Do Android ao iOS: como se adaptar bem ao seu primeiro iPhone?

    O sistema iOS traz diversas particularidades em relação aos smartphones Android, exigindo um certo período de adaptação dos novatos.

    Existem diversas marcas de smartphones diferentes, mas, independentemente do fabricante, os dispositivos são divididos em apenas duas categorias: Android e iOS. Esses termos se referem ao sistema operacional do telefone, que utiliza majoritariamente essas duas opções. Enquanto o Android se encontra em quase todos os aparelhos do mercado, o iOS é exclusivo da Apple – ou seja, só está disponível nos modelos iPhone.

    É por isso que muitas pessoas costumam sentir dificuldades ao migrar de um smartphone Android para um iPhone. O iOS possui diversas particularidades que não estão presentes em nenhum outro tipo de celular, então quem não tem familiaridade com o ecossistema da marca acaba precisando se adaptar do zero.

    Para entender melhor como funciona essa transição, é necessário ter em mente quais são os principais aspectos que estarão diferentes no smartphone da Apple. Confira:

    Principais vantagens

    Há quem diga que aqueles que começam a usar um iPhone nunca mais desejam voltar para o Android, uma vez que entendem as principais vantagens do sistema iOS. Indo muito além da famosa qualidade da câmera (que acaba sendo uma das virtudes mais populares da linha), o iPhone conta com diversas vantagens exclusivas na sua usabilidade.

    Para começar, a segurança do sistema operacional é reforçada, protegendo com sucesso todos os dados valiosos do usuário – especialmente no que diz respeito a invasões e ataques hackers. Outro detalhe importante é que a Apple sempre distribui novas versões do iOS de forma simultânea em todos os dispositivos com menos de oito anos no mercado.

    No Android, as atualizações são distribuídas em levas, favorecendo alguns antes de tantos outros. No iPhone, todos já podem baixar e usufruir do iOS mais recente no mesmo dia. É por isso que muitos apps funcionam melhor no ecossistema da Apple. Por se tratar de uma gama menor de dispositivos e todos utilizarem o mesmo sistema, fica mais fácil otimizá-los, a fim de garantir a melhor performance possível.

    Possíveis desvantagens

    Já na parte negativa é comum que os usuários de Android se incomodem com o excesso de notificações no sistema iOS. Diferentemente de um Android, a Apple não permite aos usuários bloquear notificações específicas dentro dos apps instalados, causando uma certa aglomeração na tela de bloqueio.

    Da mesma forma, o iPhone traz uma interface bem menos customizável que a de um Android, que dá mais liberdade para todos a deixarem como preferirem. Quem ainda for usar algum app do Google no dispositivo também pode sentir uma certa estranheza, já que eles ficam com um visual diferente e perdem algumas de suas funções.

    Ainda assim, essas são mudanças que acabam não tendo muito peso com o passar do tempo. Os interessados podem optar por investir em um iPhone usado para começar e, dessa forma, avaliar se realmente vale a pena se manter no ecossistema Apple. O iOS dispõe de uma função que permite aos donos de um Android transferir todos os seus dados e apps facilmente para um iPhone, garantindo uma transição mais prática. 

    Artigos relacionados

    REVIEW: Maono WM620 é microfone compacto perfeito para gravações e muito mais!

    O Maono WM620 é potente e mostra a que veio com uma excelente construção. Poderoso e versátil, é perfeito para criação de conteúdos.

    REVIEW: ‘EasySMX X10’ Revoluciona com Botões Mecânicos e Tecnologia Hall Effect

    O X10 da EasySMX é o mais novo controle mecânico da marca. O controle possui halleffect e é um dos maiores saltos evolutivos da marca.

    REVIEW: O ‘EPOMAKER Shadow-X’ é o melhor teclado mecânico 70% do mercado

    A Epomaker nos enviou o Shadow-X, teclado 70% robusto que garante experiência poderosa e oferece um ótimo retorno.

    REVIEW: ‘Funlab Luminous’ se destaca por seu visual e mostra a que veio

    Nos últimos meses, a Funlab nos enviou um novo controle, o Luminous. O joy-pad da Funlab além de bonito se comporta bem ao longo...