Início FILMES Artigo Coringa: Dissecando o palhaço Príncipe do Crime

Coringa: Dissecando o palhaço Príncipe do Crime

186
0
Coringa: Dissecando o palhaço Príncipe do Crime

Coringa é um dos maiores vilões da DC Comics, quiçá, de todos os tempos. O Agente do Caos é icônico e já deu muita dor de cabeça à Liga da Justiça, principalmente de um dos seus fundadores: o Batman, no qual é o arqui-inimigo.

O filme solo do Palhaço Príncipe do Crime vem aí com alta expectativa e algumas premiações no currículo. Confira um pouco a trajetória do vilão em diversas plataformas.

ORIGEM

O Coringa é um vilão que não possui uma única origem, diversas vezes ela foi alterada para inserir o vilão em diversos contextos e aumentar o grau de rivalidade com Bruce Wayne. A mais utilizada é a de um comediante falido que, após não ter mais nada a perder, junta-se a um grupo de ladrões com a alcunha “Capuz Vermelho” e acaba sendo surpreendido por Batman num roubo frustrado, caindo em um tanque com componentes químicos que deformaram sua face e mexeram com seu cérebro, tornando-o um psicopata sanguinário e sem escrúpulos em Gotham.

NOS QUADRINHOS

Foi criado por Jerry RobinsonBill Finger e Bob Kane e apareceu pela primeira vez em Batman #1 (Abril de 1940). Parcialmente inspirado em Gwynplaine, um dos personagens principais do romance L’Homme qui rit (O Homem que Ri) de Vitor Hugo.

Os créditos para a criação do Coringa são disputados; Robinson e Kane reclamam responsabilidade pelo seu desenho, apesar de reconhecerem a contribuição de Finger na escrita.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Batman 80 anos: O início e o legado do Morcego de Gotham

Em relação à suas histórias, é bem difícil escolher quais não haja destaque por parte do Bobo da Corte do Genocídio. Algumas histórias são tão incríveis que não tem como não ficarmos impressionados com suas ações. Abaixo, seguem alguns exemplos:

O HOMEM QUE RI

O HOMEM QUE RI

A primeira aparição do Palhaço do Crime nas histórias do Defensor de Gotham não poderia estar de fora da lista. Batman e Robin contra o Coringa nesta edição de 1940 com a arte do lendário Bob Kane.

INJUSTIÇA – DEUSES ENTRE NÓS

INJUSTIÇA - DEUSES ENTRE NÓS

Em Injustice – God Among Us, depois de enganar nada mais nada menos que o poderoso Superman, usando o gás do medo do Espantalho, fazendo com que Lois Lane, grávida naquele momento de Kal-El, ficasse com a aparência de Apocalipse aos olhos do Azulão e fosse morta pelo próprio super-herói, matando metade dos habitantes de Metrópolis por instalar uma bomba no coração da pobre moça e, além disso tudo, ainda mata Jimmy Olsen com um tiro na cabeça, desencadeando a fúria do Homem de Aço que acaba empalando o vilão, se tornando um ditador na Terra.

Sem dúvidas, o Coringa é o grande fio condutor da trama, causando perdas irreversíveis no universo DC.

A MORTE DA FAMÍLIA

batman - a morte em famíliaJá em Batman – Death Of The Family, Coringa mata um dos membros mais importantes para o Homem-Morcego: Jason Todd, o segundo Robin, com um pé de cabra e uma bomba, demonstrando sua frieza e perversidade do personagem.

A PIADA MORTAL

piada mortal

Talvez a HQ Batman – The Killing Joke seja a mais memorável do vilão. Em Piada Mortal, o vilão mira toda sua fúria no Comissário Gordon, uma das pessoas nas quais Batman mais confia. Coringa aleija a filha adotiva de Gordon, Barbara, a estupra e tira fotos dela nua para mostrar ao seu pai adotivo, no qual sequestra e deixa nu em um parque de diversões.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Piada Mortal (2016, Sam Liu)

Nesta edição, Alan Moore demonstra o quão doentio e psicótico é o palhaço, colocando os personagens em situações extremas, sugerindo no fim que Batman é tão complexado quanto seu arqui-inimigo, sugerindo que o herói o mate no fim.

O CAVALEIRO DAS TREVAS II

CAVALEIRO DAS TREVAS II

Marcado por seu embate final com o Homem-Morcego, em Batman – The Dark Knight II, no qual o antagonista mata centenas de pessoas apenas para chamar a atenção do herói, com a cena memorável na qual ele vai em um programa de TV e mata todos os presentes com o gás do riso. Ao final do confronto, Batman quebra o pescoço de Coringa, dando fim a sua jornada.

NOITES DE TREVAS – METAL

NOITES DE TREVAS - METAL

Em Dark Nights – Metal, o Batman que Ri, uma mistura do Batman com o Coringa. Isso mesmo, exatamente o que você acaba de ler! Precisa de mais alguma explicação? A genialidade dos dois personagens e a perversidade dúbia, nada é mais ameaçador do que isso, não é mesmo?

CORINGA

Escrita por Brian Azzarelo (mesmo autor de Superman – Pelo Amanhã 100 balas), e com a arte de Lee Bermejo (capista e desenhista de Hellblazer e Lex Luthor), a história se passa fora da cronologia da editora.

