Início FILMES Crítica CRÍTICA – Bastardoz (2022, Javier Ruiz Caldera)

CRÍTICA – Bastardoz (2022, Javier Ruiz Caldera)

0
bastardoz

Bastardoz é um filme espanhol adquirido pela Netflix e que é dirigido por Javier Ruiz Caldera. O longa já está disponível no catálogo da plataforma.

SINOPSE DE BASTARDOZ

Durante a Guerra Civil Espanhola, um grupo de soldados de diversas frentes ideológicas precisa se unir para derrotar uma ameaça maior: um exército de zumbis.

ANÁLISE

Bastardoz tem uma proposta de ser um terror com diversas pitadas de comédia, entretanto, ele é mais um filme de comédia com pitadas de ação, o que não prejudica em nada seu tom galhofa com alguns pensamentos relevantes sobre polarização.

A trama que reúne um grupo de pessoas na época em que o Ditador General Franco estava no poder, assim como Hitler na Alemanha, traz algumas reflexões sobre política e comportamento da nossa sociedade.

Tecnicamente, o diretor Javier Ruiz Caldera se vira como pode com o que tem. O elenco carece de bons atores, mas consegue ter uma dinâmica interessante baseada em estereótipos como a mulher durona, a experiente, o teimoso, os machões, o ingênuo e o herói que começa como um canalha e vai recebendo lições que o tornam mais humano. Existe uma sacada em relação a como os zumbis sangram, mascarando bem o uso de sangue artificial.

O roteiro é simples: uma ameaça grandiosa, um vilão por trás disso, personificando o mal e um grupo que quer destruir tudo para que a nação não sofra ainda mais com uma destruição com proporções globais. Existem muitas facilitações e clichês, mas nada disso atrapalha o divertimento de uma trama escapista.

A grande reflexão que o texto de Bastardoz traz é a de que estamos todos juntos no mesmo barco que está afundando, sejamos de extrema direita, extrema esquerda, centro, n fim, se não trabalharmos juntos, vamos todos nos afogar por conta de homens que querem apenas poder e vencer a qualquer custo, não importando o quão bélicas são as consequências dos atos deles.

VEREDITO

Como entretenimento puro, Bastardoz funciona, entregando até um pouco mais por conta de sua proposta de época na qual todos os fatos ocorrem. Com um pouco mais de aprofundamento e temática um pouco menos galhofa, o longa poderia ser marcante, mas serve para divertir por uma hora e meia.

3,6/5,0

Confira o trailer de Bastardoz:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile