Início QUADRINHOS Artigo Asa Noturna: A emancipação de Dick Grayson como ajudante!

Asa Noturna: A emancipação de Dick Grayson como ajudante!

367
0
Asa Noturna: A emancipação de Dick Grayson como ajudante!

Asa Noturna é um dos ex-ajudantes mais legais do universo DC. Assim como Wally West e John Stewart, Dick Grayson é um dos personagens mais importantes do digamos “do segundo time” de heróis da editora. Ele apareceu no episódio final de Titãs e despertou a curiosidade de muita gente. Confira um pouco da história de emancipação do primeiro Robin!

ORIGEM DO CODINOME

O nome Asa Noturna já foi utilizado algumas vezes. E em uma dessas vezes foi utilizado por nada mais, nada menos que Superman, quando teve que ir para Kandor, local no qual seus poderes não funcionam.

Para passar despercebido, o Homem de Aço usa o codinome para poder se tornar um herói na cidade kryptoniana. Entretanto, numa história publicada em 1977, um primo de segundo grau de Kal-El chamado Van-Zee tomou para si o nome de Asa Noturna. Várias aventuras dele sob esse codinome foram publicadas, em geral no título Superman Family.

Grayson adotou a identidade  após receber conselhos do Superman, unindo a representatividade do Homem de Aço com as técnicas do Batman, o melhor dos dois mundos! Ele sai de Gotham e vai para Bludhaven.

Na série dos Titãs, a origem do herói é um pouco diferente, visto que, após ser preso, Dick Grayson conhece alguns detentos que acreditam numa lenda urbana mexicana com o novo nome do Robin. Após soltá-los, Grayson acaba adotando o codinome.

Sua primeira aparição nos quadrinhos foi em Superman as Nightwing: Superman #158 (Janeiro de 1963), criado por Edmond Hamilton e Curt Swan.

HABILIDADES

As habilidade do Asa Noturna são combate corpo a corpo, furtividade, técnicas acrobáticas e dedução apurada para investigações, tudo graças ao Batman!



APARIÇÕES

O personagem já apareceu em diversas mídias. Na TV, ele é o protagonista da série Titãs. O herói já apareceu também nas animações Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, Jovens Titãs, nas animações solo do Batman, assim como em Jovens Titãs em Ação.

Nos filmes, Asa Noturna é citado em Batman Eternamente, assim como é um dos protagonistas do filme animado Jovens Titãs: Contrato de Judas, além de aparecer em Batman Sangue Ruim e Morte em Família.

Nos games, ele é um dos personagens jogáveis na franquia Arkham nas DLCs. No jogo Injustice: Gods Among Us, Dick Grayson é morto por Damian Wayne e o filho de Bruce assume o manto de Asa Noturna, sendo um dos personagens jogáveis da franquia.

Nos quadrinhos, o personagem aparece em diversas HQs do Batman e dos Jovens Titãs, além de ter uma HQ solo no arco Renascimento.

AFILIAÇÕES

Asa Noturna é o líder dos Jovens Titãs e da equipe de Young Justice Outsiders. O herói já foi membro da Liga da Justiça e da Batfamília. Dick Grayson já participou também de um grupo de espiões nos Novos 52.

E vocês? Gostam do personagem? Consideram ele um dos melhores sidekicks dos quadrinhos? Comentem!



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo? Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.