Originalmente concebidas como uma forma de unir diferentes realidades, as Guerras Secretas surgiram nos anos 80 para instigar conflitos entre os diversos universos dos quadrinhos, atuando como um mega crossover onde vilões e heróis se reuniam.
Em Guerras Secretas (1984), poderosas equipes da Marvel, como os Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico e outros heróis, foram transportadas para uma estranha nave flutuando no espaço. Esse evento foi um marco, pois até então, nunca haviam se encontrado dessa forma.
Do lado oposto, uma nave cheia de vilões como Galactus, Ultron, Doutor Destino, Encantor e muitos outros, observava impotente enquanto uma galáxia desaparecia e um novo mundo surgia. Chamado de “Mundo de Batalhas”, esse campo de batalha foi criado pelo poderoso Beyonder, que incentivava heróis e vilões a lutarem, prometendo que o lado vencedor teria seus desejos realizados.
CONHEÇA O ARCO QUE SERÁ ADAPTADO EM VINGADORES: GUERRAS SECRETAS
A premissa básica dos combates, seja do bem contra o mal, ou no arco de Hickman, Guerras Secretas de 2015, gira em torno de incursões e colisões de realidades. Diferente do original, as incursões focam nas colisões interdimensionais, envolvendo a destruição do Universo-616 e do Universo Ultimate, 1610.
A trama dessas Guerras Secretas começou em Novos Vingadores de 2013, revelando que a Terra-616 estava em rota de colisão com outras Terras do Universo Marvel. As dimensões se expandiam além de seus limites, e quando entravam em contato com outras realidades, ambas eram destruídas. Essas incursões eram fruto de um plano do Doutor Destino e Owen Reece, o Homem Molecular – não para destruir, mas para salvar o multiverso.
Ao contrário do que muitos pensavam, Beyonder não era um título, mas uma raça. Os Beyonders, seres extradimensionais, não queriam apenas brincar com heróis e vilões. Em um experimento mórbido, colocaram o Homem Molecular como uma constante em todos os Universos para criar bombas sencientes capazes de destruir realidades.
O plano dos Beyonders era eliminar todos os Homens Moleculares em todas as realidades, resultando na aniquilação dos universos. Mas Doutor Destino não permitiria isso. Junto com o Homem Molecular, ele planejou matar quantas versões alternativas pudessem para impedir os Beyonders. No final, Destino enfrentou esses seres e os destruiu com uma bomba feita de Homens Moleculares, absorvendo seus poderes. Com essas habilidades, ele salvou o multiverso e criou sua própria versão do Mundo de Batalhas, onde governava como um deus.
Esse novo mundo era uma mistura de diferentes realidades, com uma Corporação Thor como força policial de Destino, o Tocha Humana como Sol e uma parede gigante feita da Coisa segurando hordas de zumbis e Ultrons. Cada realidade era governada por um senhor da guerra que respondia apenas a Destino. Ele estava no controle, ou assim pensava.
Antes das duas últimas Terras (Terra-616 e Terra-1610) serem destruídas, o rival de Destino, Reed Richards, e sua mãe Valeria, criaram um “bote salva-vidas” para um grupo seleto de heróis sobreviverem à incursão final e repovoarem o multiverso. Eles sobreviveram, mas foram parar no último universo sobrevivente, onde o Mundo de Batalhas de Destino existia.
UM SALTO DE 8 ANOS E MUITAS HISTÓRIAS
Oito anos após pousarem e ficarem presos em animação suspensa, os heróis da Terra-616 e um grupo de vilões acordaram e perceberam o que Destino havia feito. Ele salvou o multiverso, mas forçava todos no Mundo de Batalhas a venerá-lo como um deus.
Reed Richards não podia permitir isso. Ao longo da série de 9 edições de Guerras Secretas e diversas edições tie-ins, heróis e vilões lutaram contra Destino, que não cederia facilmente com seus poderes divinos.
Até a conclusão da série, os heróis serviram como distração, com zumbis, um Pantera Negra com uma manopla do infinito e um combate entre um Coisa gigante e Galactus. Enquanto isso, Reed Richards enfrentou Destino nos restos de seus planetas. Por fim, Destino admitiu que Richards teria feito um trabalho melhor ao reconstruir o multiverso.
O Homem Molecular, que auxiliava Destino, concordou e transferiu os poderes dos Beyonders para Richards, que então restaurou o Multiverso Marvel ao seu estado normal.
Guerras Secretas tem previsão de estreia para 2027. Animados para ver a história se desenrolar nas telonas? Com uma participação muito maior de Doutor Destino, faz sentido que Robert Downey Jr. seja o ator escolhido para dar vida ao personagem.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!