Início QUADRINHOS Artigo Conheça Zatanna Zatara, umas das magas mais poderosas da DC

Conheça Zatanna Zatara, umas das magas mais poderosas da DC

Conheça Zatanna Zatara, umas das magas mais poderosas da DC

Criada por Gardner Fox e Murphy Anderson, introduzida em Hawkman #4 – The Girl Who Split in Two em 1964 e apresentada em vários títulos na Idade da Prata dos Quadrinhos, Zatanna Zatara cresceu de uma personagem secundária para uma popular membro da Liga da Justiça e como uma dos principais usuários de magia do Universo DC.

Filha de John Zatara, Zatanna é uma maga poderosa que lança feitiços utilizando a logomancia e trabalha como intérprete e membro da Liga da Justiça e da Liga da Justiça Sombria.

ORIGEM

Zatanna: 10 coisas que provavelmente você não sabeZatanna é a filha do aventureiro John Zatara e sua esposa Sindella, e membro da tribo mística de feiticeiros chamada Hidden Ones ou Homo Magi.

Zatanna herdou a capacidade da mãe de manipular a magia e a propensão do pai ao heroísmo. Mais tarde, Sindella fingiu sua própria morte para devolver o Santuário do Oculto na Turquia, deixando sua filha sob os cuidados de John Zatara.

Zatara viajou pelo mundo com sua filha e a ensinou a aproveitar suas habilidades mágicas. Zatanna foi criada mais tarde por estranhos, no entanto, quando a bruxa má Allura amaldiçoou Zatanna e a impediu de ver seu pai, ela seguiu à procura de seus pais naturais, mas sem sucesso.

Zatanna descobriu o diário de seu pai e criou uma persona de palco para si mesma. Sua busca para encontrar seu pai a levou a um breve caso com John Constantine. Mais tarde, com a ajuda da Liga da Justiça, Zatanna conseguiu suspender a maldição de Allura e se reunir com o pai e, mais tarde, com a mãe. Tragicamente, Sindella morreu resgatando sua filha da cidade dos Ocultos, enquanto seu pai morreu salvando-a, como também as dimensões espirituais, da Grande Besta do Mal.

Como um membro de longa data da Liga da Justiça, Zatanna lutou contra inúmeros super-vilões e ameaças místicas. Após a morte de seu pai, no entanto, ela se aposentou das aventuras ativas e continua a manter sua casa familiar a Berço das Sombras (Shadowcrest, no original).

Ela agora vive em São Francisco, buscando uma vida normal enquanto tenta preservar o equilíbrio da comunidade mística clara e escura da Terra. Nesse papel, ela serve como uma das Sentinelas da Magia.



PODERES E HABILIDADES

Zatanna é um membro da raça Homo Magi e é geneticamente dotada de grande talento mágico. Ela pode lançar um número incrível de feitiços, o que geralmente faz ao pronunciá-los de trás para a frente como uma homenagem ao pai. No entanto, nem sempre é necessário utilizar a logomancia para ela lançar feitiços.

Zatanna demonstrou grande controle de sua habilidade mágica, que se estende a uma habilidade de feitiçaria elementar:

  • Pirocinese: Gerar e controlar o fogo;
  • Aerocinese: Gerar e controlar o ar;
  • Criocinese: Gerar e controlar o gelo;
  • Hidrocinese: Controle da água;
  • Geocinese: Controle da terra;
  • Clorocinese: Controle sobre plantas;
  • Termocinese: Capaz de manipular a temperatura de um local para se aquecer em ambientes frios.

O domínio da magia de Zatanna também lhe concede uma ampla gama de outros poderes:

Vôo, controle climático, cura, ilusão, distorção da realidade, telecinesia, telepatia, teletransporte, geração de campo de força, viagem dimensional, alteração de tamanho, visão espectral, invulnerabilidade mística, manipulação de probabilidade, manipulação de memória (apagamento e alteração da memória das pessoas), força super-humana, durabilidade sobre-humana e extração e teletransporte de almas (ela só usa essa habilidade em situações terríveis).

Magia ilimitada

O limite superior de sua habilidade de lançar feitiços é desconhecido, mas ela já é considerada uma das mais poderosas usuárias de magia do Universo DC. Apesar disso, Zatanna aparentemente ainda não alcançou todo o seu potencial.

Ilusionista

Zatanna também é uma talentosa mágica de palco e hipnotizadora que rotineiramente encanta o público com suas performances misteriosas e divertidas. Embora ela geralmente tenha pelo menos algumas centenas de feitiços específicos preparados a qualquer momento, ela é especialista em improvisação mágica e pode facilmente modificar seus feitiços para lidar com situações imprevisíveis. Ela costuma usar sua magia para ajudar na execução de tarefas diárias, especialmente se estiver muito ocupada ou cansada para fazê-las da maneira mundana. Zatanna é multilíngue, sendo fluente em inglês, espanhol e sua marca registrada “discurso invertido”.

Combate corpo a corpo

Embora a magia seja sua principal arma na batalha, Zatanna é uma habilidosa combatente corpo a corpo que consegue se manter surpreendentemente bem em uma luta física. 

