Início QUADRINHOS Artigo Monstro do Pântano: Conheça o personagem que revolucionou as HQs

Monstro do Pântano: Conheça o personagem que revolucionou as HQs

526
0
Monstro do Pântano: Conheça o personagem que revolucionou os quadrinhos

A DC Universe está abrindo uma série de oportunidades para outros personagens ganharem vida no seu recente serviço de streaming. Já tivemos estreias como Titãs e Patrulha do Destino, agora chegou o momento de um dos personagens mais icônicos e importantes das histórias em quadrinhos: Monstro do Pântano, um ser misterioso que possui uma forte conexão com a vida vegetal.

ORIGEM

Monstro do Pântano: Conheça o personagem que revolucionou os quadrinhos

A história foi criada originalmente pelo escritor Len Wein e o artista Berni Wrightson para uma antologia de horror da DC, em 1971. A saga se inicia com o cientista Alec Holland e sua esposa, Linda, que juntos criaram uma fórmula bio-restauradora que tinha o objetivo de solucionar os problemas de fome existente em toda a Terra.

Inicialmente a proposta não foi aprovada por todos e assim, o laboratório acabou sendo invadido, Alec ficou desacordado e quando despertou, descobriu que tinha uma bomba implantada dentro do local. Naquele exato momento, a bomba explodiu e Alec Holland que estava em chamas, foi desesperadamente para o pântano. O seu corpo estava completamente coberto da fórmula e isso acabou afetando a vida vegetal do pântano, atribuindo a ele uma consciência, forma e memórias de Alec, tornando-se o nosso protagonista de histórias existencialistas.

PODERES E HABILIDADES

Monstro do Pântano: Conheça o personagem que revolucionou os quadrinhos

Na época em que Wein e Wrightson o criaram, o monstro tinha apenas força sobre-humana, regeneração e habilidades científicas devido a mente de Alec Holland. Na fase de Alan Moore, quando a criatura descobriu ser um Elemental da terra, adicionou-se um vasto controle sobre a forma vegetal. Ele pode mentalmente mover ou crescer plantas, animar madeira talhada ou morta, etc. Este poder tem tal dimensão que conseguiu transformar Gotham City em uma floresta.



Seu corpo vegetal também lhe oferece propriedades únicas. Ele também pode abandonar seu corpo e fazer sua consciência viajar através do plano Elemental conhecido como O Verde (uma forma de projeção astral), e renascer em um novo local, formando um novo corpo a partir de plantas do lugar. Acrescentando também que suas características são baseadas em uma espécie de vegetação nativa.

A SAGA DE ALAN MOORE

Monstro do Pântano: Conheça o personagem que revolucionou os quadrinhos

De 1983 a 1987, o formidável escritor Alan Moore revolucionou os quadrinhos dos Estados Unidos. Sua abordagem revolucionária na série do Monstro do Pântano definiu novos padrões para a narrativa gráfica e desencadeou uma revolução na nona arte que se reflete até os dias de hoje.

Partindo das premissas de horror gótico do título e construindo um marcante e intuitivo estilo narrativo e uma profundidade de caracterização sem precedentes, a visão de Moore foi traduzida em assombrosamente belos desenhos de colaboradores como Stephen Bissette, John Totleben, Dan Day e Rick Veitch. O resultado é uma das mais duradouras obras-primas dos quadrinhos.

INIMIGOS

O primeiro inimigo enfrentado pelo Monstro do Pântano foi Anton Arcane e suas abominações científicas. No entanto, seus inimigos são variados, qualquer um que seja uma ameaça para seu pântano ou para o ambiente, o que geralmente quer dizer seres humanos e seres sobrenaturais, já que ele representa a natureza e o equilíbrio ambiental.

Entre seus inimigos sobrenaturais mais poderosos estão os elementais de outros reinos da vida, como é o caso do Elemental do Vermelho, a força que liga todos os animais. Por mais que os dois sejam inimigos, ambos necessitam um do outro para se manterem vivos. O que não é o caso da Podridão, representada pela cor preta, que é a força da morte e da decomposição, e cujo único objetivo é a extinção da vida.

RELACIONAMENTOS

O maior relacionamento do Monstro do Pântano foi com Abby Cable, ou Abby Arcane, a sobrinha de Anton Arcane. Ela era esposa de Matt Cable, um agente da Interpol que investigava os assassinatos de Alec e Linda Holland, porém eles tinham vários desentendimentos no relacionamento, fazendo com que Abby e o Monstro ficassem cada vez mais próximos. Matthew morre após um ataque de Anton Arcane e Abby passa a ter um relacionamento amoroso oficialmente com o morador do pântano.

EQUIPES

O Monstro do Pântano original nunca realmente integrou alguma equipe no universo DC (até os Novos 52). Porém, ele fez parte do Parlamento das Árvores, um local onde outros Elementais descansam. Ele também tem uma “amizade”, ou podemos dizer um relacionamento tolerante com John Constantine, que vez ou outra aparece em suas histórias e ambos lutam juntos. Nos arco dos Novos 52, ele acaba fazendo parte da Liga da Justiça Sombria.

É válido lembrar que a origem aqui citada é relativa à Terra Nova, universo principal dos quadrinhos DC antes da implementação dos Novos 52.

A série Monstro do Pântano tem sua estreia marcada para 31 Maio de 2019, nos Estados Unidos pelo serviço de streaming DC Universe. E aí, animado para assistir essa nova série? Deixe seus comentários e lembre-se de compartilhar esse artigo com seus amigos!

Comentários