Em CoringaAzzarello consegue mostrar toda a loucura do vilão por uma nova perspectiva, pois a narrativa é totalmente focada nas ações do arqui-inimigo do Batman que está mais insano do que nunca.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Coringa (2008, DC Comics)



NA TV

O Coringa teve diversas aparições em desenhos animados da DC Comics, sendo eles: Batman, Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites, Super Choque, entre outras tantas.

BATMAN E ROBIN – Anos 60

coringa de cesar romeroInterpretado por Cesar Romero, o vilão era caricato e é considerado o melhor Coringa pelos saudosistas. Com sua maquiagem pesada e terno roxo, atormentava a Dupla Dinâmica com seus planos maquiavélicos e excêntricos, provocando muitos risos e uma catarse coletiva para os fãs da série estrelada por Adam West.

GOTHAM

Coringa: Dissecando o palhaço Príncipe do CrimeCameron Monaghan deu vida ao vilão na série. Essa versão se assemelha a dos quadrinhos e filmes, por ter um visual macabro, assim como suas ações. tornando-o inescrupuloso e extremamente perigoso para Bruce Wayne e James Gordon.



NOS GAMES

SÉRIE BATMAN ARKHAM

Coringa foi o grande vilão da série de games com o selo Arkham, sendo o antagonista principal dos títulos Arkham Asylum, Arkham City e Arkham Origins e o fio condutor de Arkham Knight. O vilao foi dublado pelo lendário Mark Hammill.

INJUSTICE – GOD AMONG US 1 e 2

Personagem jogável na franquia, tem movimentos rápidos é extremamente importante para a história.

MORTAL KOMBAT VS DC UNIVERSE

O jogo é uma mistura dos dois mundos consolidados, todavia, a execução não é muito boa. O vilão é um dos principais personagens do jogo.

MORTAL KOMBAT 11

Coringa será adicionado como DLC junto com outros personagens como Nightwolf, SpawnTerminator T-800, Sindel e Shang Tsung, e nós como fãs estamos muito ansiosos!



NO CINEMA

BATMAN – O HOMEM MORCEGO (1966)

Batman, também conhecido como Batman: The Movie, é um filme de aventura e comédia, dirigido por Leslie H. Martinson, baseado na série de televisão homônima.

Distribuído pela 20th Century Fox, foi lançado nos Estados Unidos em 30 de julho de 1966. O filme foi estrelado por Adam West como Batman e Burt Ward como Robin, ambos intérpretes dos personagens na série. Os vilões principais do filme foram o Coringa, vivido por Cesar Romero, Mulher-Gato (Lee Meriwether), Charada (Frank Gorshin) e o Pinguim (Burgess Meredith).

BATMAN (1990)

Coringa: Dissecando o palhaço Príncipe do CrimeJack Nicholson deu vida ao antagonista no filme de Tim Burton e sua atuação é lembrada até hoje. Com um tom sarcástico e ameaçador, Nicholson encorpou de forma magistral e hoje, sem sombra de dúvidas, é um dos mais amados Coringas da história em todas as plataformas.

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)

Heath Ledger, a lenda, o mito! O melhor Coringa já feito nas telonas! Todos nós achávamos que Jack Nicholson seria insuperável, mas o ator conhecido por fazer comédias românticas e filmes históricos se destacou de forma tão improvável e perfeita que hoje nos lembramos dele como a personificação do personagem.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA – TBT #19 | Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008, Christopher Nolan)

Christopher Nolan acertou em cheio na composição do elenco e Ledger carrega o filme nas costas com sua atuação monstruosa e lendária, recebendo um Oscar póstumo como melhor ator coadjuvante.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Heath Ledger: Confira 10 filmes inesquecíveis do ator

BATMAN LEGO (2017)

Zach Galifianakis fez uma versão mais leve e divertida do personagem, uma vez que o filme é voltado para o público infantil e é do gênero de comédia, entretanto, não o deixa menos importante na nossa lista!

ESQUADRÃO SUICIDA (2016)

Coringa: Dissecando o palhaço Príncipe do CrimeJared Leto foi o Coringa mais controverso dos cinemas com seu personagem completamente estranho, isso mesmo, estranho até para os níveis de “Coringagem”! Uma mistura de cafetão com mafioso fez com que o ator ficasse marcado negativamente pela sua aparição no filme de David Ayer, nos fazendo questionar o porquê ele foi inserido no longa.

CORINGA (2019)

Coringa: Todd Phillips diz que o filme não seguirá os quadrinhosJoaquin Phoenix é a nova aposta da DC Comics e Warner Bros. para dar vida ao maior vilão de todos os tempos! Phoenix é um excelente ator e o filme já recebeu algumas premiações afora, algo muito positivo e que aumenta e muito a expectativa dos fãs.

Muito elogiado por ser um artista completo, Phoenix tem tudo para ser um dos grandes nomes na história tão longa e rica do personagem que é um antagonista tão complexo.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Coringa (2019, Todd Phillips)

O filme estréia no Brasil no dia 03 de outubro de 2019.



E para vocês? Qual é o melhor Coringa de todos os tempos? Deixe nos comentários e siga a página em todos os agregadores de conteúdo!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários