CRÍTICA – Persuasão (2022, Carrie Cracknell)

    Persuasão é uma adaptação de uma obra homônima de Jane Austin, dirigida por Carrie Cracknell e protagonizada por Dakota Johnson.

    SINOPSE DE PERSUASÃO

    Anne (Dakota Johnson) é uma mulher que vem de uma família tradicional e muito rica. Ela tem um relacionamento com Wentworth (Cosmo Jarvis), um homem humilde que por conta disso acaba sendo rejeitado por ela por não ter títulos ou fortuna.

    Entretanto, oito anos depois, ele volta como capitão e rico, em busca de uma noiva. Será que Anne viverá novamente esta paixão?

    ANÁLISE

    Persuasão é mais um romance de época que faz parte de diversas obras de Jane Austin que foram para os cinemas ou TV. Logo de cara a ambientação chama bastante a atenção, principalmente com um bom trabalho de Dakota Johnson que é bastante interessante no papel de uma protagonista divertida e irreverente.
    Contudo, o longa carece de muitas coisas para funcionar e agora terei o papel de elencá-las. A primeira e bem marcante são os personagens insuportáveis e esteretipados da obra que prejudicam, e muito, o elenco. O destaque mais negativo é a da atriz Mia McKenna-Bruce que é tão detestável que não conseguia olhar para ela quando entrava em cena.

    Pior que o elenco de apoio é o par romântico de Johnson, Cosmo Jarvis, ator que dá vida ao capitão Wentworth, que tem zero carisma e atua no piloto automático em todo o filme, soltando algumas frases de efeito e tomando alguns cortes precisos de Anne a todo o momento. Vendo o mocinho em tela, é incompreensível que a protagonista em oito anos não tenha achado um pretendente melhor, pois se trata de uma mulher deveras interessante em vários aspectos.

    Sobre a trama, ela é vazia e se resume a diálogos bobos e em algumas cenas constrangedoras como uma específica envolvendo o capitão e uma pretendente em uma escada. É tão bizarro que as sensações arrancadas são constrangimento e risadas, o que definitivamente não é a proposta de Persuasão. Além disso, a toda a hora vemos o elenco de apoio tecendo elogios forçados aos protagonistas, tentando mostrar que eles são interessantíssimos, o que não ocorre verdadeiramente, fora a quantidade absurda de facilitações para que tudo dê certo no final.

    No fim, nada acaba se destacando de fato, pois temos a sensação de estarmos vendo uma adaptação sem fôlego e desinteressante, uma pena, uma vez que Dakota Johnson é competente e tem um grande potencial a ser explorado com melhores trabalhos.

    VEREDITO

    Persuasão

    Persuasão é um longa sem força, que reforça estereótipos de que as mulheres buscam apenas um homem atraente e bem sucedido, mesmo que elas sejam extremamente interessantes em diversos aspectos. Com uma trama boba e fraca, no fim, o que fica apenas é a seguinte lição: se você ver um homem rico e bonito, case-se com ele logo.

    Nossa nota

    2,0/5,0

    Veja o trailer de Persuasão:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.

    ‘Bad Boys: Até o Fim’ eleva o tom da narrativa da franquia

    A franquia de filmes Bad Boys é um dos grandes sucessos das carreiras de Will Smith e Martin Lawrence e depois de muitos anos...