Shin Kamen Rider estreou no dia 17 de Março de 2023 no Japão e conta direção e roteiro de Hideaki Anno, o longa tem uma duração de 2 horas e está disponível no primeiro vídeo. O longa é baseado no mangá de Shotaro Ishinomori e foi publicado no Brasil pela editora Newpop.
SINOPSE
Experimento de aumento da SHOCKER, Takeshi Hongo ganhou grande poder, mas perdeu sua humanidade. Ruriko Midorikawa é uma rebelde descrente na felicidade. Eles fogem da organização e seus assassinos, e questionam: O que é justiça? O que é o mal? A violência um dia acabará? Mesmo poderoso, Takeshi tenta manter-se humano. Ruriko reencontra a
liberdade e os sentimentos: Que caminho eles escolherão?
ANÁLISE
Poucos sabem que o renomado diretor Hideaki Anno criador do clássico anime Neon Genesis Evangelion teve sua base de influências formativas nos tokusatsus como Ultraman e Kamen Rider. Com isso, desde 2016 o mesmo vem participando do projeto Shin que inclui os filmes Shin Godzilla (2016), Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time (2021), Shin Ultraman (2022) e Shin Kamen Rider (2023). Cada projeto realizado traz uma reimaginação para história de origem de cada personagem com tom mais maduro e sombrio, mas respeitando a essência de cada universo de origem.
Dito isso, em Shin Kamen Rider temos um filme que faz uma excelente reimaginação desse personagem tão memorável na cultura tokusatsu. O filme acaba trazendo uma nova visão desse universo e respeita as obras de origem do mangá e da série. Gostei bastante dessa nova abordagem que o diretor Hideaki Anno apresenta.
No enredo do longa acompanhamos o Takeshi Hongo combatendo a organização shocker de tirar a felicidade das pessoas na humanidade. Esse enredo segue basicamente o mesmo do mangá, mas acrescenta novos elementos ao universo do personagem. Em destaque para cenas de violência que são simplesmente memoráveis e muitas vezes beiram o gore.
Outro destaque vai para a cena de perseguição de motocicletas, que são simplesmente fantásticas é exatamente igual das páginas do mangá, mas acrescenta apenas pequenas mudanças, mas que acabam ficando melhor que seu material original.
A maneira que a trama principal segue é episódica, no qual Kamen Rider vai combatendo os vilões da Shocker até chegar no chefe final, com uma luta memorável. Além disso, as cenas com uso de CGI são excelentes e possuem combates viscerais.
O elenco é ótimo, mas meu destaque fica para Sôsuke Ikemastu, Tasuku Emoto e Minami Hamabe. Esse trio realiza um trabalho de atuação genuíno. Em relação à direção de Hideaki Anno é notável e traz uma atmosfera única ao universo de Kamen Rider. Assim como, sua fotografia que faz claras referências ao seu magnum opus Neon Genesis Evangelion, até mesmo no enquadramento das cenas que são ótimas.
Desse modo, é um filme que apresenta um visual excepcional juntamente a sua trama que apesar de ser simples, ele te prende logo nos primeiros minutos do longa e acaba sendo uma agradável surpresa para quem não espera um filme com uma pegada mais madura. No entanto, meu único ponto negativo foi não terem usado a clássica música de abertura da
série, seja no início ou mesmo no final.
Vale ressaltar que esse filme não é necessário ter um conhecimento prévio do universo de Kamen Rider ele realmente é uma porta de entrada para quem ainda não conhece os heróis tokusatsu.
VEREDITO
Shin Kamen Rider é uma aventura visceral que conta com a direção refinada de Hideaki Anno que mostra o seu amor por esse personagem que foi base de influência para seu crescimento artístico.
4,0 / 5,0
Shin Kamen Rider pode ser assistido no Prime Video. Confira o trailer:
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!