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Nova Hollywood: O renascimento da Indústria Cinematográfica

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Nova Hollywood: O renascimento da Indústria Cinematográfica

Após a Era de Ouro do cinema hollywoodiano, entre os anos 20 e 60, a Indústria Cinematográfica norte-americana enfrentou uma dura crise de consumo. Em 1969, as companhias de Hollywood perdiam mais de 200 milhões de dólares por ano.

Como estratégia para reagir a essa crise, os produtores passaram a produzir filmes direcionados ao público jovem, seguindo tendências da contracultura. Os mais influentes foram Sem Destino (1969), M.A.S.H. (1970), Bonnie e Clyde (1967) e A Primeira Noite de Um Homem (1967).

Filmes como estes proporcionaram uma nova abertura para outras produções que visavam audiências mais amplas. Os mais conhecidos são O Poderoso Chefão (1972), O Exorcista (1973), Tubarão (1975), Taxi Driver (1976) e Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977).

O MOVIMENTO

George Lucas e Martin Scorsese.

Se grande parte dessas produções são consagradas até hoje como grandes filmes do cinema norte-americano, o mesmo podemos afirmar sobre seus diretores. Conhecidos como os “moleques do cinema” (movie brats), eles frequentaram em sua maioria escolas de cinema e aprenderam não apenas a mecânica da produção cinematográfica, mas também estudaram o cinema em sua estética e história.

Com técnicas novas e recriadas, esses diretores aperfeiçoaram as estratégias narrativas tradicionais de Hollywood. Os autores citam Tubarão, de Steven Spielberg, que utiliza técnicas de foco profundo assim como Cidadão Kane (1941), de Orson Welles. Já George Lucas tornou-se líder na tecnologia de efeitos especiais com sua empresa Industrial Light and Magic (ILM), após desenvolver técnicas de controle de movimento para filmar as miniaturas em Star Wars.

CARACTERÍSTICAS DA NOVA HOLLYWOOD

Desafio às convenções tradicionais de Hollywood

Os cineastas da Nova Hollywood desafiaram as convenções de Hollywood em relação a temas, estilos e narrativas. Eles questionaram a estrutura tradicional dos gêneros de cinema, como faroeste e filme de gângster, e deram a esses gêneros um novo toque. Por exemplo, o filme Bonnie e Clyde, de Arthur Penn, retratou dois criminosos em busca de fama e aventura, em vez de simplesmente apresentar a típica história de um casal de bandidos procurados pela polícia.

Esses cineastas também utilizaram técnicas de filmagem não convencionais, como câmeras de mão e iluminação natural, para criar um visual mais realista e autêntico.

Autenticidade

Os filmes muitas vezes retratavam personagens e situações mais realistas, muitas vezes abordando temas controversos e explorando as complexidades da condição humana. Esses filmes apresentavam personagens com problemas e desafios da vida real, que os espectadores podiam se identificar. O filme A Primeira Noite de um Homem, de Mike Nichols, aborda a alienação da classe média e a dificuldade dos jovens adultos em encontrar um propósito na vida.

Esses filmes também abordavam temas como sexo, drogas e política, que eram anteriormente considerados tabus em Hollywood.

Autoria

Os cineastas do movimento frequentemente exerciam um alto grau de controle sobre seus filmes, desafiando o modelo de produção em que os estúdios de Hollywood tinham mais poder criativo. Eles queriam criar filmes com sua própria visão artística e muitas vezes lutaram para manter a integridade de seus filmes contra os executivos de estúdio que queriam interferir na produção. Por exemplo, Francis Ford Coppola teve uma batalha com a Paramount Pictures durante a produção de O Poderoso Chefão, mas acabou conseguindo manter o controle criativo e criar um dos maiores filmes da história do cinema.

Tecnologia e inovação

A Nova Hollywood aproveitou as inovações tecnológicas para criar filmes mais ambiciosos, como o uso de técnicas de câmera inovadoras e trilhas sonoras não convencionais. Esses cineastas usaram técnicas como o uso de câmeras de mão, edição rápida e efeitos especiais para criar filmes mais dinâmicos e emocionantes. A trilha sonora também se tornou um elemento importante dos filmes, com músicas pop e rock sendo usadas em vez de orquestras tradicionais. O filme Sem Destino, de Dennis Hopper, usou músicas de artistas como Jimi Hendrix e The Byrds para criar uma trilha sonora icônica que se tornou um marco do movimento.

Representavidade

A Nova Hollywood apresentou uma representação mais diversa de personagens e perspectivas, incluindo mais representações de mulheres, pessoas negras e outras minorias. Isso foi uma mudança significativa da era anterior de Hollywood, onde a maioria dos personagens principais eram homens brancos. Outros filmes da Nova Hollywood apresentavam personagens femininas fortes e complexas, como Alice Não Mora Mais Aqui (1974), de Martin Scorsese, que retrata uma mãe solteira tentando reconstruir sua vida após a morte do marido.

Essa diversidade de representação tornou os filmes da Nova Hollywood mais inclusivos e relevantes para uma ampla variedade de espectadores.


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