Que Peter Parker é o Homem-Aranha mais famoso dos quadrinhos, nós já sabemos, porém, ele está longe de ser o único. Quem acompanha os quadrinhos ou já está atualizado sobre as novidades da animação Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, sabe que outros personagens além de Miles Morales já assumiram o manto do Amigão da Vizinhança. Um deles é Miguel O’Hara, conhecido como Homem-Aranha 2099 e é considerado uma das versões alternativas mais populares do herói.
O personagem é habitante da Terra-928, realidade do Multiverso da Marvel que se encontra no ano de 2099. Miguel nasceu em Nueva Iorque (o novo nome de Nova Iorque) e era um brilhante geneticista que trabalhava para a corporação Alchemax.
O personagem foi criado por Peter David e Rick Leonardi, em 1992, para a linha de quadrinhos Marvel 2099, e é uma re-imaginação futurista de seu homônimo criado por Stan Lee e Steve Ditko. Sua primeira aparição foi em The Amazing Spider-Man #365 (agosto de 1992, apenas como uma prévia) e mais tarde em Spider-Man 2099 #1 (novembro de 1992, agora de forma completa).
ORIGEM
O’Hara dirige a divisão de engenharia genética da empresa, mas depois de fazer um experimento contra a sua vontade e, como resultado, ver sua cobaia se transformar em uma criatura horrenda e morrer, ele pede demissão.
Querendo obrigá-lo a ficar, seu chefe, Tyler Stone, dá para ele uma droga altamente viciante da própria Alchemax. A ideia era deixá-lo tão sedento por essa substância que ele não teria outra opção que não continuar na empresa para recebê-la. Perspicaz, Miguel O’Hara percebe o plano de Stone e tenta impedir o efeito da droga, reproduzindo em si mesmo o experimento que matou sua cobaia. O que ele não contava era que sua tentativa de se salvar seria sabotada e, consequentemente, seu DNA combinado com o de uma aranha. O DNA de Miguel O’Hara foi reescrito pelo experimento, o que lhe dá os poderes equivalentes aos que Peter Parker possui.
PODERES E HABILIDADES
Força Super-Humana: Miguel possui a força proporcional de uma aranha, que também se estende para suas pernas, permitindo a ele saltar de grandes distâncias;
Velocidade Super-Humana: Ele pode correr e se mover a velocidades que estão além dos limites físicos naturais do melhor atleta humano;
Vigor Super-Humano: A musculatura avançada de O’Hara gera menos toxinas de fadiga durante atividades físicas que a musculatura de um humano normal;
Resistência Super-Humana: Os tecidos de seu corpo estão condicionados a permitir que ele suporte grandes forças de impacto.
Além dos poderes mencionados, nosso aranha futurístico também possui visão acelerada, fator de cura e longevidade. Isso significa que ele envelhece em um ritmo muito lento devido à rápida regeneração dos tecidos e células saudáveis do corpo.
EQUIPE
Desde a sua primeira aparição, Miguel O’Hara só participou da equipe de super-heróis Exilados. A revista trata das aventuras da equipe de mutantes formada por Magnus, Morpho, Pássaro Trovejante, Nocturna, Mímico e Blink, que foram retirados de suas linhas temporais com a missão de consertar as diversas realidades alternativas, incluindo às apresentadas nas séries “Era do Apocalipse”, “2099” e “Heróis Renascem” (publicadas em outras ocasiões e que deixaram algumas “pontas soltas”).
Outros heróis também já fizeram parte da equipe como Solaris, Magia, Namora e Holocausto.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Illyana Rasputin, a Magia
CURIOSIDADES
Em 2099: Destino Manifesto, Miguel entrega ao Capitão América uma relíquia de tempos passados, o Mjolnir, o martelo de Thor. Erguendo o martelo, ele descobre que é digno dos poderes do Deus do Trovão e provou esse valor, dando à linha temporal de 2099 a harmonia que ela merecia.
Após o fim da linha de quadrinhos 2099, Miguel O’Hara quase desapareceu dos holofotes, mas isso não durou muito, pois ele voltou a ganhar destaque em Timestorm, uma minissérie que efetivamente reiniciou o Homem-Aranha 2099 para um novo público.
OUTRAS MÍDIAS
Na série animada Ultimate Homem-Aranha, Peter Parker acaba encontrando diversas versões suas de outras realidades e uma delas era o próprio Miguel O’Hara. Já no universo dos games, Miguel garantiu a sua presença nos em títulos como:
- Marvel Super Hero Squad (2009);
- Spider-Man: Shattered Dimensions (2010);
- Spider-Man Unlimited (2014) e
- The Amazing Spider-Man 2 (2014).
Em 2021, foi confirmado durante o primeiro trailer da continuação de Homem-Aranha no Aranhaverso, que O’Hara estará presente nas novas aventuras de Miles Morales e as outras versões do Cabeça de Teia. A nova animação chega aos cinemas ainda em 2022 e o Homem-Aranha 2099 será dublado por Oscar Isaac.
LEIA TAMBÉM:
Homem-Aranha no Aranhaverso: Conheça os personagens
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!