Início QUADRINHOS Artigo Liga da Justiça Sombria: Tudo que você precisa saber!

Liga da Justiça Sombria: Tudo que você precisa saber!

879
0
Liga da Justiça Sombria: Apokolips War | Novo filme animado é anunciado

Liga da Justiça Sombria é um grupo que foi criado no reboot da editora com os Novos 52 e é um dos principais pilares de Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips, nova animação que fecha o arco da linha War.

História de Liga da Justiça Sombria

A equipe foi criada em 2011 no grande reboot da DC Comics. Peter Milligan foi recrutado para dar vida ao grupo, pois já tinha experiência com os personagens da Vertigo, John Constantine e Shade, o Homem Mutável.

Como primeira missão, John Constantine, Shade, Zatanna, Desafiador, Distorção Mental e Madame Xanadu para enfrentarem a poderosa vilã Magia.

PERSONAGENS

A Liga da Justiça Sombria já teve diversas formações, contando com personagens como Monstro do Pântano, Orquídea Negra, Frankenstein, Etrigan e Timothy Hunter, o protagonista de Os Livros da Magia.

A equipe já foi liderada pela Mulher-Maravilha, por exemplo, em um de seus arcos principais, algo muito curioso. Sendo assim, vamos apresentar os principais membros:

John Constantine

Constantine: As melhores histórias do Hellblazer

Líder da equipe e um dos membros mais famosos, o mago é um dos personagens mais icônicos da DC Comics

Sarcástico, poderoso, mau-caráter e charmoso, John é uma das lendas do selo Vertigo.

Criado por Alan Moore, Stephen Bissette e John Totleben, apareceu pela primeira vez na trigésima sétima edição da revista em quadrinhos do Monstro do Pântano, em 1985. 

O personagem foi baseado no vocalista do The Police, Sting; John Constantine é um dos maiores vigaristas e anti-heróis mais poderosos da DC.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Constantine: Conheça as melhores histórias de Hellblazer

Zatanna

Criada por Gardner FoxMurphy Anderson, introduzida em Hawkman #4, em 1964, e apresentada em vários títulos na Idade da Prata, Zatanna Zatara foi se tornando popular e se consolidou como uma das heroínas mais poderosas da DC.

Filha de Zatara, a maga é extremamente importante para a Liga da Justiça Sombria. Possui um relacionamento amoroso de idas e vinda com John ConstantineZatanna é a mais centrada do grupo, sendo uma das líderes da equipe.

Uma das suas principais características é a de falar seus feitiços com as palavras de trás pra frente.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

Zatanna: 10 coisas que provavelmente você não sabe

Conheça Zatanna Zatara

Monstro do Pântano

Monstro do Pântano: Conheça o personagem que revolucionou os quadrinhos

A história foi criada originalmente pelo escritor Len Wein e o artista Berni Wrightson para uma antologia de horror da DC, em 1971.

Alec Holland é um biólogo que trabalhava em uma fórmula revolucionária ao lado de sua esposa Linda. Ao ser quase morto por bandidos, acabou caindo num pântano com produtos químicos que acabaram unindo Alec ao ecossistema, criando o Monstro do Pântano.

Alec não é muito sociável com o grupo, principalmente com Constantine, no qual tem muitos problemas pessoais. A sua dinâmica é muito interessante, pois os dois tem ideais muito distintos. 

O Monstro do Pântano é um dos membros mais poderosos da DC Comics e é um membro mais esporádico da Liga da Justiça Sombria, atuando mais em alguns momentos específicos.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Monstro do Pântano: Conheça o personagem que revolucionou as HQs

Desafiador

Boston Brand era um trapezista de circo que foi assassinado em uma de suas apresentações. Contudo, ao receber poderes de um Deus Xamã, voltou à vida para se vingar de seu assassino.

Sua primeira aparição foi em Strange Adventures #205 (Outubro 1967), criado por Arnold Drake e Carmine Infantino.

O personagem também é famoso por ter sido desenhado posteriormente por Neal Adams.

O Desafiador é o alívio cômico do grupo, pois é extremamente galanteador e extrovertido. Seus poderes incluem intangibilidade e possessão de corpos.

Orquídea Negra

Criada por nada mais, nada menos que Neil Gaiman, a Orquídea Negra faz parte do selo Vertigo e teve sua primeira aparição em 1989.

Sua área de atuação é em Gotham City, lar do Batman, e seus poderes incluem voo, resistência a balas e mudança de aparência física.

A personagem fez parte de um dos experimentos de Alec Holland, futuramente o Monstro do Pântano.

Etrigan

Meio humano, meio demônio, Jason Blood era um cavaleiro que servia ao Rei Arthur e que foi amaldiçoado pelo mago Merlin que punira seu meio-irmão Etrigan para se juntar ao humano, pois o monstro não fez as vontades do mago.

Criado pelo lendário Jack Kirby em 1972, foi um pedido especial da DC Comics para uma linha de terror em suas histórias, contra a vontade Kirby. Todavia, devido ao estrondoso sucesso, Etrigan continuou com suas aparições até os dias de hoje.

Os seus poderes incluem super-força e cuspir fogo. Para que Blood se transforme no demônio, tem que proferir as seguintes palavras:

“Transforma-te, homem, transforma-te! Abandone as impurezas da carne, Pois no peito de fogo o coração arde! Abandone a forma humana, vilã! Erga-se o demônio Etrigan!”

APARIÇÕES

A Liga da Justiça Sombria apareceu em 40 edições dos Novos 52, contudo, a tendência é de ter algumas novas histórias na saga do Renascimento.

Além disso, protagonizou duas animações da DC: Liga da Justiça Sombria, em 2017 e agora em Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips, em 2020.

O grupo apareceu nos games da franquia LEGO, assim como alguns membros já foram apresentados em Injustice e Injustice: Gods Among Us.

A HBO Max está desenvolvendo uma série sobre a Liga da Justiça Sombria em parceria com a Bad Robot, empresa do renomado diretor J.J. Abrams.

E você, gosta do grupo? Comente!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.