Luigi’s Mansion: Dark Moon foi lançado originalmente em 2013 para o Nintendo DS. O game continuava o título original do GameCube e nos colocava no controle de Luigi em missões de caçar fantasmas e solucionar puzzles por diversos mapas. O game ganhou um remaster em 2024 para o Nintendo Switch, intitulado Luigi’s Mansion 2 HD, que diferente de Luigi’s Mansion 3, coloca Luigi em um combate quase que direto contra o Rei Bu, vilão conhecido da franquia Mario. Neste game, ambientado 13 anos após o primeiro título mostra um mundo pacífico em que o doutor A. Luado atua agora como um estudioso do campo paranormal. Quando uma névoa arroxeada passa a transformar os fantasmas em criaturas violentas, Luigi é convocado para enfrentado o Rei Bu.
Com o Sugoespetro em punho mais uma vez, Luigi e o doutor A. Luado enfrentarão criaturas temíveis em desafios apenas para recuperar a Lua Negra e seus amigos – que agora foi capturados em quadros -, em posse do Rei Bu e seus minions, Luigi precisará ultrapassar níveis, solucionar puzzles e enfrentar desafios dignos apenas da franquia Luigi’s Mansion. Confira abaixo o que achamos do game.
SINOPSE
Isso parece um trabalho para o Luigi! A Lua Negra, que paira sobre o Vale das Sombras, parece acalmar os fantasmas que vivem ali. Mas quando a Lua Negra, de repente, se desfaz em pedaços, os fantasmas até então amigáveis, acabam se tornando hostis. Luigi precisa entrar em ação e reunir toda a sua coragem para restaurar a Lua Negra ao seu devido lugar no céu.
ANÁLISE
Com divertidas missões, o game se distancia do terceiro game da franquia, que nos coloca por níveis com poucos loadings, ou quase nenhum. Deixando bem claro onde cada nível começa e termina, o Doutor A. Luado nos lança e nos retira de cada uma das fases, tornando o game mais um retrato de sua época, ou melhor, um retrato do console em que foi lançado originalmente, o Nintendo DS.
Funcionando ligeiramente de maneira episódica, somos lançados por 5 diferentes reinos em missões difíceis, apenas com o sugoespectro, lanternas distintas com diferentes funções. Com uma que revela o que está oculto e outra que ofusca aqueles que não podem suportá-lo, temos um sistema de combate fácil, mas que poderá sofrer upgrades ou enfrentar empecilhos.
Com fantasmas que fazem uso de diferentes artifícios, como armaduras, outros se disfarçam de múmias, já outros usam baldes em suas cabeças, o game nos força a encontrar subterfúgios a fim de derrotá-los. Conforme a progressão e a coleta de moedas, o Sugoespectro pode ser automaticamente aprimorado, incentivando o game assim, que seus jogadores obtenham o máximo possível de moedas.
Facilitando a coleta e a destruição destes inimigos, o game nos causa uma satisfação singular ao avançar em cada uma das fases, ou solucionar cada um dos puzzles.
Com Bus espalhados por cada um dos níveis, temos níveis únicos ao fim de cada reinos se obtivermos todos. Ou seja, para os jogadores mais complecionistas – eu que levei em média 15 horas e meia deixando alguns elementos para trás -, se sentirão satisfeitos em saber que o game pode levar até 22 horas para fechar o game completamente.
Com missões complicadas, o game se mostra pouco intuitivo, nos forçando por vezes quebrar a cabeça e explorar bastante. Havendo pouco ou quase nenhum incentivo na exploração, a diversão desta se faz ao interagir com itens dos cenários e obtendo divertidas reações do medroso Luigi.
TORRE DOS SUSTOS
Um modo de jogo diferente do que estamos habituado na franquia, vem da Torre dos Sustos. Um modo de jogo inteiramente novo, para ser mais específico, um modo de jogo multiplayer. Seja em uma gameplay co-op local ou online, acompanhamos uma “horda” de Luigis de diversas cores enfrentando desafios, como ondas e mais ondas de inimigos. Com inimigos não habituais do modo história, o game aqui, se torna ainda mais profundo do que ele é.
Escalando a torre e enfrentando inimigos ainda mais difíceis, temos aqui o modo de jogo mais divertido deste título. Sendo mais dinâmico e eficaz em sua imersão do que o modo história, Torre dos Sustos precisa ser jogado!
VEREDITO
Sendo relativamente mais curto do que outros games da franquia Mario, Luigi’s Mansion 2 HD nos causa um desconforto por sua repetição, mas nos decepciona quando o assunto é inovação. Com desafios imponentes e ameaças que surgem de onde menos esperamos, o game nos faz sentir desafiados em momentos bem específicos, principalmente ao enfrentar bosses. As dinâmicas dentre cada um dos níveis são cansativas, mas por vezes recompensadores, e o fato de sermos retirados das fases a cada um dos atos, torna toda jornada ainda menos fluída.
Mesmo que a presença do doutor A. Luado propicie nosso avanço pela tecnologia que ele oferece, o fato dele estar no game, impõe aos jogadores sempre quebras narrativas e de jogabilidade.
Mesmo possuindo uma legenda em Português de Portugal, o game é truncado e não brilha tanto quanto seu sucessor. Seja por viajar por mundos como a Casa de Campo Sombria, pelas Torres Assombradas, pelos Relógios Antigos ou pelas Minas Secretas, Luigi’s Mansion 2 HD se faz cansativo, com um número extremamente limitado de inimigos e quebras narrativas que forçam loadings o tempo quase todo, o game se mostra extremamente restrito graças às limitações do Nintendo DS.
Mergulhar por aventuras que parecem conhecidas, já outras nem tanto, o game nos faz sentir retirados destas missões em seu ápice pelo Doutor A. Luado. O que pode ser ligeiramente frustrante. Assim, ver como o game nos recompensa propiciando nossa progressão perto da reta final parece ser uma parte da compensação. Mas ainda assim, os prós e os contras acabam não se balanceando, o que pode causar uma certa frustração nos jogadores.
3,5 / 5,0
Confira o trailer do game:
Luigi’s Mansion 2 HD foi lançado no dia 27 de junho para Nintendo Switch.
Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch
Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.
Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.