Suas proezas de luta muitas vezes deixam seus oponentes desprevenidos, pois eles assumem erroneamente que ela é impotente se sua capacidade de lançar feitiços for neutralizada.

Zatanna já disse que ter faixa vermelha no kung fu marciano, um método de luta exótico com o qual poucos oponentes estão familiarizados, dando a ela uma vantagem adicional no combate. Ela também recebeu treinamento de combate com a Liga da Justiça e com o próprio Batman.



EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

Varinha

Zatanna normalmente carrega sua varinha mágica e às vezes a usa para direcionar seus feitiços. Não está claro se a varinha realmente possui propriedades mágicas próprias e ajuda a concentrar seus poderes, ou se é apenas um simples acessório de palco, visto que não é necessário que ela use sua varinha para realizar feitiços.

Chapéu

A personagem costuma usar uma cartola preta, típico de mágicos como parte de seu traje tradicional. Ela já utilizou o chapéu diversas vezes como um portal dimensional, tanto para trazer itens para ela quanto para prender os inimigos. Como com a varinha, não está claro se o chapéu em si é mágico ou se é apenas um acessório conveniente para ajudá-la a concentrar seus poderes de manipulação dimensional.

Berço das Sombras

Esta é uma mansão sobrenatural que serve como santuário pessoal e base de operações de Zatanna, bem como a Batcaverna do Batman ou a Fortaleza da Solidão do Superman.

A biblioteca do Berço das Sombras possui uma das mais extensas coleções de livros sobre magia e conhecimento mágico já reunidos. Também abriga um arsenal de poderosas relíquias mágicas que podem fazer “praticamente qualquer coisa que você queira que elas façam” (de acordo com Zatanna).

Até mesmo Zatanna não entende completamente tudo sobre a casa, mas ela acredita que, de alguma forma, a casa é tão viva quanto ela. Aparentemente a mansão parece estar fisicamente localizada nos arredores de Gotham, mas o interior da mansão realmente existe em uma dimensão mágica totalmente separada.



EQUIPES E AFILIAÇÕES

Conheça Zatanna Zatara, umas das magas mais poderosas da DCZatanna é membro da Liga da Justiça e da Liga da Justiça Sombria, mas basicamente atual sozinha. A grande maioria de suas aventuras é sozinha.

Além de um relacionamento com John Constantine – o que por si só já lhe rende muitas terríveis aventuras -, (como Constantine carinhosamente, a chama) também é muito amiga da Mulher Gavião, Miss MarteArtemis e Barbara Gordon.

CURIOSIDADES

Na continuidade da Idade Moderna dos Quadrinhos, a DC Comics ainda estava tentando lidar com as repercussões de Crise nas Infintas Terras, que havia mudado a história de muitos heróis e reiniciado outros. A história de Zatanna passou por grandes mudanças e sua origem é reformulada; aqui ela é amiga íntima de Bruce Wayne desde a infância. 

Zatanna é multilíngue, sendo fluente em inglês, espanhol e sua marca registrada “fala invertida”.

A única limitação conhecida à sua magia é que ela não pode trazer os mortos de volta à vida.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Zatanna: 10 coisas que provavelmente você não sabe



ADAPTAÇÕES

Tela de seleção de personagem no game Injustice Gods Among Us.

Zatanna Zatara apesar de ser uma personagem secundária nas páginas dos quadrinhos, sua presença é constante em praticamente todas as mídias em que a DC está presente.

A personagem já deu as caras em diversas mídias como:

Games

  • Justice League Heroes (Nintendo DS, Xbox 360, Game Boy Advance, PlayStation 2 e PSP);
  • DC Universe Online (PlayStation 3; PlayStation 4; Xbox One; Nintendo Switch e PC);
  • Lego Batman 2: DC Super Heroes (Wii, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo DS, PS Vita, Wii U, PC e Mobile); 
  • Injustice Gods Among Us (Wii U, PlayStation 3, Xbox 360, PC e Mobile);
  • Lego Batman 3: Beyond Gotham (PlayStation 3, PlayStation 3, Xbox One e Mobile); Injustice 2 (PlayStation 4, Xbox One e PC); 
  • Batman: Arkham Origins (PlayStation 3, Xbox 360, Wii U e Mobile);
  • DC Legends (Mobile) e
  • DC Unchained (Mobile).

Séries animadas

  • Batman: A Série Animada;
  • Liga da Justiça Sem Limites;
  • Batman do Futuro;
  • Justiça Jovem;
  • Justiça Jovem: Invasão e
  • Justiça Jovem: Renegados

Filmes animados

  • Liga da Justiça Sombria;
  • Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Série live-action

A atriz Serinda Swan foi escalada como Zatanna para a série de TV live-action Smallville e apareceu pela primeira vez no episódio da oitava temporada, intitulado Hex.

Com a popularidade das super-heroínas no cinema, filmes como Mulher-MaravilhaAves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa abrem as portas para mais filmes de personagens femininas e torcemos muito para que em um futuro próximo possamos enfim ver a Zatanna nas telonas!

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | DC Comics: 10 personagens femininas que merecem um filme solo



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.