Quem não gostaria de viver para sempre? Não ser alcançado por nenhuma doença, ferimento ou sequer a ação do tempo que se torna apenas algo trivial e, em troca, não apenas conhecer a história mas vive-la e em algum momento ser um de seus membros construtores. E como em toda história que se utilize o conceito de imortalidade existe um preço, regras e uma missão a cumprir como no filme Highlander: O Guerreiro Imortal que marcou sua época e o TBT desta semana.
SINOPSE
Highlander é um filme lançado 18 de julho de 1986 dirigido por Russell Mulcahy, roteirizado por Gregory Widen que imaginou o conceito para a película após viajar para Escócia e imaginar como seria um guerreiro de outra época vivendo na atualidade.
ANÁLISE
O elenco é liderado por Christopher Lambert que havia recebido o prêmio Cesar pelo longa metragem Subway, Sean Connery cuja participação no filme é um dos seus papeis mais lendários, Roxanne Hart, Beattie Edney e Clancy Brown que posteriormente estrelaria o jogo Detroit Become Human.
A trilha sonora é composta por Michael Kamen e diversas bandas foram consideradas para participar dos aspectos sonoros do filme como Duran Duran e banda britânica Marilion. Posteriormente a banda Queen foi a escolhida incluindo músicas de álbuns anteriores além da inesquecível Who Wants to Live Forever que foi composta por Brian May cuja a inspiração veio após assistir parcialmente o filme.
A história é sobre o misterioso Russel Nash um suspeito de assassinato após um confronto com espadas em um estacionamento em Nova York e, durante a investigação, a especialista forense Brenda Wyatt encontra pistas de um metal misterioso levando-a um confronto entre imortais.
A medida que avança a história acontece a descoberta que Nash é Connor MacLeod, um imortal guerreiro do século XVI que vive escondendo-se entre pessoas comuns e o filme vai alternando entre o período presente e flahsbacks de suas lembranças ao longo do tempo e momentos marcantes.
O que torna Highlander uma excelente pedida esta ligado ao fato que sua história não é apenas voltada a ação, com camadas mais profundas em torno do seu protagonista e sua perspectiva da imortalidade.
E não apenas MacLeod é um personagem interessante podendo citar nominalmente outros como Ramirez que o ensina sobre luta, sua atual condição e tem uma visão completamente diferente a respeito de sua longevidade e a relação com os mortais.
Em contraste o vilão Kurgan é completamente o oposto inclusive sobre moralidade, além do completo desprezo com a vida humana que pode ser evidente com seus atos completamente cruéis no longa.
O filme tem grandes momentos em cenários excelentes, principalmente quando é apresentada os primeiros anos de MacLeod em sua terra natal e quando apresenta alguns dos conceitos de seu universo como a aceleração. Neste momento é a conexão do imortal com tudo que esta ao seu redor aumentando os seus sentidos e percepção de tudo o que esta a sua volta.
O amor também é um tema abordado neste clássico e um paralelo com a solidão, pois viver para sempre é compreender que tudo ao que se tem um vínculo afetivo ou conexão emocional irá desaparecer com o tempo exceto a sua existência que permanecerá.
Este ao aspecto que pode ser considerado um dos mais profundos não apenas neste filme como em todas as suas sequências, pois ser imortal é fazer parte da existência do mundo, mas não da existência de pessoas que terá afeto.
A batalha final entre Kurgan e MacLeod é o ápice do filme devido ao não ser o primeiro confronto e ser bem fundamentado em questões muito particulares entre ambos não sendo apenas um confronto entre os últimos imortais mas uma vingança e a retribuição pelos atos violentos do vilão.
VEREDITO
Highlander: O Guerreiro Imortal é um clássico que vale muito a pena ser revisitado por sua excelente história, um trabalho técnico e de atuação elogiável e uma trilha sonora inesquecível.
5,0 / 5,0
Highlander – O Guerreiro Imortal pode ser assistido no Prime Video e na Appletv+.
Confira o trailer do filme:
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!