EU CURTO JOGO VÉIO #24 | ‘Super Mario 64’ é início de vida nova da franquia

    Tendo feito sua estreia nos anos 80, Mario rapidamente se tornou um dos mascotes da Nintendo. Funcionando como o rosto de uma marca, a franquia Mario atingiu o estrelato, conquistando fãs de todas as gerações. Tendo estrelado as gerações dos 8, 16, 32, 64, 128, 256 bits e assim por diante, Mario permeia não apenas o imaginário coletivo. Mas o mundo dos games como um de seus personagens mais icônicos. Hoje, o nosso Jogo Véio abordará um dos jogos que mudaram a forma da Nintendo fazer jogos, Super Mario 64.

    Sendo o primeiro game 3D da franquia, Super Mario 64 lança Mario no Castelo da Peach. Enquanto mais uma vez, tenta impedir que as forças de Bowser o dominem de uma vez por todas. O game esteve presente no Nintendo 64, Wii e no Wii U por meio do Virtual Console. Mas este review aqui, foi produzido jogando o game na assinatura do Nintendo Switch Online + Expansion Pack.

    SINOPSE

    Convidado pela princesa Peach a visitar o seu castelo, Mario descobre que a princesa foi mais uma vez sequestrada por Bowser e os seus capangas. Porém, desta vez tudo é diferente… A aventura desenrola-se em 3D! Desvendando os segredos do castelo da Peach, precisamos encontrar as 120 estrelas em um jogo inesquecível.

    Considerado por muitos o melhor game da franquia. Este é também o jogo que ajudou a tornar o controle analógico um padrão dos jogos.

    ANÁLISE

    Super Mario 64

    Alguns dos aspectos mais interessantes do game, vem do fato deste ser o primeiro da franquia Mario em 3D. Em uma época em que algumas desenvolvedoras viram a oportunidade de oferecer uma experiência diferente, a Nintendo se tornou precursora. Trazendo amadas franquias para o mundo 3D fez com que algumas delas mudassem para sempre. Em uma narrativa já um pouco batida, Mario precisava salvar Peach mais uma vez das garras do temível Bowser.

    Desta vez, usando os cenários, elementos de fase e também dos tradicionais power-ups para avançar, destruir nossos inimigos e chegar ao nosso objetivo: Salvar Peach.

    Este game da franquia se tornou tão relevante, que além das versões já citadas, ele ganhou um port para o Nintendo DS com algumas diferenças. Em Super Mario 64 DS, era possível jogar com Luigi, Yoshi, Wario e claro, Mario.

    Super Mario 64

    Tendo sido um dos games mais jogados por mim – não apenas pelo fato da minha fita não salvar por ser falsa -, eu precisava jogar todos os dias a fim de avançar. Mas sem entender inglês, ou lógica dos games à época, era bem difícil conseguir as 7 power stars em cada um dos níveis.

    NARRATIVA, PROGRESSO E REVÉSES

    Super Mario 64

    Me aprofundar em tudo relativo ao game era difícil e meu progresso costumava se limitar ao meu tempo hábil, afinal, ao final dos dias, precisava desligar o console o que reiniciava minha jornada no Castelo da Peach.

    Com quatro dos mais divertidos power-ups, Mario viajará por reinos gelados, molhados e desérticos só para salvar a Princesa Peach mais uma vez. Em uma viagem respeitosa a tudo que o personagem significa, vemos aqui a introdução das power stars, o que precisamos obter a fim de avançar.

    Super Mario 64

    Seja descobrindo os segredos do enorme castelo de Peach, saltaremos em pinturas a fim de entrar em mundos completamente distintos um dos outros.

    Ao passo em que as dificuldades do game aumentam, segredos crípticos a respeito das estrelas são colocados quando adentramos em cada um dos mundos. E aqui, vemos como estes impactaram. Em uma espécie de mistério da esfinge, precisamos tentar entender o que “Mario Asas para o Céu,” significa a fim de obter Power Stars.

    VEREDITO

    Ao passo em que Super Mario 64 se torna um dos mais poderosos e mais relevantes games de todos os tempos. Ele se mostra responsável por mudar como entendemos a mudança dos 32-64 bits. Vendo assim, como ele e a Nintendo podem ser um definidor de tendências para os anos que virão.

    O game inspirou adorados títulos do gênero plataforma 3D como Crash Bandicoot, Yooka-Laylee, Banjo-Kazooie e muitos outros. Sendo assim, o game se faz como um dos mais relevantes já feitos não apenas para o Nintendo 64, como de todas as gerações.

    Ver como Super Mario 64 redefiniu o gênero não apenas para o jovem Bruno nos anos 90, como para toda indústria é curioso, belo e divertido. Sendo assim, o game é um dos títulos indispensáveis não apenas da franquia, como de todo o mundo dos games. Por isso, é essencial que você o jogue e veja com seus próprios olhos.

    Super Mario 64 pode ser rejogado hoje oficialmente por meio do Nintendo Switch Online + Expansion Pack.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: “O Escudeiro Valente” é diversão desenfreada em história cativante

    O Escudeiro Valente é o mais novo lançamento da Devolver Digital e no game, acompanhamos a história cativante do herói, Pontinho.

    CRÍTICA: ‘Emio – The Smiling Man’ é o jogo mais sombrio da Nintendo

    Emio - The Smiling Man é o mais novo game da franquia Famicon Detective Club. O game nos lança no controle de um jovem detetive.

    EU CURTO JOGO VÉIO #27 | ‘Pac Man’

    Pac Man marcou época e é um dos games de maior sucesso até hoje. Confira o que achamos do game e confira o nosso jogo véio.

    CRÍTICA: ‘Gundam Breaker 4’ é batalha de mecha com estilo

    Gundam Breaker 4 nos lança na icônica franquia de mechas. O game nos faz sentir imersos na experiência única que é uma batalha de robôs gigantes.