CRÍTICA – Marte Um (2022, Gabriel Martins)

    Marte Um é um filme de ficção dramático que conta a história de uma família da periferia de Contagem, Minas Gerais. O longa que fala sobre a importância de sonhar e nunca desistir foi exibido pela primeira vez em janeiro, no Festival Sundance, onde foi aplaudido de pé pelos espectadores.

    Ainda que muitos críticos especializados tentem categorizar o longa como “estética de quintal”, ou uma espécie de “cinema proletário”, a produção foge de qualquer caixa que os críticos mais tradicionais o tente encaixar e brilha ao exprimir pequenas angústias diárias e temores que uma grande parte da sociedade vive e ajudam a compor o incômodo que se instala em grande parte dos habitantes das regiões periféricas.

    O longa independente foi produzido pela Filmes de Plástico, de Contagem, e ganhou 4 prêmios no 50º Festival de Gramado. Ainda que faça diversas críticas ao atual sistema capitalista que se sustenta em um tardio resultado da escravidão, Marte Um é um filme sobre esperança e sonhos.

    SINOPSE

    Uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.

    ANÁLISE

    Marte Um

    Marte Um pegou esse que vos escreve de surpresa, com a guarda baixa, por assim dizer. Enquanto esperava um filme otimista, e leve, fui arrebatado com o peso de uma trama identificável para qualquer habitante de uma região periférica brasileira. Ainda que aborde temas diretamente ligados às mais diferentes vivências, o filme faz uma crítica contundente enquanto prioriza em sua trama a força dos personagens que precisaram se encaixar em um mundo que o tempo todo parecem não pertencer.

    As angústias alimentadas pelo roteiro do filme, nos fazem viajar pelos diversos núcleos da trama, enquanto o personagem mais jovem daquela família, parece ser ambientado à apenas seu núcleo familiar, ou seja, enquanto a mãe Tércia (Rejane Faria), o pai Wellington (Carlos Francisco) e a irmã mais velha de Deivinho (Cícero Lucas), Eunice (Camilla Damião) tem funções à desempenhar para a manutenção daquele núcleo, Deivid só precisa jogar bola e “cumprir” o sonho de seu pai.

    Marte Um

    Enquanto entram em uma espiral de acontecimentos e crescimento que mudam completamente o panorama daquela família, Marte Um fala em seus momentos mais profundos sobre abnegação, egoísmo, sofrimento e traumas. Em seus momentos mais leves, sopra vento por debaixo das asas de seus protagonistas e os lançam em cenas cotidianas com um ar de tirar o fôlego.

    O papel de Marte Um diante do atual cenário audiovisual brasileiro é jogar luz por sobre a falta de programas de incentivo, e não negar que existem tramas reais, dificuldades diárias e histórias a serem contadas. O que é ser humano e a condição de ser humano é um dos elementos que mais se destacam em longa-metragens, e o atual cenário cultural brasileiro ainda possui muitas histórias a contar, principalmente depois de tanto tempo sem espaço e sem voz.

    VEREDITO

    Marte Um

    Marte Um é um filme contundente e que vai te emocionar. Ambientado nos últimos meses de 2018, embarcamos em uma viagem a um Brasil prestes a se tornar o que é hoje, com a subida do neofacismo ao poder, o filme se espalha pelas camadas que deve se espalhar, e enquanto a fina linha separar os problemas da trama do mundo real se misturam, o filme cresce e não há nada que o faça se tornar diminuto e tímido como em seu início.

    Marte Um é o segundo filme dirigido por Gabriel Martins, tendo sido o primeiro No Coração do Mundo (2018), o diretor apresenta problemas cotidianos, relativos à vivência e à rotina de Contagem.

    Marte Um estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 25 de agosto e merece ser assistido no primeiro final de semana.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!

    TBT #279 | ‘Família do Bagulho’ é comédia sobre absurdos que diverte

    Família do Bagulho diverte, e é o TBT dessa semana. O longa diverte e mostra o quão absurda a trama pode ser se encarada levemente.