Início FILMES Artigo Noites Sombrias #112 | Filmes trash que (não) valem a pena assistir

Noites Sombrias #112 | Filmes trash que (não) valem a pena assistir

0
Trash

O trash é uma categoria de filme que possui suas peculiaridades, mas é dentro do gênero terror que encontra-se as suas maiores pérolas. Sendo estes filmes seguindo um padrão que não é exatamente uma exigência, mas uma série de condições adversar quando se realiza um projeto.

São considerados filmes trashes aqueles cujo o orçamento é muito abaixo do que se espera de uma produção, com diversos improvisos além de uma qualidade de trabalho altamente duvidosa. Entretanto apesar de não ser visualmente agradável, consegue ter sucesso por seu conceito ser fora dos padrões ou ser uma ideia muito criativa.

Para os fãs a experiência é uma experiência à parte assistir este tipo de produção, pela expectativa de ser uma obra prima… de tão ruim. Muitos destes filmes não apenas ganham o carinho de sua audiência, como um “status de qualidade” proporcionando fama para alguns diretores.

E nesta edição de Noites Sombrias, vamos indicar uma tríade de filmes trashes que vale a pena rever ou conhecer, mesmo que seja pela curiosidade.

Franquia Sharknado (2013 – 2019)

É o mais jovem deste pódio mas não fica para trás no quesito trash e um conceito totalmente absurdo para causar terror. O filme lançado em 2013 tem a proposta mais absurda que poderia se imaginar de um desastre natural: um tornado que arremessa tubarões na cidade.

Sua história conta sobre um furacão que formou-se no meio do oceano Pacífico indo em direção do litoral norte americano. Porém com o mero detalhe de trazer na corrente de vento um cardume gigantesco de tubarões que saem voando a medida que o tornado avança e apenas um pequeno grupo de pessoas consegue enfrentar a grande onda.

Estrelado por Tara Reid e Ian Ziering, o filme foi lançado em 2013; produzido pela Syfy e dirigido por Anthony Ferrante é um prato cheio para fãs de um bom trash. Sendo produzido nesta qualidade de forma proposital, se torna quase impossível não tirar os olhos da tela enquanto a sequência de fatos cada vez mais absurda se sucede.

O filme tem uma qualidade tão duvidosa que se tornou um sucesso garantindo uma impressionante sequência de 6 filmes, com direito a diversos acontecimentos desde novas ondas até uma viagem no tempo que deixaria Vingadores: Ultimato para trás.

Além de se estabelecer como uma franquia, Sharknado recebeu três spin-offs chamados Lavantula, algo como uma erupção vulcânica de aranhas, que teve sua própria sequência além de Sharknado: Heart of Sharkness. Desta forma se estabelecendo de uma forma sólida como um dos grandes trash modernos.

O Ataque dos Tomates Assassinos (1978)

De um clássico moderno a um considerado uma das referências do gênero, O Ataque dos Tomates Assassinos é considerado um dos grandes filmes trash comparados a outras pérolas como Plano 9, de Ed Wood ou Evil Dead.

A história parece inspirada no filme Os Pássaros (1963) de Alfred Hitchcock, porém com uma peculiaridade mais criativa. Sendo no lugar de pássaros, tomates que adquirem consciência e decidem estabelecer uma revolta contra a humanidade a ponto de uma intervenção militar ser necessária para enfrenta-los.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Alfred Hitchcock: Conheça o diretor e seus melhores filmes

O roteiro é escrito por Costa Dillion, Stephen Peace e John Debello sendo o primeiro o responsável pela ideia original e o último o diretor, tanto do primeiro filme quanto de suas sequências. Ainda sendo lançado no cinema, conseguiu uma bilheteria de 567 mil dólares e eternizado entre os clássicos do terror trash.

O longa teve 3 sequências lançadas entre 1988 e 91, tendo em seu elenco nada menos que George Cloney em seu segundo filme. Além de deixar um legado um legado que gerou uma animação, um jogo para Nintendo, inspiração para um livro além de diversas homenagens como o filme O Ataque das Batatas Assassinas, de 1997.

Rubber: O Pneu Assassino (2010)

Indo além da ideia mirabolante de tomates a nossa última indicação é tão absurda que beira o genial, tamanha qualidade, ou falta dela, que o resultado final se torna digno de merecer o seu lugar.

Rubber: O Pneu Assassino é um filme de 2010 dirigido e roteirizado por Quentin Dupieux e estrelado por Stephen Spinella, Roxane Mesquida e Jack Plotnick. Sendo a sua história o despertar de um pneu com poderes telepáticos que inicia um caminho de destruição e morte por onde passa.

A criatividade já se mostra na sua divulgação como “o melhor filme de pneu assassino que você já viu”, mas tenho minhas duvidas se haverá outra mente brilhante pensando em criar outra obra prima deste porte.

Este é um dos casos que o filme é construído de forma se adequar ao gênero trash, seja pelo seu conceito ou atuação. É improvável alguém que tenha coragem de assisti-lo não ficar boquiaberto com tantos fatos incomuns, inclusive um interesse amoroso por parte do assassino em questão.

Mas para amante de terror é uma excelente opção para curtir um filme tão ruim que se torna bom de assistir.

Menções Honrosas

Além destas três opções de terror, tanto no gênero quanto em sua qualidade, impossível não mencionar alguns filmes que são importantes para quem desejar aprofundar-se no estilo trash de terror.

  • Plano 9 do Espaço Sideral (1959)
  • Evil Dead (1981)
  • Re-Animator: A Hora dos Mortos-vivos (1985)
  • Mar Negro (2014)

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile