Imagine um assassino em série que combine a capacidade de preparo do Batman com a criatividade e o senso de humor perverso do Coringa. Assustador, não é mesmo?
Nemesis é um supervilão criado por Mark Millar (Wolverine: Old Man Logan, Kick-Ass, Kingsman) e Steven McNiven (Guerra Civil, Marvel Knights) que cumpre todos os pré-requisitos para entrar na lista dos vilões mais detestáveis de todos os tempos. Sendo assim, a equipe do Feededigno preparou um dossiê completo com tudo que você precisa saber sobre este personagem que tem grande vocação para causar o caos por onde passa.
Confira mais detalhes abaixo.
Criação e inspirações
O conceito de Nemesis foi originalmente divulgado em 2009, com uma imagem teaser contendo a seguinte legenda: “E se Batman fosse o Coringa?“. Em uma entrevista subsequente, Millar revelou que era apenas uma das várias ideias possíveis que eles seguiriam. Tal publicação, claro, causou grande preocupação na DC Comics, porém Mark Millar negou que houvessem quaisquer ameaças de uma ação judicial contra ele por parte da editora.
A primeira aparição do supervilão se deu com o lançamento de uma série limitada com quatro comic books lançada em 2010, intitulada “Nemesis” e publicada pela Marvel Comics. A série de quadrinhos teve uma recepção morna, obtendo notas medianas por parte da crítica.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | X-Men: 60 anos de histórias marcantes
A origem do personagem
Pouco se sabe a respeito da origem de Nemesis. Até mesmo sua origem é de fato duvidosa, uma vez que o próprio vilão altera sua narrativa em diferentes momentos da trama.
No arco original o personagem revela aos seus capangas que seu nome verdadeiro é Matt Anderson, e que seu pai havia cometido suicídio após ser alvo de uma investigação policial na qual ele era suspeito, juntamente com um grupo de amigos, pelo assassinato de adolescentes fugitivos. Sua mãe havia morrido pouco tempo depois e, em seu leito de morte, teria pedido ao filho que buscasse vingança contra Blake Morrow, o detetive encarregado da investigação. Oriundo de uma família rica, Matt então teria passado anos viajando o mundo para aperfeiçoar-se nas artes criminosas.
Porém, em um outro momento, Nemesis revela que essa história é falsa e ele seria apenas um jovem rico e entediado, buscando causar o caos para seu próprio entretenimento.
Os atos terroristas de Nemesis
As atrocidades cometidas pelo supervilão não deixam nenhum assassino em série para trás! Com um elevado nível de violência em todos os seus atos, os crimes de Nemesis normalmente envolvem centenas (as vezes milhares) de vítimas.
Confira alguns de seus atos terroristas abaixo:
- Destruição de um prédio em Tóquio, causando a morte de todo um esquadrão da SWAT e um oficial de polícia;
- Sequestro do avião presidencial Air Force One, causando um colisão intencional em Washington D.C. e a morte de centenas de pessoas;
- Assassinato de cerca de 20 mil com gás venenoso em um evento no Pentágono;
- Assassinato de cerca de 90 guardas ao escapar de uma prisão.
Quadrinhos e outras mídias
A minissérie original, com quatro volumes, foi publicada originalmente em 2010. Uma coletânea organizada em um volume único, também intitulada “Nemesis”, foi publicada pela Marvel Comics em fevereiro de 2011.
Em janeiro de 2023 o supervilão ganhou uma nova minissérie, intitulada Nemesis: Reloaded, que é uma sequência da história original e traz Jorge Jimenez (Batman) como desenhista. Após sua aparição em Reloaded é esperado que o vilão apareça em Big Game, o próximo grande crossover dos personagens do Millarverso. Seu lançamento está previsto para julho de 2023.
Um suposto roteiro para uma adaptação cinematográfica de Nemesis estaria sendo elaborado desde o final de 2010. Em 2015, a Warner Bros. adquiriu os direitos de filmagem para trazer a adaptação às telonas, e em meados de 2021 o próprio Mark Millar anunciou que o último rascunho do roteiro havia sido escrito.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA| HQs: O guia definitivo para começar sua coleção de quadrinhos
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!