CRÍTICA | Tad the Lost Explorer – Craziest and Madness Edition (2023, Gammera Nest)

    Tad the Lost Explorer é a adaptação do animação espanhola As Aventuras de Tadeo, lançado em 2022 o game ganhou uma versão para os consoles atuais no ano seguinte. Intitulada Tad the Lost Explorer – Craziest and Madness Edition, o game nos lança pelo mundo da animação enquanto nos coloca no controle de Tadeo. Assim, controlamos o personagem em game um platformer sidescroller. Que tenta emular as aventuras de antigos platformers como Prince of Persia, se mostrando tão engessado quanto o game de 1989. Enquanto tenta atingir um tom cômico, Tad the Lost Explorer falha em quesitos técnicos e até mesmo nas piadas. Talvez pelo tom satírico, ele falhe em entregar a diversão de uma história simplesmente curiosa.

    Com uma localização em português de Portugal, o game insiste em causar incômodo ao fazer piadas sem graça e que não fazem sentido muitas das vezes. Talvez faça para os espectadores das animações, mas no game, deixa a desejar.

    SINOPSE

    O explorador perdido, Tad, está mais uma vez em uma aventura totalmente nova! Uma maldição misteriosa levará você pelas cidades de Veracruz, Chicago, Paris e Cairo em uma jornada épica para encontrar a tábua de esmeralda e salvar seus amigos. Divirta-se com Tad e seus companheiros neste videogame de ação 2D, onde você enfrentará quebra-cabeças intrincados, sobreviverá a adversidades malucas e ajudará seus amigos.

    Prepare-se para visitar uma infinidade de locais legais, onde você saltará de enormes plataformas, escalará edifícios, reconstruirá parte do passado, nadará cercado por piranhas e… Você poderá até encontrar um adversário pronto para frustrar seus planos!

    ANÁLISE

    Tad

    Enquanto exploramos diversos locais, visitamos desde florestas densas até mesmo pirâmides e museus britânicos. Ao longo das pouco mais de 5 horas de game, pude entender que ainda que tenha um mundo rico, o game tropece enquanto tenta replicar suas histórias e adaptá-las para os games. Com o primeiro filme lançado em 2012, As Aventuras de Tadeo ganhou uma continuação em 2017 e a última, em 2022. Suas sequências giram em torno de adaptar os acontecimentos de os acontecimentos do filme “A Maldição da Múmia”, lançado no ano passado.

    Enquanto jogamos com Tadeo, fazemos uso de itens como um pato de borracha para derrotar nossos inimigos. E também como Sara, que garante uma gameplay até diferenciada à do personagem principal que dá nome ao game, já que garante aos jogadores pulos duplos, nos permitindo acessar áreas até então, inacessíveis.

    Tad

    Ao longo do game, os mais diversos mapas e puzzles (que se tornam até mesmo cansativos dados os seus timings), nos permitem entender que a história de Tadeo é mais do que se compreende no início – para além de um platformer sidescroller, com botões de ataque, salto e esquiva. Tad the Lost Explorer diverte e nos lança em direção ao passado, e enquanto exploramos diversos mapas, somos lançados à mecânicas antigas e até ultrapassadas, que colocam o game ao lado de games como o supracitado Prince of Persia, de 1989 para o MS-DOS.

    Com grandes fases, a jogabilidade se mantém limitada no que diz respeito à exploração e sequências, e também à movimentação do nosso personagem. Tad corre devagar, mas sua esquiva pode ser seu trunfo, quando precisar escapar de grandes bolas que surgem do nada para nos esmagar.

    Não apenas por beber de fontes como o clássico Indiana Jones, o longa chama Tadeo de Tadeo Jones, e assim, nos lança em desafios curiosos como a clássica pedra gigante que rola para nos acertar. O game nos faz ver a história como algo problemático. Com cutscenes que não revelam muito ou quase nada da história, somos limitados e podemos nos sentir limitados quando o assunto é aprofundamento de mundo.

    VEREDITO

    Se distanciando de games platformers que são felizes em suas escolhas criativas, Tad the Lost Explorer opta por nos lançar em uma história confusa e uma gameplay engessada. Nos fazendo passar por desafios corriqueiros ao atravessar as fases e puzzles exageradamente difíceis, o game nos faz sentir desafiados, enquanto nos desanima por seus gráficos e sua gameplay.

    Nos forçando a testemunhar cutscenes com um papagaio fazendo piadas sem graça – sem a possibilidade de pular -, isso se evidencia o quão problemático o game é. Em missões quase sempre lideradas por Tadeo, sem a possibilidade de trocar por Sara, o game se mostra como um game de exploração fraco.

    Nossa nota

    2,5 / 5,0

    A versão Tad the Lost Explorer – Craziest and Madness Edition foi lançada em 7 de julho de 2023 para Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4 e PC.

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Alan Wake 2’ é jogo do ano moral com história e gameplay imersiva

    Alan Wake 2 é um dos melhores e maiores jogos da franquia. Confira o que achamos do capítulo da franquia 13 anos depois.

    ‘LEGO Horizon Adventures’ é um jogo confortável e divertido

    Chegou para PlayStation 5, Nintendo Switch e PC via Steam e Epic Games Store, LEGO Horizon Adventures. Veja o que achamos!

    CRÍTICA: ‘The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom’ é jornada que a icônica princesa sempre mereceu

    Echoes of Wisdom é o respiro na franquia que coloca Zelda no controle da princesa mais icônica do mundo dos games.

    CRÍTICA: ‘Call of Duty: Black Ops 6’ é respiro narrativo em franquia já fatigada

    Call of Duty: Black Ops 6 representa um respiro à uma já longeva franquia. Acompanhando um mundo em que a balança de poder está prestes a mudar.