TBT #102 | Cats (2019, Tom Hopper)

    Cats é um filme que teve a estreia no dia 25 de dezembro de 2019 nos cinemas brasileiros e é dirigido por Tom Hooper (Os Miseráveis).

    SINOPSE

    Victoria (Francesca Hayward) é uma gata que foi abandonada pela sua dona nas ruas. Ela acaba sendo acolhida pelos Jellicles Cats, um grupo que tem o objetivo de se apresentar em um festival promovido pela Velha Deuteronomy (Judi Dench) para chegar ao paraíso dos gatos. Todavia, o gato feiticeiro, Macavity (Idris Elba) vai tentar de tudo para trapacear e chegar ao local sagrado.

    ANÁLISE

    Todo ano temos os chamados Oscar Baits, obras que tem o intuito de adquirir diversas indicações, pois agradam a Academia em diversos aspectos.

    Cats, por exemplo, chamou um diretor renomado, um elenco de primeira linha, misturando atores consagrados, bailarinos e cantores de grande sucesso para trazer ao cinema uma peça que é um sucesso na Broadaway

    Entretanto, Cats é um dos maiores desastres da história da sétima arte! Nada se salva nessa tenebrosa cadeia de erros.

    Começando pela protagonista… Francesca Hayward é uma bailarina sublime, contudo, uma péssima atriz. A todo o momento ela está fazendo passos involuntários de balé, com a perna em plié ou esticada. Sua falta de técnica é algo surreal, pois ela não consegue mostrar mais do que duas expressões: surpresa ou tristeza. 

    Tristeza, aliás, é uma boa palavra que sentimos ao terminar o longa pelo tempo perdido. Por mais que tenha 01h50min, Cats parece ter muito mais por conta de suas intermináveis músicas sem sentido e números ainda mais bizarros.

    O maior destaque vai para as canções de Jason Derulo e Rebel Wilson. O primeiro por fazer uma música sexualizada de quase quatro minutos para falar de leite… já a segunda come baratas humanoides com um traje esquisito, cheio de piadas gordofóbicas e pastelonas, por exemplo, só para mostrar que a gata gordinha é desajeitada, algo vergonhoso.

    E CATS PIORA AINDA MAIS!

    “Mas tudo que acontece de ruim pode piorar” e Cats leva isso muito a sério! Se a vergonha alheia de astros como Judi Dench e Ian McKellen não for o suficiente para você, o CGI bizarro pode ser o suficiente para te fazer ficar completamente perplexo.

    O filme passou por diversos adiamentos e remasterizações depois que o trailer foi achincalhado nas redes sociais. Contudo, não foi o suficiente, pois os movimentos são mecânicos, as dimensões dos objetos em tela é extremamente desproporcional e os rostos dos atores não encaixa em seus corpos computadorizados. O aplicativo de troca de rostos na internet é muito mais eficiente que o CGI de Cats, por exemplo.

    Sobre roteiro, bem ele não existe. Você assiste o longa inteiro e consegue entender do que se trata, visto que em 40 minutos de filme, ainda não conseguimos sequer saber do que se trata a história, uma vez que apenas temos um amontoado de irritantes números musicais desconexos.

    E para finalizar, se ainda houvesse um indicativo de que o filme era um Oscar Bait, ele consiste na atuação de Jennifer Hudson. A atriz é talentosa, isso é inegável, entretanto, ela destoa TANTO do tom de Cats que é muito engraçado quando a sua personagem entra em cena. A busca incessante por uma indicação de atriz coadjuvante no maior prêmio de Hollywood mostra o quão desesperado estava Tom Hopper.

    VEREDITO

    Cats é uma das maiores tragédias da história do cinema. Com um elenco talentoso completamente desperdiçado, a obra com certeza estragou o Natal de muitas pessoas. 

    Nossa nota

    0,1 / 5,0

    Confira o trailer desta tranqueira:

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘O Agente Secreto’ é o clímax do cinema político e afetivo de Kléber Mendonça Filho

    Aviso de antemão que tentei maneirar bastante nos spoilers de O Agente Secreto, mas coisa ou outra acabou saindo pelos poros.A primeira vez que...

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    CRÍTICA: ‘Invocação do Mal 4: O Último Ritual’ encerra uma jornada de uma geração

    Invocação do Mal 4: O Último Ritual nos lança pelo capítulo final da jornada dos Warren. Confira o achamos do filme e mais.

    CRÍTICA: Em ‘Premonição 6: Laços de Sangue’ fugir da morte é coisa de família

    'Premonição 6' nos mostra que sobrevivência é um trabalho de família. Ou pelo menos, às vezes, precisa ser.