A série de jogos Shinobi já existe desde o final de década de oitenta e durante sua jornada como franquia já haviam sido lançados outros 12 títulos e no dia 26 de agosto chega abrangendo a antiga geração Playstation 4, Xbox One e a nova no Playstation 5, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC via Steam e Nuuvem, SHINOBI: Art of Vengeance.
O título é desenvolvido pela Lizardcube conhecida por Streets of Rage 4 (2020), Wonder Boy: The Dragon’s Trap (2017), publicado pelo clássico estúdio Sega que marcou uma geração com consoles e jogos.
A história deste novo capítulo de Shinobi é sobre o protagonista mestre das artes ninja, Joe Musashi, que volta para casa após mais uma missão encontrando sua aldeia totalmente queimada e seu clã transformado em pedra. Motivado pelo desejo de vingança ele irá enfrentar seus inimigos, a corporação ENE Corp e o vilão Lord Ruse, com todas as suas forças.

Art of Vengeance foi uma experiência que me deixou imensamente satisfeito e de primeiro impacto o que me agradou foi a escolha artística para apresentar essa nova aventura do habilidoso ninja Musashi. Para as cutscenes é possível identificar o estilo sumiê, uma técnica de pintura japonesa, isso combinado com um estilo visual de gameplay ao melhor estilo de um anime shonen forma uma sinergia que vai te abraçar já no início da sua jogatina.
Nesse elemento visual e artisticamente tão bonito é importante ressaltar a preciosidade em cada detalhe como os efeitos dos golpes do protagonista são semelhantes ao trabalho de um pincel em tinta sobre a tela ou em um movimento especial ter uma cutscene estilizada ao melhor estilo de jogos de luta como The King of Fighters que tornam esse momento mais especial.
As mecânicas de jogo são voltadas para a ação com o personagem não tendo meio de bloquear ataques, mas se esquivar, movimentar-se em diversos ângulos é uma forma de evitar um possível dano sofrido. Isso torna a experiência muito mais divertida, totalmente condizente com o que esperamos de um ninja guerreiro que vai ser ágil na sua defesa e eficiente no seu ataque.
Para enfrentar os nossos adversários ao longo das fases o jogo vai nos oferecer uma mobilidade clara tanto da parte dos golpes com espadas quanto o lançamento das kunais além de outras habilidades que serão muito úteis durante a nossa jornada contra a ENE Corp.
O equipamento disponível, a melhoria de personagem me lembraram muito a experiência de um metroidvania como, por exemplo, Hollow Knight o que se torna muito didático aprender, mas o jogo também irá disponibilizar explicações claras e diretas além de uma sessão de treino para praticar caso necessário.
Sobre isso temos além de espada, kunai amuletos que irão melhorar o Musashi através de efeitos passivos além dos Ninjutsus que são especiais que derrotam todos os adversário no mapa, os Ninpo que funcionam como pequenas habilidades que irão causar mais dano aos inimigos, Ningi para ataques físico além do aprendizado de novos combos que além de serem formas mais criativas na arte do combate tornam a vivência de estar jogando como um artista marcial poderoso muito mais divertida.
O progresso na história é no formato de missões, mas podemos repeti-las para encontrar os elementos escondidos como as chaves de laboratório, os símbolos do clã Oboro nos premiando com alguns itens interessantes, até alcançar o total da sua porcentagem. Esse formato me agradou muito porque a rejogabilidade não se torna repetitiva porque precisamos seguir para outras partes do mapa traçando uma rota diferente e tendo como facilitador iniciar de determinado checkpoint que criamos ao completar a fase pela primeira vez tornando esse processo muito dinâmico.
O enredo me agradou porque abraça a essência da franquia em uma jornada que vai envolver o dever do seu protagonista com seu povo, mas simultaneamente isso teremos o seu desejo pessoal por vingança pelo que foi feito as pessoas que se importa e história assim sempre chamam a atenção.
SHINOBI: Art of Vengeance é um jogo cativante desde o seu primeiro contato, um retorno em grande estilo de uma franquia clássica em um formato artístico excelente que irá criar ótimas expectativas para o que possa vir a seguir.
5,0 / 5,0
Confira o trailer:
Acompanhe as lives do Feededigno no Youtube.
Estamos na Youtube transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.