019.

    BATMAN: SILÊNCIO

    Batman: Silêncio fecha as histórias solo do Homem-Morcego no Warverso

    Adaptação da obra de Jeph Loeb de 2002, a animação tem como destaque o vilão Silêncio, um homem que conhece Batman muito além do capuz e que está disposto a eliminar o herói a qualquer custo.

    O longa é o único que mostra o Palhaço do Crime, Coringa no universo compartilhado, algo curioso para o principal vilão do Cavaleiro das Trevas

    O filme foi dirigido por Justin Copeland em 2019.

    MULHER-MARAVILHA: LINHAGEM DE SANGUE

    Primeira animação que foca na amazona mais poderosa de todos os tempos, Mulher-Maravilha: Linhagem de Sangue é uma história de origem da princesa Diana, contudo, nos dá uma nova perspectiva sobre a protagonista.

    Após se juntar ao mundo dos homens em Liga da Justiça: Guerra, Diana Prince tenta se consolidar como heroína após a grande batalha da Liga da Justiça contra Darkseid, contudo, acredita ainda não estar pronta para ser o que precisa.

    O filme foi dirigido por Justin Copeland e Sam Liu e foi distribuído em 2019.

    LIGA DA JUSTIÇA: GUERRA DE APOKOLIPS

    Enfim, chegamos no grande ápice de tudo que foi criado aos longo dos sete anos! Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips, filme de 2020, dirigido por Matt Peters e Christina Sotta é a última animação do Warverso.

    Depois de voltar à vida, Superman decide acabar de uma vez por todas com Darkseid, levando a batalha diretamente para Apokolips, planeta dominado pelo tirano. 

    Após o plano falhar, a Liga da Justiça agora, ou o que sobrou dela, por exemplo, deve lidar com sua derrota e tentar retomar a esperança da humanidade com o intuito de vingá-la.

    Confira a crítica completa em vídeo:

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Liga da Justiça: Guerra de Apokolips (2020, Matt Peters, Christina Sotta)

    E para vocês, qual é o melhor filme? De quais vocês mais gostam? Quais vocês menos gostam? Comentem!



    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    TBT #265 | ‘Kill Bill’ é um clássico atemporal de vingança

    Kill Bill Vol. 1 é estrelado por Uma Thurman no papel da Noiva, uma heroína em busca de vingança por tudo que foi tirado dela.

    CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo é o mais novo suspense estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. O longa adapta uma história real.

    TBT #264 | ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ diverte, mas falha em entregar legado

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos muitos longas legados lançados nos anos 2000. O longa acompanha o amado Indy.

    CRÍTICA – ‘Bob Marley: One Love’ a voz do amor em tempos de guerra

    Bob Marley: One Love lança os espectadores por história emocionante, com músicas sobre amor, perseverança e biografia respeitosa.