Início FILMES Crítica TBT #215 | La Bamba (1987, Luis Valdez)

TBT #215 | La Bamba (1987, Luis Valdez)

0
TBT #215 | La Bamba (1987, Luis Valdez)

Recentemente as cinebiografias voltaram aos holofotes com o lançamento de Bohemian Rhapsody (2018), que conta a história do icônico Freddy Mercury e da banda Queen, seguindo o sucesso deste longa tivemos Rocketman (2019), retratando a jornada do menino que se tornou um astro: Elton John; e mais recentemente Elvis (2022), estrelado por Austin Butler como o Rei do Rock e Tom Hanks como o seu astuto empresário… Mas, lá nos anos 80, nenhuma cinebiografia de músico seria comparado à La Bamba, onde acompanhamos a vida e a curta carreira musical do astro mexicano-americano do rock and roll chicano Ritchie Valens.

O filme é estrelado por Lou Diamond Phillips como Valens, Esai Morales, Rosanna DeSoto, Elizabeth Peña, Danielle von Zerneck e Joe Pantoliano.

SINOPSE

Richard Stephen Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens (Lou Diamond Phillips), marcou o final dos anos 50 com uma carreira meteórica, recheada de sucessos e pontuada por uma das canções mais famosas de todos os tempos: “La Bamba“.

ANÁLISE

O filme de Luis Valdez não foca apenas na carreira de Valens, mas também cobre o efeito que a carreira do jovem músico teve na vida de seu meio-irmão Bob Morales (Esai Morales), sua namorada Donna Ludwig (Danielle von Zerneck) e o resto de sua família.

O título é referência à uma canção folclórica mexicana de mesmo nome, que Valens transformou em uma versão rock and roll em 1958. Aos 17 anos, ele já compunha músicas, cantava e era um absoluto mago com a guitarra. Este jovem estava apenas começando em seu estrelato quando foi abatido muito cedo no mesmo acidente de avião que tirou a vida Buddy Holly e The Big Bopper.

A produção fez um ótimo trabalho ao trazer a lenda de Valens de volta à vida, mesmo que apenas por algumas horas, vale mencionar que Lou Diamond Phillips fez o desempenho de sua carreira aqui, como Ritchie Valens.

La Bamba foi uma cinebiografia tão impressionante que, em 2017, foi incluído na seleção anual de 25 filmes adicionados ao Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos da Biblioteca do Congresso sendo considerada “cultural, histórica ou esteticamente significativa” e recomendada para preservação.

Curiosidade: Todas as canções de Ritchie Valens foram interpretadas por Los Lobos, a quem a família Valenzuela solicitou pessoalmente para participar do filme. A banda inclusive tem uma participação especial no filme, se apresentando no salão de bordel em Tijuana.

VEREDITO

La Bamba é aquela cinebiografia inesquecível e fundamental para os mais novos saberem que filmes de músicos e bandas não começaram com Bohemian Rhapdosy. No que diz respeito à precisão histórica, conhecemos Hollywood… as coisas sempre precisam ser um pouco mais apimentadas do que realmente foi.

5,0 / 5,0

Assista ao trailer oficial:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Sair da versão mobile